?> Mezanino - Residencial e Casa | Imóveis Cultura Mix

Mezanino

Pé Direito

Na área da construção e da engenharia civil, a distância entre o pavimento e o teto é chamada de “pé direito”. Nos ambientes mais populares e comuns – como casas, lojas, empresas, apartamentos, etc –, é corriqueiro que haja uma medida padrão para o teto. Porém, já em locais diferenciados, a altura do teto foge desse padrão e passa a ser maior. Assim ele passa a ser chamado de pé direito alto, pé direto duplo, entre outras nomenclaturas.

As pessoas que são da área de interiores, não lidam direta e profundamente com aspectos relacionados a parte estrutural de um pé direito. Esse assunto é mais detalhado para engenheiros, arquitetos e construtores. Já para aqueles profissionais que trabalham com interiores, o que se aprende na faculdade sobre esse assunto são tópicos que auxiliam na hora de se medir ambientes, criar projetos para iluminação do local, projetos também de forros e gessos, além de modificação e criação do ambiente e também da sua estética e de seu visual.

O nome pé direito é bem curioso, mas ele conta com uma explicação histórica, pois o nome diz respeito à medida de distância sendo feira em pés – unidade de medida que corresponde a doze polegadas ou a pouco mais de trinta centímetros. – E à posição direita, ou seja, um ângulo reto.

Exemplo de Pé Direito e Pé Direito Duplo

Exemplo de Pé Direito e Pé Direito Duplo

Esse nome é originário da Idade Média, e ele era dado aos pilares que apoiavam os grandes arcos das construções, que nessa época eram feitas de pedras, fazendo assim com que as paredes possuíssem uma grande espessura e poucas janelas, causando assim uma baixa iluminação. É possível observar isso em construções europeias, onde aparecem monumentos antigos de grande porte e muita riqueza, que existem até hoje.

Existem algumas medidas padrão para os pés direito, e a primeira delas é aquela suficiente para que todos vivam bem e confortavelmente em um espaço. Para isso, é importante que o pé direito tenha pelo menos entre dois metros e meio a dois metros e oitenta centímetros.

Já os pés direito considerados altos, são aqueles que medem mais de três metros. Os pés direito duplos, como o próprio nome já diz, deve ter pelo menos duas vezes a medida do pé direito normal, podendo até mesmo ultrapassar. Falando de uma medida padrão, o pé direito duplo ideal deve ter uma altura de no mínimo cinco metros.

São considerados pés direito baixo, aqueles que tem como medida algo abaixo de dois metros e quarenta centímetros. Ele pode ser um sério problema para pessoas claustrofóbicas.

Mezanino

Muito se foi falado sobre o pé direito, mas o foco principal desse artigo são os mezaninos. Foi necessário dar uma introdução falando do outro tema, pois as construções mais atuais, principalmente as de apartamentos com estilo Garden e Lofts, tem uma característica comum, que são os pés direito altos.

Utilizando essa característica, é possível pensar em alguns tipos de aproveitamento para esse espaço, utilizando até mesmo soluções fora do comum. Esses aspectos são ainda mais indicados para os jovens que não se importam de inovar e fugir do tradicionalismo, e ainda desejam aliar a funcionalidade de um espaço, com seu dinamismo. Por isso, a ideia mais indicada são os mezaninos, que são ambientes que exploram e aumentam a área útil de um cômodo, mantendo a organização e a privacidade na maioria das vezes.

Mezanino é um pavimento colocado, de maneira geral, na metade do pé direito e por isso ele deve ser alto, para que possua realmente funcionalidade, não prejudicando nenhum dos dois ambientes.

O mezanino é muito indicado para casas, apartamentos ou escritórios pequenos, onde a otimização do espeço é algo fundamental. Eles tornam possível que se construa ambientes muito estilizados e modernos, possibilitando também o trânsito tanto na parte superior, quanto inferior da estrutura, permitindo uma integração divertida e curiosa entre os ambientes.

Pensar em um projeto adequado de mezanino é fundamental, pois ele deve ser útil a rotina do morador e ainda assim bonito e harmônico. Assim, é possível fazer no mezanino um home office, ou seja, um espaço para trabalho, um banheiro aberto, uma beliche otimizada – principalmente para quartos infantis -, um guarda roupa ou closet, uma brinquedoteca, uma dispensa geral, um hall de circulação, um pula-pula utilizando redes, uma biblioteca, entre muitas outras coisas.

Existem infinitas possibilidades para esse aproveitamento de espaço que é tão estiloso. É necessário apenas muita criatividade, para deixar o ambiente com a cara de quem irá utilizá-lo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quanto vocês cobram para fazer um mezanino de 3.40m de largura por 6.94m comprimento
    de madeira
    de concreto
    de ferro
    grato

    sonia 13 de fevereiro de 2012 17:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *