?> Ideias de Como Guardar Sapatos | Imóveis Cultura Mix

Ideias de Como Guardar Sapatos

Sapatos são artigos que podem ser usados muito ou não. Mas de modo geral, costumam ocupar um espaço relativamente grande e precioso, e sem organização eles estragam o visual do ambiente. Guardá-los de uma forma bacana é necessário, mas como fazer? Para quem está sem ideias, temos algumas sugestões a seguir diferenciadas para organizar os sapatos em casa.

Classifique os Sapatos

Assim você mesmo terá mais ideias de acordo com sua casa de como guardar tais itens. Você tem sapatos apenas para festa que saem do closet duas vezes por ano? Estes podem ficar bem escondidos e em um local de difícil acesso mesmo. Seu tênis sai todos os dias de casa para esportes? Então ele deve ficar na frente mesmo, em local acessível e até mesmo no chão se for usado em pisos inóspitos. Guardar sapato sujo não vale, ok?

As principais classificações de sapatos são: de festas e eventos (menos usados), de inverno (botas), do dia a dia e de trabalho. Feita esta separação, você pode partir para métodos e locais mais funcionais de acordo com seu uso.

Uma Sapateira em Móvel

Sapateiras são móveis que mais parecem uma cômoda mas são mais estreitas e mais altas. São ótimas para embutir sapatos e bem práticas de aplicar na decoração. Como é um móvel, basta seguir a cor dos seus demais itens e o mesmo tipo de material e sua decoração não sofrerá com o acréscimo do item.

Para tornar a sua rotina mais fácil, é uma boa dica fazer o uso de uma regra simples: as prateleiras mais altas e de mais fácil acesso são voltadas aos sapatos de uso mais comum. Já as mais baixas e mais próximas do chão são para sapatos de pouco uso, os sazonais, por exemplo. O importante é organizar de forma a não precisar mexer em todas as pequenas prateleiras do móvel para encontrar apenas um sapato de uso naquele instante.

Caixinhas Dentro do Closet são uma Ótima Dica de Organização

Para quem adora sapato com cara de novo, deixar as caixas originais dentro do closet é uma ótima forma de ter seus calçados com cara de que acabou de sair da loja. Você pode usar para isso alguns nichos do seu closet ou guarda roupa ou ainda separar o maleiro apenas para isso. O melhor é sempre colocar calçados em locais mais baixos para facilitar a sua procura na hora de sair e não precisar de banquinhos.

Mas se você não conhecer bem seus calçados, pode haver um problema: como saber qual caixa está guardando o que? Uma dica é escrever na lateral da caixa que fica de frente para você o sapato, modelo e cor. Você pode ainda fotografar se tiver como imprimir as imagens e colar uma fotinho pequena em cada caixa, do lado externo. O gasto é maior com organização, mas vale a pena tamanha estrutura pelo bem da sua rotina e ordem, não é mesmo? E lembre: você vai fotografar tudo apenas uma vez. Depois é só ir comprando e acrescentando informações.

Prateleiras Apenas Para Sapatos: Por Que Não?

Se você faz o tipo colecionadora com orgulho dos seus sapatos chiques, pode pensar em criar uma prateleira ou várias apenas para seus calçados, ao melhor estilo closet de luxo. Os itens devem estar limpos e bem organizados, deixando os mais bonitos para serem expostos. Por que não? É criativo e ao mesmo tempo fácil de usar.

Faça uma trilogia de pequenas pranchas e organize seus sapatos por ordem de exibição. Para cuidar principalmente da estética, é uma boa pedida colocar apenas sapatos de luxo ou marcas famosas se a proposta é exibição. Você pode ainda criar uma sapateira alojando prateleiras uma abaixo da outra, ótimas para criar a sensação de mais espaço e mesmo assim deixar o local organizado e bonito.

Gaveteiros Embaixo da Cama: Práticos e Escondidinhos

Se há um espaço vazio embaixo de sua cama e você tem diversos sapatos, uma forma de embutir tais itens e ainda aproveitar melhor a área de quartos pequenos é usando o espaço embaixo da cama. Se for do tipo cama box não rola. Mas se for uma cama simples e alta, o espaço é ideal para acoplar um gaveteiro simples e o usar como guarda sapatos. Basta encomendar uma gaveta de madeira e prender debaixo da cama. Quando for usar um calçado, puxa com uma alça. Nos demais momentos, tudo guardado e deixando seu quarto com uma aparência mais organizada, não?

Baús Guarda Sapato: Por que Não?

Os baús são ótimos acessórios para esconder seus itens menores e evitar a bagunça. Se fizer parte da decoração, você pode adaptar o seu baú e colocar pequenas divisórias para se tornar um lindo guarda sapatos. Se for do modelo antigo e seus móveis fazem o tipo de moda vintage, será melhor ainda. Você pode ainda pintar de tons fortes e criar pontos de destaque na sua decoração de quarto, por exemplo.

Sapateira Atrás da Porta: Simples e Prática

E nem por isso deixa de ser charmosa. Há modelos de plástico barato custando menos de R$ 10, mas você não precisa usar esses. Pode optar por usar alguns mais nobres como os feitos em madeira ou ainda procurar decorar os itens para criar uma decoração mais delicada para sua sapateira. Quem sabe usar spray da cor que você deseja ou investir em itens decorativos mais ousados como miçangas e pedrarias para deixar o seu local de guardar calçados mais moderninho. É ótimo para quartos de adolescentes, por exemplo.

Pendurados em Cabides

É uma ótima forma de aproveitar calceiros. Usando cabides modelados para pendurar, você pode deixar seus sapatos mais acessíveis em uma divisória do guarda roupa só para eles. Fica até mais fácil escolher cor e modelo para usar. Só não esqueça de guardar cada calçado limpo, ou vai sujar seu guarda roupa.

Em Sacos Plásticos Transparentes

Se o espaço do quarto é reduzido, compre saquinhos coloridos e transparantes e guarde seus calçados em um cantinho organizadamente. É ótimo para ter uma decoração bacana e ao mesmo tempo funcional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Prezados Senhores, Onde encontro para comprar a sapateira desta reportagem? Seria a sapateira da foto “uma-sapateira-em-móvel-2”?

    Muito agradecida,

    Zailde 29 de dezembro de 2013 14:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *