?> Formas de Economizar Morando Sozinho | Imóveis Cultura Mix

Formas de Economizar Morando Sozinho

Morar sozinho é um sonho para muitas pessoas. Ter o próprio espaço e poder arrumá-lo da maneira que achar melhor. Ganhar a liberdade de entrar e sair a hora que bem entender sem ter que se preocupar em incomodar as outras pessoas da casa. Essas são só algumas das vantagens de quem ganhou a “liberdade” de morar sozinho.

Acontece que nem tudo é vantagem e vida boa, não dá para ignorar a realidade de que morando sozinho as contas da casa são exclusivamente individuais. Então, querer manter o mesmo padrão de vida antes pode acabar se tornando uma grande armadilha. Se agora você mora sozinho e o seu salário é o mesmo de antes e as despesas aumentarão significativamente, tem que economizar para não cair no vermelho.

Não tem jeito, a economia será fundamental para arcar com as contas da casa e na nova realidade poderá ser necessário mudar alguns hábitos.

Quem nunca entrou em um supermercado ou entrou raramente para comprar aquelas coisas “superficiais”, terá que encará a compra do mês. Sem falar nos gastos com as contas fixas de água, luz, telefone e gás.

Digamos, que a liberdade tem o seu preço e não é muito econômico, então, cabe a você, economizar para dar conta das despesas mensais e até quem sabe, fazer uma caderneta de poupança.

Prepara-se Para Morar Sozinho

Antes de sair da casa dos pais ou de deixar o apartamento que divide com os amigos, dê o primeiro passo: organiza-se. Antes mesmo de morar sozinho você deverá começar a economizar. Para entrar tranquilo na casa nova é recomendado ter uma “reserva” para não ter problemas iniciais. Sendo uma experiência nova, imprevistos acontecem e podem representar despesas inesperadas. Para não ser pego de surpresa comece a pensar antes de dar o passo para a casa nova.

A chamada reserva financeira é justamente para que nos primeiros meses os seus hábitos não tenham que ser completamente transformados. E é importante até mesmo para você entender se está assumindo compromissos que conseguirá honrar todos meses.

A reserva financeira também deverá existir para emergências que acabam custando muito, como um reparo no encanamento ou um eletrodoméstico que deixa de funcionar.

É hora de reprogramar a vida financeira e pode ter certeza que o cartão de crédito e as compras extras serão os seus piores inimigos.

Regra número dois: depois da reserva financeira, esqueça a palavra parcelamento.

Dicas de Economistas Para Você Organizar as Finanças Morando Sozinho

É claro que antes de sair de casa, além de fazer a reserva financeira você já fez as contas de quanto terá que gastar para manter-se sozinho. Todas as previsões de gastos devem ser colocadas no papel e de preferência, mais próximas da realidade. Contas de água, luz, telefone, gás, com internet, com assinatura de televisão, o quanto você gasta com o celular, o quanto gasta  no supermercado, se tiver plano de saúde, etc.

Porém, pode ser que neste orçamento você tenha que adequá-lo a sua realidade ou não gastar demais para fazer economia. Entra então a pesquisa de preços na hora de escolher serviços como a companhia de telefone ou de internet. Na prática, tenha hábitos simples para economizar luz, por exemplo, não deixando acesa uma lâmpada quando você não está naquele ambiente. Economize água, além de poupar no bolso será uma ajuda ao meio ambiente.

Outro gasto muito comum de pessoas que estão morando sozinhas pela primeira vez, que acaba fugindo do controle é com o supermercado. É muito comum que não estando acostumado a cozinhar para uma pessoa e não ter o hábito de ir ao supermercado, se observe o desperdício. Para evitar isso, planeje o que será feito durante a semana e compre somente o necessário.

Procure conservar a comida de forma que ela não estrague facilmente.

Evite os Excessos Para Garantir a Economia

É muito comum que as pessoas para realizar um determinado sonho precisem abrir mão de alguma coisa. São as escolhas normais da vida. Se você quer fazer uma super viagem no fim de ano não pode passar o ano todo gastando em roupas e calçados e com a conta bancário sempre no vermelho.

Quando você decide morar sozinho, está decidindo em assumir uma despesa fixa mensal alta. E não é uma parcela que vai terminar daqui a 2, 3 meses, é para sempre. As contas fixas devem ser mantidas no mesmo “nível”, nada de exagerar passando horas no telefone. Use os meios gratuitos que a internet oferece para falar sem gastar nada, somente o plano de internet que você já paga.

Porém, alguns “cortes” na despesa podem representar muito no fim de um mês, mais ainda no fim do ano.

Despesas pequenas quando somadas, mostram os economistas, acabam fazendo um grande rombo na sua conta bancária. Como por exemplo, assinaturas de revista, frequentar a academia mais cara do bairro quando teria uma segunda opção mais em conta, sair todos os fins com os amigos, enfim, é necessário cortar custos.

Aposte em Soluções Econômicas Para sua Casa

Para economizar morando sozinho as atitudes podem ser antes da mudança, durante e depois. No caso do antes, além da reserva econômica, os móveis da casa nova, por exemplo, podem ser de segunda mão.

Com um pouco de paciência você consegue achar em sites especializados bons móveis a preços bem mais em conta do que aqueles encontrados na loja. A pesquisa é fundamental para encontrar o que você quer por um bom preço.

E tem mais, no durante, aprenda a fazer pesquisa de preços para compra do supermercado. Veja o dia da promoção no mais perto da sua casa. Produtos que você consome muito e não são perecíveis podem ser comprados em maior quantidade quando a oferta é boa.

As “Trocas” Para Economizar Morando Sozinho

-Troque algumas saídas com os amigos por um jantar na sua casa, com os amigos levando a cerveja.

  • Compre jornais e revistas somente quando você estiver com tempo para ler.
  • Faça a assinatura da televisão somente com os canais que realmente você assisti.
  • Evite parcelamentos com o cartão de crédito. Prefira juntar o dinheiro e comprar à vista e pedindo um bom desconto.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *