Escada Caracol de Madeira

Tipos De Escada – Como Escolher

Ainda que as escadas tenham praticamente uma única função, que é a de realizar uma parte estrutural, ela pode contribuir fortemente com a decoração e com a harmonia de uma casa, e é exatamente por isso que é muito interessante que ao se construir ou reformar algum cômodo da casa onde estará presente uma escada, que se tente pensar na parte estética dela também, além de sua parte funcional, pois um estilo adequado pode ser parte de uma construção completamente eficiente.

Como já foi dito, a função primária é puramente estrutural, servindo basicamente para que desníveis – dos mais variados tamanhos – sejam vencidos, facilitando completamente a locomoção. Porém, isso não deve ser um empecilho para que os profissionais dá área de construção civil e também da arquitetura, busquem alternativas para deixar a escada além de funcional e prática, também belas, utilizando os mais diversos materiais para compô-la, como o mármore, o granilite, o concreto, os tijolinhos aparentes, entre outros. Assim, é possível analisar que mesmo tendo uma função bastante delimitada, é possível tornar escadas como parte da decoração.

Para as pessoas que desejam deixar a decoração com um estilo mais industrial, é indicado que as escadas que tem a alvenaria como item de apoio, assim como as decorações mais rústicas também tem a tendência de utilizar esse tipo de material.

Escada Caracol de Madeira

Escada Caracol de Madeira

São muito variados os tipos de escadas que podem ser adotadas em uma casa, e dependendo do escolhido ela beneficia até mesmo o aproveitamento de espaço dos locais, e também contribui com detalhes arquitetônicos e históricos. Abaixo serão apresentados vários tipos de escada, inclusive a escada caracol de madeira, que é o foco do artigo de hoje.

– Escadas Em Formato De “L”:

Essas são as escadas que, como o próprio nome já sugere, tem o formato de construção semelhante ao da letra L, e para isso, elas fazem uma mudança de sentido de noventa graus, atingindo assim o andar seguinte. Esse é um modelo de escada que transpassa luxo e requinte, e são mais indicadas para locais onde o espaço não é um problema, já que ele tem que ser suficiente tanto para fazer a instalação da escada, quanto para implementar a plataforma que possibilita que a escada mude de rumo e é por isso que o pé direito da mesma também deve ser bem alto.

Os materiais mais indicado para construir esse tipo de escada são o concreto e a alvenaria, pois eles são os que mais dão – de uma maneira segura – estabilidade para se criar um patamar que será no final, sua característica mais predominante.

– Escada Em Formato De “U”:

Assim como a em L, a escada que possui o formato de U também acabam por mudar a direção no meio de sua constituição, porém, ela não faz uma curva totalmente acentuada entre o ponto de partida e a horizontal, mas sim, dão uma certa interrompida no caminho, e voltam para o mesmo sentido pela qual se iniciaram. Esse é um dos melhores estilos de escada para que se supere os desníveis que possuem a mesma direção, isso é, que estão na mesma parede. Além disso, elas são muito estilosas e modernas.

– Escadas Retas:

É um dos estilos de escada mais comuns, que ligam um ponto ao outro por meio de uma linha reta e constante (sem interrupções, nem mudanças de sentido). É bastante indicada para locais com o espaço pequenos e médios, porém, fica muito mais harmoniosa caso o cômodo em que ela estará presente seja retangular.

– Escadas Circulares:

Esse tipo de escada faz o formato de uma curva e é totalmente indicada para locais com um amplo espaço. O mais curioso é que esse estilo de escada foi um dos primeiros a surgirem no mundo, na época dos castelos medievais. Por isso elas ainda carregam consigo um ar tão clássico.

Escada Circular Branca

Escada Circular Branca

Escada Caracol

Esse tipo de escada, também conhecida como escada espiral, é bastante indicada para espaços com tamanho reduzidos, e ela também era bastante utilizada na época medieval, em catedrais e castelos, onde seus degraus eram constituídos de concreto ou alvenaria. Nesse estilo de escada, os degraus fazem um deslocamento orientados por uma coluna que fica ao centro, e assim eles são dispostos de maneira circular. Como já foi dito é uma das escadas que mais bem aproveita os espaços, podendo ser instaladas em cômodos pequenos. Apesar de ser utilizada desde a Idade Média, ela confere um ar muito moderno ao ambiente.

Um dos principais motivos para se escolher uma escada caracol é devido sua economia de espaço, já que por ser planejada em curvas, a área ocupada pela mesma é verticalizada, ao invés de ficar estendida de maneira horizontal. Além disso, ela conta com uma beleza um tanto quanto particular, dependendo mais ainda do tipo de acabamento escolhido.

Dependendo de onde a escada caracol foi instalada, torna-se possível dar a ela outras funcionalidades – além da de ligar um andar ao outro – nelas podem sem pensados projetos de implementar armários, gavetas ou ainda outros tipos de suportes.  Vai da criatividade dos donos do local e também dos profissionais que estão prestando serviços.

Outra vantagem desse tipo de escada, é que ela carrega consigo a possibilidade de uso de diversos materiais para a fabricação, podendo ser de vidro, metal, concreto e madeira, sendo que o último é o foco do artigo. É essa versatilidade que faz com que ela seja harmonizada com outros vários tipos de decoração e de objetos funcionais. Isso tudo depende do estilo das pessoas que utilizarão o local e também do restante dos itens decorativos.

As escadas caracóis de madeira, que são o enfoque de hoje, são as mais clássicas e indicadas principalmente para as áreas externas das casas, pois esse material conta com um tom rústico e tradicional. Porém, é necessário que se use uma madeira de qualidade e também que ela sofra o tratamento adequado, para que ganhe ainda mais durabilidade e resistência. Por ser uma escada que precisa obrigatoriamente ser feita sob medida, ela pode acabar ficando bem cara.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom Noite!

    Quero informações sobre o modelo de escada caracol modelo 4, valores e onde comprar.

    silvana 13 de novembro de 2011 19:09
  • queria saber o valor da escada 6 porfavor

    priscila 23 de novembro de 2011 11:21
  • gostaria de saber o valor da escada 10 porfafor

    eduardo neris de mattos 5 de janeiro de 2012 19:50
  • tenho na mnha residência uma escada de madeira tipo caracol, que necessita de manutenção, não estou encontrando na região aonde moro, profissional gabaritado, moro na cidade de Jundiaí SP
    Vcs teriam como indicar alguem próximo da minha cidade para prestar este serviço
    Obrigado

    Ronald A. Souza 13 de fevereiro de 2012 11:45
  • por favor preciso do contato do fabricante da escada 10

    michelle 26 de maio de 2012 16:14
  • gostaria de saber os valores das escadas caracois,ASSIM SABER QUAL FICARIA MELHOR EM MINHA CASA OBRIGADA.

    andreia reis 11 de junho de 2012 12:47
  • queria saber como faço pra comprar a 10° escada ???

    Tyago 8 de agosto de 2012 22:07
  • gostaria de saber valores da 8ª escada e como faço para solicitar uma visita a minha casa.

    aline 18 de agosto de 2012 10:13
  • gostaria de saber se a escada numero 12 da num diamentro 1 metro por 90cm.

    maria da gloria dalier 9 de setembro de 2012 12:56
  • Gostaria de saber o fabricante da escada caracol nº 10.

    Nome Magaly 27 de dezembro de 2012 9:57
  • Quero informações sobre as escadas caracol, valores e onde comprar e como funciona a instalação, muito obrigada.
    Aguardo resposta.

    Elizangela 24 de fevereiro de 2013 16:04
  • faço escada de madeira , se alguém precisar de mão de obra especializada resido na região de jundiaí sp . contato (11)995054558 ou pelo facebook m.gonçalves falar com Edenilson

    Edenilson m gonçalves 29 de novembro de 2013 23:40
  • Gostaria de saber onde o fornecedor da escada numero 4

    Lúcia Shizuka Honda 12 de dezembro de 2013 19:40
  • Gostaria de saber o fornecedor da escada numero 4

    Lúcia Shizuka Honda 12 de dezembro de 2013 19:41
  • gostaria de saber o valor da escada-caracol-de-madeira-4.

    Maria Socorro 31 de dezembro de 2013 14:53
  • Pingback: Escada de madeira planejada para sala | Marcenaria Belas Artes

  • Pingback: Escada de madeira planejada para sala | Caracol | Marcenaria Belas Artes

  • Bom Noite!

    Quero informações sobre o modelo de escada caracol modelo 4, valores e onde comprar.

    rodolfo 22 de março de 2014 18:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *