Dobradiça Para Porta Embutida

O Que é Dobradiça e Seus Tipos?

Também chamada de charneira, é um tipo de utensílio que consegue unir dois objetos, seu modo de funcionamento é mecânico e ajuda os dois objetos a se articularem. Para sua fabricação existe diversos materiais, porém os mais usados são aço e latão.

Existem outros modelos de plástico e de alumínio, porém são menos resistentes. É formada por duas peças para conseguir fixar ambas as partes, através de um eixo, que ajuda na articulação.

Muito visto nas janelas e portas, as dobradiças podem ser classificados em tipos mais usados que seriam o comum, as contínuas, pivotantes e invisível. As dobradiças contínuas se estendem por todo comprimento da porta ou janela, as pivotantes possui um giro embaixo e em cima e as invisíveis que vem embutida na porta.

Também podem ser classificadas de acordo com o processo de fabricação, sendo usinadas, estampadas ou fundidas. Para escolher qual usar deve-se muito ver as especificações e normalmente quem faz isso é o projetista que verifica se está realmente adequado. Para fixar a dobradiça é necessário algum tipo de tecnologia para aplicar com qualidade, podendo ser usada a solda, parafuso, rebite e encaixe, cada um varia de acordo com o modelo do produto.

As condições principais que devem ser observadas para escolher a dobradiça são o ambiente, do tipo externo ou interno, algum fator de violência por parte da natureza. E com isso fica fácil de verificar material deve ser usado para a fabricação da dobradiça. Claro que a estética é muito importante para saber qual se adequa mais ao design.

Garantir a beleza, a durabilidade e a qualidade da peça são as coisas mais importante. O tamanho é a primeira coisa a ser analisado, pois é necessário saber a quantidade de dobradiças necessárias.

De acordo  com o engate do braço no calço as dobradiças podem ser classificadas em olhal, engate rápido e clip.

O tipo olhal faz parte do encaixe superior,  é um dos modelos mais antigos de dobradiça, porém mesmo assim não foi nada melhorado e ainda é colocado uma de cada vez no calço, sendo bem demorado o processo, mas ainda é um dos mais vendidos por seu preço baixo.

O engate rápido ou deslizante possui garras que são colocadas na parte traseira, com esse tipo de encaixe é permitido um maior deslizamento da porta. Seu maior diferencial é conseguir colocar todas elas ao mesmo tempo, agilizando o processo.

Clip consegue se encaixar facilmente com um engate fixo, sendo um dos modelos mais modernos do mercado. Esse encaixe é ótimo na fixação e deixa a porta regulada mesmo quando retirado, caso necessite de tirar pra finalizar a montagem. Sendo assim muito usado por essa eficiência que proporciona.

Outra classificação para as dobradiças é o acabamento que elas levam, podendo ser super curvas, curvas ou retas. As super curvas são embutidas no móvel, as curvas são frequentes em portas que abrem no meio e apenas uma parte é aplicada no montante do móvel. E as retas são muito frequentes em armários de cozinha e totalmente aplicadas ao montante.

Dependendo do tamanho de uma porta a quantidade de dobradiças aumenta para poder ser bem fixada e poder evitar o empenamento. Uma porta pode precisar de até cinco dobradiças se ela chegar a dois metros e quarenta centímetros. As portas convencionais de noventa centímetros, em sua maioria possuem apenas duas dobradiças, uma mais em cima e outra para baixo, para equilibrar as forças. Esses padrões são definidos para uma porta de largura máxima de seiscentos milímetros.

Para portas de canto, é necessário que seja visto os ângulos entre a porta e o montante antes de instalar, pois cada ângulo faz com que a instalação seja diferente. Normalmente esses armários com portas articuladas em ‘L’.

Algumas portas possuem um tipo de abertura diferente das outras, elas abrem mais do que noventa graus .Para isso precisa-se de dobradiças especiais, que tenham esses ângulos bem maiores já definidos.

Para as portas de alumínio é necessário uma fixação diferente, já que seu perfil é mais estreito,  porém sua carga e regulagem são as mesmas.

Dobradiça Embutida

São muito utilizadas em portas que necessitam de um giro maior, consegue fazer a porta abrir com mais de 180 graus, a maior vantagem desse tipo de dobradiça é que ele fica invisível na porta, por estarem embutidos entre a porta e o batente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *