Dicas Sobre o Chuveiro Elétrico – Disjuntor, Fiação e Tensão

Muitas pessoas tem dúvidas e até mesmo medo de realizar instalações elétricas de chuveiros elétricos, mas vale salientar que este tipo de instalação é muito simples, praticamente como um jogo de encaixar. Não existem mistério nenhum neste tipo de criação, e por isso a seguir daremos algumas dicas bastante interessantes sobre instalações de chuveiros elétricos, e também falaremos um pouco sobre disjuntor, fiação e tensão elétrica. É fundamental saber sobre estes passos para que exista uma plena consciência das criações e também uma qualidade na instalação dos chuveiros, sem que se tenha sustos.

Imagem de Amostra do You Tube

Alguns Sinais Importantes de Chuveiros Elétricos

Todos os chuveiros elétricos e torneiras elétricas, antes de mais nada precisam receber um aterramento, para que você não tome choques durante o banho que poderão acontecer tanto no registro como na própria água do chuveiro. Na dúvida, é sempre interessante tomar banho de chinelos para que você isole a corrente de energia e não tome choques.

O Fio Terra É Fundamental, por Isso Procure o Utilizar Corretamente Conforme as Orientações dos Fabricantes.

Caso você veja que acontecem situações onde existem pequenos choques, alguns fios derretidos e ainda um cheiro de queimado com o chuveiro em um funcionamento normal, todos estes problemas precisam receber uma correção imediatamente, já que poderá acontecer uma situação de curto circuito.

Outro fator que é bastante comum é relativo a resistência, procure jamais diminuir o tamanho da mesma para que possa aquecer mais a sua água. É possível ainda se substituir o chuveiro por um outro mais potente para que não aconteça este tipo de problema. O chuveiro mais potente poderá ser utilizado em uma fiação existente desde que ela tenha autonomia para resistir as tensões. É interessante lembrar que caso o seu chuveiro não esquente muito, nem sempre é um problema no chuveiro, mas sim um problema na água que vem pelos canos, que pode vir de um local profundo e ser muito fria, e o chuveiro não irá dar conta de a esquentar. Por isso é importante verificar se o chuveiro que você utiliza é bom o suficiente para isto.

Outra dica que é interessante de se salientar, é que se você não for um eletricista profissional, jamais aproveite resistências que ficaram queimadas, pois o resultado poderá ser até mesmo uma descarga elétrica se você não souber fazer o processo, por isso procure não arriscar.

O que é a Tensão Elétrica?

A tensão elétrica nada mais é do que a diferença existente entre o potencial elétrico de dois pontos. Já a voltagem nada mais é do que um sinônimo que é utilizado de forma bastante coloquial aqui no Brasil.

Como unidades de medidas da Tensão Elétrica podemos contar com o Volt, e o seu símbolo utilizado é o V. Com isto você terá voltagens de 127V e 220V estes que são os padrões de tensões elétricas secundárias existentes no Brasil.

Em várias regiões as residências são servidas por tensões duplas como as apresentadas acima, mas também é comum que alguns domicílios recebam ou uma ou a outra.  E por motivos de forma histórica a tensão de 127V é chamada de 110V o que era uma unidade de medida utilizada antigamente por todas as concessionárias de energia.

É importante salientar que antes de realizar a compra do chuveiro elétrico verificar a tensão elétrica existente tanto no aparelho como também no ponto de energia que ele irá ser instalado. Do contrário os gastos de energia irão depender exclusivamente da potência de seu chuveiro e não somente de sua tensão.

Como Criar o Aterramento de seu Chuveiro

Para que se possa evitar o risco de choques elétricos, o fio terra, que é o fio verde ou amarelo, deverá ser conectado a sistemas de aterramento, de acordo com algumas normas técnicas brasileiras e também respeitando normas técnicas internacionais.

É interessante que a instalação elétrica e também os sistemas de aterramento para este tipo de aparelho sejam utilizados por pessoas qualificadas. Este sistema deverá garantir toda a sua segurança durante a utilização dos produtos e também de aparelhos eletrônicos.

Outro fator que é bastante importante é que não se deve utilizar de forma alguma o fio neutro como aterramento. Caso aconteça uma sobrecarga elétrica, o que pode acontecer no caso de um raio, o fio neutro pode até mesmo ficar carregado e ainda queimar aparelhos elétricos de sua casa.

Que Tipo de Disjuntor Deverá ser Utilizado na Instalação

O disjuntor utilizado e a fiação deverão depender exclusivamente de vários fatores, como por exemplo a tensão e também a potência dos produtos.

É importante sempre buscar uma tabela que apresenta todas as especificações técnicas dos diversos tipos de duchas e também chuveiros de marcas determinadas.

É importante também ter cuidado procurando sempre ter a orientação de profissionais seguindo as recomendações abaixo ou de acordo com o manual de cada uma das marcas de chuveiro.

Qual é a Função Principal dos Conectores Elétricos? E Qual a Melhor Forma de os Utilizar?

A função dos conectores elétricos é exclusivamente garantir toda a sua segurança na hora de tomar um simples banho. Eles possuem um contato elétrico que acontece entre a fiação dos aparelhos do seu domicílio.

E com isto tendo uma melhor ligação elétrica você tem uma boa área de contato entre conjuntos de fiação desta forma você irá enfrentar uma resistência menor para circular.

Tudo isto irá tornar a ligação bastante segura já que evita o super aquecimento dos conjuntos e ainda aumenta muito a vida útil dos aparelhos, bem como a sua forma correta de o utilizar que poderá ser vista no manual do seu aparelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>