Dicas para Tirar o Pó da Casa e Deixá-la Limpinha

Poeira e sujeira são duas coisas que sempre farão parte do dia a dia de qualquer pessoa no mundo, especialmente das donas de casa, que passam grande parte do dia a se ocupar de tirar de suas vidas e de suas famílias estes dois itens. Nem sempre é fácil acabar com a poeira, principalmente em dias secos, e em casas que ficam fechadas quase o dia todo, pois atualmente, com a correria, elas saem cedo e só voltam à noite.

Há outros fatores que aumentam a poeira em casa, por exemplo, se tiver alguma construção próxima a sua casa, pode ter certeza que a poeira dela chegará até seus móveis. Especialmente porque, em cidades grandes, não se constroem casas, apenas prédios, e, por isso, a poeira segue a uma lei (Lei do Quadrado da Distância), que demonstra que um prédio de três andares vai jogar poeira por até cem metros, enquanto um de seis andares tem alcance de aproximadamente quatrocentos metros ou até mais. Sem mencionar o fato de que poeira é composta, dentre outras substâncias, de pele morta, o que atrai os ácaros, com isso, sua casa vai sempre estar sempre cheia dela.

Como Manter a casa Longe da Poeira

Imagem de Amostra do You Tube

 

1 – Mantenha o quarto sempre ensolarado e arejado.

2 – Forre o colchão e o travesseiro com uma capa que seja impermeável.

3 – Trocar e lavar as fronhas, lençóis e outras peças de uso contínuo com muita frequência, ou seja, ao menos uma vez na semana.

4- Cobertores podem ser substituídos por mantas laváveis ou edredons, de preferência que sejam lavados com certa regularidade.

5 – Nos móveis do quarto o correto é passar um pano úmido, de preferência duas vezes na semana, e assim minimizar o risco de alergias, especialmente se na casa tiverem crianças.

6 – Já as persianas devem ser também limpas com a ajuda de um pano úmido, caso haja cortinas em tecido mais leve, devem ser lavadas de quinze em quinze dias.

Dicas para Tirar o Pó da Casa e Deixá-la Limpinha

Dicas para Tirar o Pó da Casa e Deixá-la Limpinha

7- As cortinas mais pesadas, assim como os carpetes e tapetes, devem ser aspirados no mínimo dia sim, dia não. Mas, caso tenha tempo pode fazê-lo todos os dias, pois eles acumulam poeira demais.

8 – Caso tenha animais de estimação, como gatos e cachorros, procure evitar que eles frequentem os quartos, pois soltam muito pelos e isso contribui para o aparecimento dos ácaros.

9 –  Esta é uma regra de outro e deve ser seguida sempre: Não fume dentro do quarto.

10 – Evite guardar no quarto objetos que acumulem poeira, como revistas, livros, caixas, quadros e especialmente bichos de pelúcia, pois eles são os preferidos dos ácaros e poeiras causadoras de alergia.

11 – Evite utilizar na limpeza produtos com forte odor como desinfetantes, solventes e ainda muito cuidado com os inseticidas.

12 – Mantenha o seu quarto e o de seus filhos sempre bem arejado e arejado, desta forma você estará evitando alergias, e especialmente os ácaros e a poeira que podem causar transtornos à sua família.

Dicas Preciosas para Remover a Poeira de sua Casa

Quando se pensa em tirar pó dos móveis e do chão sempre nos vem à mente a boa e velha flanela ou mesmo o espanador, que tem a verdadeira função de espalhar a poeira por todo o canto e nunca limpar, como é o esperado. Mas como limpar com habilidade e rapidez aqueles cantinhos difíceis ou chegar até as últimas partes prateleira? Para dirimir estas e outras perguntas, logo abaixo você pode contar com as dicas mais legais para por fim a sujeira da casa.

Dica 1: Quando for fazer alguma reforma, cubra os móveis com toalhas ou lençóis velhos, desta forma você preservará a beleza de sua mobília e ainda a preservará do acúmulo de poeira.

Dica 2: Para limpar a casa toda, qualquer área, caso tenha alguém com problema alérgico, o melhor é fazê-lo com um pano úmido e não usar vassoura, de modo algum, pois ela, em decorrência do movimento utilizado, manda a poeira para cima, fazendo com que seja toda aspirada por quem está por perto. Além disso, você pode pingar um pouco de desinfetante no chão antes de passar o pano, assim sua casa ficará limpa e cheirosa. Lembre-se de lavar o pano a cada vez que passá-lo no chão, senão a sujeira de um cômodo será passada para outro.

Dica 3: Já para os móveis, o ideal é usar uma flanela, depois de passar um paninho úmido, com algumas gotas de óleo de peroba ou até lustra móveis. Isso ajuda a manter a beleza dos mesmos, deixando-os sempre brilhantes e com aspecto de novos.

Dicas Preciosas para Remover a Poeira de sua Casa

Dicas Preciosas para Remover a Poeira de sua Casa

Dica 4: Para tirar toda a poeira de seu piso, seja ela qual for, com muita facilidade e rapidez, basta envolver uma vassoura de qualquer modelo com um pedaço grande de meia de seda e pode ser qualquer meia, até mesmo a furada, de modo que ela encape toda a base da vassoura, e passar no chão empoeirado. Em razão da sua eletricidade estática, a poeira adere com facilidade a meia sem espalhar o pó para os lados. Esta é a maneira mais prática e funcional de mandar a poeira e os ácaros para fora de sua casa.

Dica 5: Já pensou em usar um pincel para limpar a sua casa? Saiba que ele pode ser bem útil, já que  ajuda a tirar o pó de objetos bem pequenos, e até cantos de móveis de madeira, especialmente aqueles que possuem entalhes e ainda os porta-retratos. Este utensílio também pode ser muito bom para tirar o pó de persianas, teclas do computador, de telefone. Para utilizar melhor, é só molhar as cerdas de um pincel mole e passar em todas as partes. Já um  pincel curvo pode ajudar ainda mais a chegar naqueles cantinhos mais complicados.

Imagem de Amostra do You Tube

Dica 6: Imagine só usar um secador de cabelo para tirar o pó de sua humilde residência, para isso, é só deixá-lo na posição “jato frio”e usá-lo para limpar os livros, gavetas, estantes e muito mais. Além disso, ele também pode ser muito útil para deixar todas as suas plantas livres de poeira, tanto as plantas artificiais quanto as naturais.

Se souber de mais algum truque infalível de limpeza, partilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>