Dicas Para Receber Os Amigos Em Casa

Receber amigos em casa é um das tarefas mais prazerosas que se pode ter. A casa toda fica num clima agradável, feliz, e as risadas das lembranças ficam impregnadas por todos os cantos. Você fica o tempo todo pensando no que fazer para agradar a todos os amigos, já que cada um deles tem uma preferência por comida, bebida e ainda o lugar certo para se sentar à mesa.

Tudo é pensado e planejado com o maior esmero, pois em tempos de internet, ter um amigo verdadeiro já é uma grande dádiva e preservá-lo é uma função que deve ser bem feita e respeitada.

Mas o simples ato de receber já dá um friozinho na espinha, já pensou se algo dá errado; se a comida queima; se a bebida não estiver gelada o suficiente. Para dar uma ajuda a todos aqueles que costumam receber amigos em casa e ainda outros que nunca receberam ninguém, deixaremos aqui dicas infalíveis para agradar a gregos e troianos e fazer com que seu almoço ou jantar seja lembrado com muito orgulho.

Dicas Para Receber Os Amigos Em Casa

Dicas Para Receber Os Amigos Em Casa

Os Preparativos

Entender a festa: antes de começas os preparativos para a festa, é importante ter em mente qual será o motivos do evento, ou seja, formal, casual ou despojado. Depois disso, faça um convite aos seus amigos, para que saibam de maneira exata com qual traje devem comparecer.

Os Preparativos

Os Preparativos

As Flores: os arranjos de flores que são espalhados pela casa devem seguir sempre o estilo da festa. Caso a decoração seja moderna, o correto é usar somente um tipo de flor em cada arranjo. E deixar sempre poucos arranjos à mesa, para que os convidados tenham liberdade para se locomover e enxergar uns aos outros com tranquilidade.

A Trilha Sonora: não importa que você goste mais de rock pauleira, o importante é que na hora de receber seus convidados você consiga adaptar a musica ao momento. Ambientes mais formais e comedidos pedem trilhas tranquilas, suaves, já os mais despojados e interessantes aceitam bem a batida eletrônica. Mas, se quiser agradar a todos seus amigos, nada melhor do que fazer bom um revezamento de estilos, com um pouquinho de cada coisa.

A Posição das Mesas e dos Lugares: como as pessoas devem ter liberdade de transitar normalmente por todos os espaços, colocar mesas espalhadas nos locais de recepção pode deixar o ambiente menor do que se espera, por isso, se possível, opte por usar as mesas como bancadas laterais, deixando livre o centro. Sobre a disposição dos lugares, caso todos se deem bem, deixe livre, senão, chame a pessoa mais problemática para sentar-se próximo a você.

A Organização

  1. A Lista de compras: Inicie seus preparativos sempre por sua dispensa, desta forma você saberá de antemão o que tem de reserva e o que necessitará ser comprado. Então, antes de sair de casa, confira sempre quais produtos você já tem no armário. Escolha também um supermercado bom, que seja completo, onde você possa encontrar tudo o que precisa, inclusive bons vinhos, flores e alimentos de boa procedência.
  2. A escolha os melhores vinhos: Não há a necessidade de se pensar numa enorme quantidade e variedade de bebidas. Mas vale a pena comprar um bom vinho, pois atualmente podemos encontrar boas bebidas a um preço bem acessível e sem esquecer-se de uma cerveja gelada, que também agrada a muitos paladares.
  3. Deixe a mesa bonita: Em vez de toalhas gigantes que ficam pegando no chão e se enroscam nos convidados, use as delicadas passadeiras de linho, que são bem mais chiques. Esqueça a moda dos lugares marcados: faça uma pilha de pratos no canto da mesa e disponha também as taças e talheres displicentemente por ela. O charme da decoração ficará por conta das cores e estampas usadas nas peças escolhidas.
  4. Prepare os petiscos e entradas: Compre coisas simples, como um pão recheado de azeitonas ou um pão italiano e para acompanhar, opte por um queijo, fazendo uma pasta com queijo cottage, tomilho fresco e geleia de tomate, por exemplo. Antes de partir para o prato principal, sirva uma saladinha básica de alface, com tomate e os legumes que tiver geladeira.
  5. O prato principal: É a parte mais trabalhosa do jantar, pois requer muito mais tempo no preparo e mais habilidade na cozinha. Geralmente, para fazê-lo, você deve levar em torno de uma hora e meia, mas certamente sua dedicação valerá a pena. Para ganhar um tempinho, separe todos os ingredientes antes de começar a cozinhar, preparando o arroz enquanto assa carne ou o peixe, depois vá tomar um bom banho enquanto o risoto se acomoda e assim por diante.
  6. Hora de se arrumar: Você ainda nem deve ter começado a sobremesa, mas já é hora de estar pronto para quando seus amigos chegares, e esse “pronto” inclui roupa limpa, banho, cabelo, perfume e maquiagem. Já pensou se as coisas atrasam, seus amigos chegam e você está cheirando a fritura e todo sujo, não é legal!
  7. A hora da sobremesa: se você quiser, pode comprar a sobremesa, o que não é nenhum pecado. Fica um pouco mais caro mais é bem mais prático, simples e rápido. Se preferir, inclua na lista de compras feita lá em cima, um bolo recheado, um cheesecake ou até um sorvete com cobertura, é bem gostoso.
  8. Acerte os detalhes: Certifique-se sempre de que a sala, a cozinha e o banheiro estejam em ordem. Enfeite a mesa com vasos com flores coloridas e baixas, que alegram o lugar, com elegância e sem exagero. Deixe à mão dos convidados os pratos, os talheres e também os de sobremesa, sem esquecer-se das xícaras de café. Para completar o ambiente, abaixe as luzes e coloque seu som para tocar.
  9. Sirva tudo em travessas: Alegria dos convidados em casa, aperitivos, chegou a hora de servir o jantar. Esqueça a ideia de montar os pratos de maneira individual. Coloque o prato principal em uma travessa, o arroz em outra e os acompanhamentos nas demais. Espalhe tudo no centro da mesa. E, para completar o clima de bem estar, deixe as garrafas de bebida também por cima, desta forma cada convidado fica a vontade para consumir o quiser, sem maiores frescuras.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *