?> Dicas Para Deixar A Casa Em Ordem | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Deixar a Casa em Ordem

Todo mundo gosta de uma casa arrumadinha e organizada, mas é bem verdade, que às vezes a falta de tempo impede que se consiga deixar tudo no lugar. Mas, será mesmo que não é possível? A falta de tempo não pode ser usada como “desculpa” pela casa desordenada. Tem muito gente que consegue manter tudo no lugar, mesmo tendo boa parte do dia ocupado com trabalho e outras tarefas. Mágica? Não, organização e alguns “truques”.

O princípio básico para quem quer deixar a casa em ordem é acima de tudo pensar lá no início, na hora de comprar móveis e decorar, o quanto tempo terá disponível para dedicar-se a “arrumação”. Imagine uma pessoa solteira que trabalha o dia inteiro, faz um curso de pós-graduação no sábado e ainda costuma viajar à trabalho. Essa pessoa pode ter uma estante cheia de enfeites pequenos? Sim, ela até pode ter, mas boa parte do tempo eles passarão empoeirados e adeus casa limpa e cheirosa.

Na hora de “montar” a casa, as mulheres, normalmente, são mais atentas a esses detalhes, como na escolha, por exemplo, de um sofá branco. Não é somente uma escolha de algo prático para limpar, mas também que não represente despesas cotidianas. Um sofá branco deverá ser limpo com maior frequência por um profissional.

São prós e contras que devem ser levados em consideração, lá no início, quando se começa a decorar a casa, comprar os móveis.

Existem também as possibilidades de ter o que quer e manter a organização. No caso dos objetos de enfeite, por exemplo, se eles forem colocado dentro de uma estante com porta de vidro, fica mais fácil de organizar e limpar.

Casa Em Ordem: O Que Fazer?

  • Compre móveis e objetos não considerando somente o quanto você gostou de cada um deles, mas o tempo que você terá que disponibilizar para mantê-los limpos ou quanto deverá gastar para que façam isso por você.
  • Por maior que seja a sua casa e os seus espaços, muitos objetos decorativos e muitos móveis, “poluem” o ambiente e em muitos casos, mesmo quando está tudo no lugar, parece que está uma grande bagunça.
  • Cada coisa tem que ter o seu lugar. Determinar onde guardar cada coisa nos ambientes é a única forma de manter a casa em ordem. De preferência, os pequenos objetos devem ter lugar próprio para serem guardados. Assim como livros, também devem receber uma atenção especial.
  • Quando se tem pouco tempo, manter objetos em lugares fechados é uma boa maneira de reduzir o número de vezes que será necessário tirar poeira. Quanto mais coisas puderam estar dentro de armários e gavetas, melhor e mais fácil ficará de deixar a casa em ordem.
  • Quando se mora sozinho é bom criar hábitos essenciais para não deixar tudo em desordem, são eles: acorde e arrume a sua casa, a roupa suja não deve ficar em cima do sofá e sim deve ir diretamente para o cesto, termine de fazer as refeições e lave tudo (deixe escorrendo ou enxugue e guarde imediatamente), evite deixar qualquer coisa fora do lugar (usou, guardou) e faça um cronograma com os dias que vai limpar o que. Quem vive sozinho não tem necessidade de limpar a casa semanalmente tantas vezes, como as famílias.
  • Enquanto os solteiros têm maior dificuldade em manter a ordem por que têm a liberdade de deixar tudo onde quiser, pois não tem ninguém para reclamar, as pessoas que vivem em família enfrentam outras dificuldades. Como organizar todo mundo? O primeiro passo é dar para cada pessoa uma tarefa e não abrir mão de que ela seja executada dentro do que foi estipulado. Não é a mãe que tem que arrumar a cama dos filhos, cama, cada um arruma a sua. Se todos trabalham, é mais que justo que cada um termine de comer e lave as louças que usou.
  • Nas tarefas familiares todo mundo têm que ajudar. Dos hábitos cotidianos como falamos anteriormente, mas também contribuindo com a casa, como um todo. Que tal dividir as responsabilidades da casa entre todos, cada um fica com um ambiente?
  • Além de contribuir arrumando a casa, os membros da família também contribuem não bagunçando. O hábito tirou do lugar deve ser recolocado depois de usar precisa ser adotado desde sempre.

Cotidiano: Casa em Ordem

  • Acorde e antes de fazer qualquer coisa arrume sua cama.
  • As roupas que estão sujas devem ir para o cesto imediatamente. Esse cesto pode estar dentro do banheiro ou na lavanderia.
  • Não acumule roupas para passar, o ideal é passá-las uma vez por semana, todas de uma vez, para evitar o desperdício de energia. As roupas amassadas também precisam ter um lugar para ficarem guardadas.
  • Após café da manhã, almoço e janta, lave as suas louças e as deixe no escorredor, quando voltar para casa, enxugue e guarde antes de começar a fazer outra refeição.
  • Quando estiver fazendo as refeições, vá lavando e guardando aquilo que foi usado e não serve mais.
  • Determine os dias da semana para lavar roupas sujas, para lavar banheiro, passar aspirador de pó, etc. O planejamento garante a organização.
  • Dê preferência ao uso do aspirador de pó, a vassoura faz com que a poeira suba para os móveis e depois ainda volte parte para o chão.
  • Se livre de tudo o que for velho e você não quiser mais usar. O “desapego” serve para deixar a sua casa mais limpa e organizada. Quanto mais coisa você acumular, mas difícil será de manter tudo em ordem.
  • Escolha sempre móveis e objetos decorativos fáceis de limpar. Principalmente, na cozinha, quanto mais fácil, menos tempo você vai precisar para fazer a arrumação. Panelas antiaderentes são um bom exemplo para quem busca praticidade e casa em ordem, neste caso, cozinha em ordem.

Acima de tudo não vire um maníaco da arrumação. Todo mundo gosta de casa arrumada sim, mas não é para transformar isso em uma “obsessão” pela arrumação. A casa deve ser organizada, mas o tempo para descanso não se pode abrir mão.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *