Como Tirar Umidade Do Guarda-roupa

O excesso de umidade do ar é causado pelos tempos de chuva e/ou lavagem e limpeza do ambiente.

A água em estado líquido ou vapor acaba penetrando os móveis favorecendo que estes estraguem e propiciem a proliferação de fungos em locais com pouca iluminação como é o caso do guarda roupas.

Os móveis fechados, como no caso do guarda roupa, principalmente de madeira acabam por serem os que absorvem facilmente a umidade. Esta sensação pode ser verificada ao se vestir uma roupa e o cheiro de mofo característico são percebidos.

Como Tirar Umidade Do Guarda-roupa

Como Tirar Umidade Do Guarda-roupa

Formas De Retirar Umidade Do Guarda Roupa

Há produtos que são colocados no guarda roupas para absorver a umidade e não deixara roupar ficar com cheiro de mofo. Mas geralmente, como exemplo a naftalina, tem odor forte que acaba não satisfazendo o olfato de muitas pessoas.

Além deste produto há alguns produtos no mercado que garantem a eficácia na retirada de umidade do guarda roupas. Como os a base de cloreto de cálcio, que são colocados em um recipiente fechado, e com uma pequena abertura deixados dentro do guarda roupa.  Com um tempo este sal que gosta de umidade, retira-a do meio ambiente envolvido, deixando-o seco.

Muitas vezes a sua casa possui algum vazamento ou piso angular que guarda abaixo do móvel ou atrás a fonte da causa da umidade, e isso devem ser solucionadas.

Formas De Retirar Umidade Do Guarda Roupa

Formas De Retirar Umidade Do Guarda Roupa

Quando se verifica este tipo de problema deve-se atentar primeiramente a mudança de local do móvel. E em segundo se houver algum vazamento, procurar realizar o devido reparo para não causar mais danos à sua mobília.

Contudo, apenas o ato de se mudar o guarda roupas de lugar não basta. Deve haver a retirada de todos os objetos que se encontram no mesmo e fazer uma faxina geral. Logo após deixe aberto por um tempo para secar e somente depois volte e arrume tudo no lugar novamente.

O uso de álcool etílico para limpar o guarda roupas por dentro evita a umidade e pode retirar e evitar a proliferação de fungos. Alguns vinagres são utilizados, a base de álcool e maçã, para a mesma finalidade.

O guarda roupa que fica totalmente encostado na parede tem mais facilidade de absorver umidade e pode ser evitado criando-se um espaço, ou barreira de proteção, com uso de isopor ou cortiça. Que são materiais que impedem a passagem da umidade para o móvel.

O uso de saquinhos de arroz e de sabonetes são armas que também são úteis contra a umidade e o cheiro do mofo no guarda roupa.

A sílica gel e bicarbonato de sódio também são utilizados por agir como desumidificante.

No caso de o mofo ter prejudicado muito o móvel há como opção de trocar a parte danificada por outra, ou até mesmo substituição.

Imagem de Amostra do You Tube

As Roupas, a Umidade e Fungos Adquiridos No Guarda Roupas

Estas peças devem ser lavadas e expostas ao sol por mais tempo, para retirar o cheiro de mofo e acabar com os fungos.

O vinagre e a lavagem fazem um par perfeito também, pois mata os germes e fungos provenientes de ambientes fechados.

O uso do álcool também para lavar peças íntimas ajuda a solucionar o problema.

Para roupas que mancharam com os fungos, é melhor que sejam descartadas ou deixadas somente para uso caseiro, pois as manchas pretas dos esporos dos fungos não saem da roupa.

As Gavetas, Maleiros e a Proteção Contra o Excesso De Umidade

Por ser um local de pouca abertura as gavetas e maleiros acabam por entrar em contato diário com os mofos, fungos e umidade.

Para se evitar que haja proliferação desses indivíduos que são causadores de muitos tipos de alergia existem medidas que devem ser realizadas pelo menos uma vez ao mês. São elas:

  1. Abrir as gavetas e maleiros e limpar por dentro e por fora;
  2. Se há fungos lave com sabão e esponja e deixe secar bem. Se for um móvel de compensado passe a esponja e limpe com um pano seco, evitando expor ao sol, pois o móvel pode desintegrar e entortar. É bom utilizar o vento do ventilador para secar mais rápido. Se for apressado!
  3. A forração com folhas de jornal no fundo do móvel também é eficaz. Mas as roupas podem absorver o cheiro do jornal, e tem a tintura do mesmo que pode se ao entrar em contato com água passar para as roupas, manchando-as. Então o papel pode ser colocado e forrado por um plástico transparente, que pode ser lavado a cada limpeza.

O sol é o maior inimigo dos fungos e mofo, então o local que o guarda roupa fica deve ser arejado e limpo.

O Frio e As Melhores Formas De Se Evitar a Proliferação De Fungos

No frio a proliferação de fungos se torna ainda mais intensa, pois o sol age com menos intensidade nos locais e criam o ambiente perfeito para esses indivíduos se adaptar e reproduzir.

E ainda tem o fato de que para manter o quarto aquecido, acabam fechando todas as janelas, que acumula ácaros e a própria umidade.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Prevenção Para Recomenda-se:

  • -Manter as portas do guarda roupa abertas durante este período;
  • -Limpar as gavetas uma vez por semana;
  • -Organizar as roupas e manter um rodízio vertical;
  • -Utilizar produtos desumidificantes;
  • -Forrar as partes internas com jornal;
  • -Criar barreiras impermeabilizantes de contato com as paredes;
  • -Aproveitar o sol repentino para colocar as roupas e demais utensílios mantidos no guarda roupa em exposição.
  • -Não colocar roupas úmidas no guarda roupas;
  • -Evitar jogar muita água o local para não passar para o móvel;
  • -Evitar colocar sapatos no guarda roupas que pode trazer fungos e bactérias de outros locais e proliferar no guarda roupa.

Considerações:

Contudo, a limpeza correta e mensal pode diminuir a intensidade deste problema no guarda roupa.

Pode não ser um trabalho muito bom para ser realizado, mas quando é mantida uma rotina se torna mais fácil de ser realizada, pois a sujeira diminui. E ainda pode ser uma medida preventiva e econômica para não se perder um móvel de valor como o guarda roupas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>