Como Secar Cada Tipo De Roupa

Todo adulto que more só precisa saber como secar cada tipo de roupa, mais especificamente toda mulher e por que não toda dona de casa? Com a cultura de que o homem trabalha e a mulher cuida da casa e dos filhos, ficou atribuído à mulher o trabalho de cozinhar, lavar e passar. A questão é que quando lavamos uma roupa e a estendemos no varal para secar ao sol, nem sempre estamos fazendo certo. Nem toda roupa seca ao sol.

Como Secar Cada Tipo De Roupa

Como Secar Cada Tipo De Roupa

Tecnologia Na Moda

Apesar de parecer estranho, isso não passa da mais pura verdade sobre as roupas. Graças à alta tecnologia foram descobertas formas de prolongar a vida útil de cada peça. E o resultado é que, se queremos que nossas roupas durem, precisamos evitar o contato direto com o sol, por mais que essa atitude aumente o tempo de secagem. Devemos respeitar também as etiquetas que vem inseridas em cada peça que compramos, afinal, elas são obrigadas a nos orientar em como cuidar das nossas peças de roupa, calçados, acessórios e outros produtos têxteis. E por falar em etiqueta, quem sabe quem é ela e pra que serve?

Tecnologia Na Moda

Tecnologia Na Moda

Etiquetas

As etiquetas são selos de orientação obrigatória que devem conter na parte interna da roupa. E nela podemos encontrar desde a descrição da empresa responsável pelo produto até a composição do tecido, as formas de cuidados que se deve ter com a peça, tamanho da peça e etc.

Nelas as empresas precisam informar o máximo a respeito do produto vendido para seus consumidores mas, como muitas vezes esse contato é curto para tanta informação, e as etiquetas precisam transmitir dados úteis ao consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados, a saída é que essas informações venham em forma de símbolos e ao que se refere à secagem a simbologia padrão é um quadrado e dentro do seu limite há outro símbolo que “dirá” como deve ser feita a secagem, e ao que nos interessa aqui estão as descrições dos símbolos:

Imagem de Amostra do You Tube
  • Linha horizontal um pouco curva: Significa que a peça pode ser seca na posição vertical (pendurada no varal).
  • Traço(s) reto(s) na vertical: Significa que a roupa deve ser pendurada no varal e seca na vertical, porem não pode ser torcida ou estimulada à secagem rápida, e sim deverá ser seca por gotejamento de forma natural.
  • Traços retos e paralelos na horizontal (como se fossem um código de barras): Diz que as roupas devem secar na posição horizontal, de preferência em uma superfície plana.
  • Um ponto dentro de um círculo: O círculo simboliza a secadora, e o ponto a temperatura, desse modo a peça pode ser seca dentro de uma secadora (tambor) e a temperatura deve ser mínima.
  • Dois pontos dentro de um círculo: Da mesma forma que o item anterior, a roupa pode ser seca em uma secadora (tambor), só que dessa vez a temperatura pode ser a máxima.
  • Círculo com um X na frente: Proíbe a secagem em secadora ou qualquer processo mecânico de secagem.
  • Traços inclinados na ponta do quadrado: Significa que a roupa deve secar obrigatoriamente à sombra.

Nota: Quando o símbolo não estiver claro o suficiente para seu entendimento, é importante que donas de casa e pessoas com menos instrução procurem saber o significado dos símbolos das peças ainda no ato da compra junto ao vendedor, até que com o tempo tenham mais habilidade na identificação do símbolo.

Secagem Para Cada Tecido

Caso você não tenha muita paciência para etiquetas e queira usar a lógica, basta acostumar-se com o tipo de secagem para cada tipo de tecido, e em resumo:

O Algodão: é a fibra das roupas que costumam ficar amassadas com facilidade, mas que também são fáceis de desamassar. O que vem a ser mais fácil ainda para você evitar isso é pendurá-las em uma posição adequada, tirando da máquina sem torcer e estendo já na posição de uso;

Couro: O couro tem uma facilidade enorme para a deformação, por isso tenha o cuidado de secar à sombra e estender corretamente;

Tecidos sintéticos: geralmente são peças resistentes mas prefira secá-las à sombra. Quanto ao modo de pendurá-las no varal é indiferente, pois elas não deformam com facilidade, porém não abuse da maleabilidade desse tecido.

Seda: Roupas desse tecido devem ser obrigatoriamente secas à sombra. E quanto ao modo de pendurá-las, também seja muito cuidadoso, se puder prefira utilizar os pregadores de plástico e cabides do que os de madeira.

Lã: Também seque as roupas de lã à sombra, e as estenda na horizontal em local ventilado. Essas peças são sensíveis e deformam com grande facilidade, por isso todo cuidado é pouco.

Imagem de Amostra do You Tube

Ainda sobre como induzir a secagem da roupa de forma segura há outros cuidados além das informações culturais e contidas nas etiquetas. Informações que servem em complemento às já citadas e algumas até em substituição às informações contidas na etiqueta.

  • Após a lavagem e antes de estender a roupa no varal, chacoalhe camisas e camisetas até perderem as rugas maiores que adquiram no ato da lavagem. Quanto às calças, “bata” as pernas para também desenrugar o máximo. Isso fará com que a roupa seque de modo menos amassada e facilite na hora de ser passada a ferro, ou até dispense o processo.
  • Outra dica para diminuir as rugas é utilizar um cabide para estender camisetas, blusas e camisas. Isso fará com que elas sequem mais rápido e com menos rugas.
  • Ao estender, prefira colocar suas roupas para secar à sombra. Certamente é um método mais demorado porém garante maior durabilidade às suas peças, principalmente ao que se refere a conservação das peças brancas e as com risco de desbotamento.
  • Ao pendurar as peças no varal, atente para não colocar o pregador na roupa em um local onde facilmente irá marcar, ou em local onde o ferro de passar terá dificuldade para alcançar e retirar o amassado.
  • Já ao que se refere às peças maiores, como toalhas, lençol e colchas de cama, prefira estendê-las abertas para que possam secar mais rápido.

E com todas essas dicas, agora é só observar nas etiquetas as instruções corretas para secagem e prezar para que sua roupa dure mais. Com todo essas dicas e tornando elas práticas, não haverá mais dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>