?> Como Preparar o Quarto Para a Chegada do Bebê | Imóveis Cultura Mix

Como Preparar o Quarto para a Chegada do Bebê

Visita da Cegonha

A gravidez é um momento lindo na vida da mulher, provavelmente considerado por muitas o mais lindo, principalmente quando ela está financeiramente pronta para as mudanças que acontecem na sua vida e psicologicamente pronta para as que acontecem no seu corpo e principalmente com a alma.

Mas atualmente, embora os avanços da ciência permitam que a gravidez seja planejada ou até induzida, permitindo a mãe preparar em longo prazo o melhor lugar para recepcionar o bebê, muitas mulheres ainda são pegues de surpresa pela noticia que serão mães, e viram-se em várias, para conseguir dar conta de tantos detalhes dentro do prazo de nove meses que antecedem o parto.

Como Preparar o Quarto Para a Chegada do Bebê

Considerando que o tempo é curto demais e ainda existem os imprevistos, nós preparamos um guia para as mamães de primeira viagem, que certamente não sabem por onde começar a organizar e preparar o quarto do bebê.

http://www.youtube.com/watch?v=XWa5X0NIGHY

Menino ou Menina?

Existe uma grande preocupação coletiva em descobrir-se qual o sexo da criança, mas a verdade é que no momento inicial relacionado à preparação do quarto isso não importa muito, afinal nos primeiros dias de vida, ambos precisam de cuidados e atenções na mesma proporção, independente do sexo. Claro que isso é muito importante para você como mãe, e de grande influência no restante das escolhas, mas enquanto o exame ultrassom não é feito não paralise sua vida aguardando o resultado do exame. Mexa-se!

Reforma do Cômodo

O Ideal é que a criança tenha um espaço na sua casa reservado exclusivamente para ela.  Depois de um tempo de estabilidade no lar, e quando não se havia reservado esse espaço desde o começo, certamente é difícil desocupá-lo, mas é preciso, pois não será muito confortável que as coisas do seu filho estejam espalhadas em vários compartimentos da casa enquanto podem estar reunidos em um único local.

Mas antes de escolher, leve em consideração pelo menos três fatores:

  • Ventilação: Esse é um fator de conforto para seu filho, ar condicionado e ventilador também suprem essa necessidade, mas não é nada bom deixar esses equipamentos ligados 24 horas por dia, sem nenhum intervalo. Nem é bom para os equipamentos e nem para a criança. Por isso escolha um local cuja ventilação seja natural.
  • Isolamento: Quando seu filho vier da maternidade, tudo para ele será novidade e desconforto, afinal ele acabou de sair do ventre, um lugar aquecido onde recebia sua alimentação e fazia suas necessidades sem muito incômodo, e ainda por cima estavam sempre juntos da mãe. Portanto é natural que qualquer movimento e som o incomodem, por isso escolha a parte da casa menos movimentada.
  • Proximidade do seu quarto: Isso facilitará muito a sua vida, diminuindo o deslocamento e te deixando sempre alerta para qualquer necessidade do pequeno.

Check list: Agora, para não se perder entre tantos detalhes, pegue uma folha de papel e caneta e anote tudo o que você deverá providenciar para seu filho. Desde os móveis do quarto, ao enxoval. Durante toda essa fase esse será seu guia que deverá estar organizado por ordem de prioridades. Depois, conforme você for adquirindo os objetos você irá passando o visto na sua listagem.

Chá de bebê ou fraldas: O checklist certamente terá te dado um grande susto pela quantidade de coisas que um bebê precisa, mas não se desespere, afinal “amigo é pra essas coisas.” Faça uma lista de pequenos e médios itens que você gostaria de receber de presente, e organize um chá de bebê para seus amigos e familiares mais íntimos te presentearem, nessa ocasião você pode descrever qual é o item específico, cor, tamanho, sugerir local de compra etc. Caso Prefira, você pode optar por um chá de fraldas que tem o mesmo perfil de um chá de bebê, a diferença está que os presentes a receber serão apenas fraldas.

Ambientação e necessidades: Certifique-se que o espaço reformado está realmente pronto para a ocupação, pois depois da chegada do seu filho reparos serão totalmente inviáveis. Depois pinte o quarto na cor de sua preferência, de modo geral as mamães costumam pintar azul para meninos, e rosa para meninas, mas isso é mero costume. O importante é pintar um tom agradável como o tom pastel, que não ofende a visão e torna o quarto com aspecto mais maternal.

Se o quarto possuir janelas, providencie uma cortina que barre a luminosidade quando for preciso. Monte os móveis nos locais mais viáveis, e que ocupem menos espaço, e nas paredes coloque algumas estantes de parede para colocar materiais que devem ficar protegidos das crianças e curiosos como a farmacinha, por exemplo. Monte prateleiras também na parede para preencher de ursos e brinquedos.

Não esqueça-se de que você também irá precisar de um abajur, para substituir o uso das luzes gerais quando for preciso, por isso reserve para ele um lugar especial que ilumine boa parte do cômodo e que seja próximo a saída de energia

E por fim sinalize a porta do quarto com uma plaquinha ou adesivo dizendo “Silêncio, aqui dorme um príncipe” ou coisa parecida, para que ao se aproximarem dali as pessoas tratem de conversar mais baixo e diminuir os passos.

Organização: Quando chegar a hora de colocar cada coisa em seu devido lugar, priorize o conforto e a segurança. Separe um lugar de fácil acesso para você buscar os itens mais usuais como as fraldas, por exemplo.

Para os itens de higiene separe um cesto de palha, ou similar. De modo que esses itens estejam seguros e conservados. As roupinhas limpas devem ser guardadas por função e não por cores ou similaridades. No mais, conforme os presentes forem chegando à sua casa, cuide de certificar-se da higiene e colocar em seu respectivo lugar.

Decoração: Ursos, papeis de parede, adesivos, letreiro e outros detalhes são coisas que deixam o quarto do pequeno ainda mais encantador mas tenha bom senso, como dito anteriormente: Priorize o conforto e a segurança do seu filho;

Agora que já sabe como preparar o quarto para a chegada do bebê, não tenha medo, comece a organização e a preparar tudo, afinal 9 meses passam muito rápido e você não quer que seu filhinho (a) chegue e o espaço dele não esteja pronto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *