Como Organizar um Armário de Cozinha

Atualmente cozinhar deixou de ser uma obrigação das donas de casa e passou a ser um passatempo para muitos, para isso ter uma cozinha bem organizada é de extrema importância, em algumas casas os armários são projetados facilitando assim a organização dos utensílios. Para alguns a cozinha é uma zona de convivência para a família e os amigos, quando há uma reunião entre amigos para jantar onde todos colaboram com algo para o jantar. Porém para se ter eventos na cozinha é necessário que a mesma seja muito organizada e partido disso é que se afirma que há a necessidade de possuir armários na cozinha.

Os Armários de Cozinha

Imagem de Amostra do You Tube

A primeira vista os armários foram feitos apenas para ajudar na organização da cozinha, mas atualmente o armário passou a ser uma parte da decoração do ambiente, fazendo assim com que seja necessário um investimento alto para se ter uma cozinha bem arrumada e bem decorada. Existem armários considerados padrões e estes normalmente são os mais vendidos nas lojas, a sua função é basicamente organizar, porém com um pouco de criatividade consegue-se deixar a cozinha bem decorada.

Organizando o Armário

A organização do armário ajuda no tempo gasto e no prazer que você terá em sua cozinha. Guarde utensílios nos armários de acordo com a frequência com que os utiliza. Refratários, tigelas, pratos, copos e talheres do dia a dia devem ser colocados em locais de fácil acesso, já aqueles que você usa em ocasiões especiais podem ser mantidos no fundo ou em prateleiras mais altas.

A principal ação a ser tomada é dividir os objetos em grupos, isso vai facilitar no momento em que você busca um utensilio. Também é importante que você tenha um local para guardar ingredientes que não estejam mais lacrados e que não podem ir para geladeira, lembre-se de sempre acomodar tais ingredientes em vasilhames fechados, de vidro ou plástico, e sempre organizados, isso facilitará no momento que você precisa usar algum desses ingredientes. Se o espaço interno entre as prateleiras for grande, você pode armazenar as embalagens empilhadas, mas somente as mais leves, evite latas ou vidros. Outra dica para aproveitar o espaço é instalar divisórias que podem ser fixas ou móveis de metal ou madeira.

Como Otimizar o Espaço de seu Armário

Devemos separa os utensílios que são usados no preparo das refeições em um grupo, os potes ou vasilhas de plástico, eles devem ser guardados sem tampa, para que não conserve nenhum odor, as tampas por sua vez devem ser guardadas em outra vasilha para que não se percam, os utensílios plásticos sem tampa pode sem guardados próximo a bancada ou em cima da pia, assim você ganha tempo no momento de fazer a manipulação dos alimentos. Os objetos plásticos, como o espremedor de laranjas e a peneira, também é importante que fiquem em local bem acessível, que facilite o seu uso.

Os utensílios que vão para o fogão devem ser guardados próximo ao mesmo, uma boa forma de armazenar as assadeiras é coloca-las uma dentro da outra, organizadas pelo tamanho, a formas de bolo e pudim também devem ficar próximas ao fogão, No gabinete da pia, coloque as panelas uma dentro da outra, de acordo com a ordem de tamanho e, de preferência, próximas às tampas. Nessa parte, você pode armazenar também itens como óleo, sal, azeite e outros condimentos. Para frigideiras, uma boa opção é usar os suportes com ganchos para pendurá-las e desta forma ganhar uma decoração para a cozinha. Se desejar, use o acessório para organizar conchas e escumadeiras também.

Utensílios Usados na Mesa e mais Diariamente

Utensílios Usados na Mesa e mais Diariamente

Utensílios Usados na Mesa e mais Diariamente

Os objetos que são usados na mesa devem compor um novo grupo, as travessas de inox devem ser organizadas de forma semelhante as assadeiras da maior para a menor, uma dentro da outra, já as travessas de vidro, que podem ir para forno, micro-ondas, geladeira e freezer, devem ter atenção redobrada, pois ao bate-las em algum local pode-se remover lascas e essas falhas, podem comprometer o uso dos utensílios, podendo cortar o usuário ou reter alimentos nas fendas. Bandejas devem ser organizadas na vertical, ocupando assim menos espaço e facilitando no momento de escolher qual deve ser usada. As louças também precisam do cuidado das travessas de vidros para não trincar ou perder lascas, e devem ser organizados por tipo, nesse caso, envolva-as com um papel para protegê-las, a ordem dos pratos é  dos rasos para os fundos e em seguida os de sobremesa, os pires de chá e de   café, as xícaras e bules de chá e de café devem ser organizados de forma a economizar espaço, mas tudo a seu critério. Os copos devem ser organizados em filas por tipos, assim ao abrir o armário você tem acesso a todos os tipos de copos sem ter q pegar algum que tenha sido colocado no fundo do armário. Os potes de vidro têm as mesmas características dos de plástico, devem ser guardados sem tampa para que não reste cheiro de alimentos dentro deles, eles são ótimos para guardar alimentos abertos, biscoitos, salgadinhos, compotas.

Os Eletrodomésticos

Os Eletrodomésticos

Os Eletrodomésticos

Eletrodomésticos como: batedeira, liquidificador, espremedor de frutas ou cafeteira, por exemplo, devem ser guardados em bancadas longe de umidade ou em prateleiras baixas para maior segurança na hora de utilizá-los.

Um grande problema que podemos enfrentar nessa organização são as gavetas, o que colocar dentro de cada uma, como colocar, como manter higienizado, também é preciso analisar como será a organização, não é nada agradável se abaixar sempre para pegar utensílios que são de uso frequentes, os talheres devem ser colocados da gaveta mais alta, afinal são os utensílios que você mais irá utilizar, vale a pena investir em um separador de talheres, o custo não é alto e a organização ganha muito se bem utilizado, devemos separar os talheres por tipo, facas, garfos, colher de mesa, facas, garfos, colher de sobremesa, colher de chá e café. Em outra gaveta devemos guardar os utensílios para cozinhar, escumadeiras, espátulas, facas de corte de carnes, frango ou peixes, conchas, abridor de latas e garrafas, também temos a opção de instalarmos organizadores na parede, podendo ser um objeto de decoração. Numa outra gaveta devemos ter panos de prato e de mãos, porém devemos mantê-los sempre separados para não passar bactérias de uns para os outros, e lembre-se não se pode usar pano de prato para secar as mãos, principalmente quando existe manipulação de alimentos com elas. Toalhas de mesa, jogos americanos, apoios para mesa devem ser armazenados na última gaveta, são objetos que pouco serão usados. Uma fruteira é uma boa opção para um enfeite, além de poder guardar frutas que sempre estarão prontas para o consumo.

Imagem de Amostra do You Tube

Por fim afirma-se que a organização da cozinha é de suma importância para se ter bons momentos na cozinha, portanto procure organizar sua cozinha da maneira mais fácil e prática para que sempre que for usá-la não ter nenhum problema. Use seus armários da melhor forma e não se esqueça de inseri-lo na decoração.

Um comentário

  1. Achei muito útil suas dicas. Sou separado e moro sozinho em uma chácara e não tenho menor jeito com cozinha e organização. Mas com essas informações, agora vou colocar as coisas em seu devido lugar. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>