Como Guardar Massa de Vidraceiro?

Quando surge a necessidade de trocar o vidro de uma janela é essencial dar o acabamento com massa de vidraceiro. Porém, nem todo mundo conhece os truques para usar esse produto no máximo da sua potencialidade e como armazenar assertivamente as sobras dessa massa. Pensando nisso reunimos uma série de dicas úteis para que você se torne um especialista no uso da massa de vidraceiro.

Dicas de Como Usar Massa de Vidraceiro

Escolhendo a Massa Correta

O tipo de massa de vidraceiro deve ser escolhida de acordo com o material da janela que terá o vidro trocado. No caso de uma janela com caixilhos de madeira a recomendação é dar preferência para massa convencional a base de óleo de linhaça. Já quando a janela em questão possui caixilhos de metal a dica é usar massa acrílica (esse tipo de massa também pode ser usado para caixilhos de madeira).

Removendo a Massa Antiga

Uma das tarefas que exigirá maior concentração na hora de trocar um vidro é remover a massa antiga usando para isso uma espátula. Encontre um jeito seguro de remover os pregos ou as molas que estejam sendo usadas para segurar o vidro antigo. Antes de aplicar a nova massa você deverá limpar o rebaixo usando uma escova e aplique um primário.

Utilizando a Massa de Vidraceiro

Com a remoção da antiga massa de vidraceiro chegará o momento de utilizar a nova. Comece amassando o produto até perceber que ele chegou a uma textura macia e com boa maleabilidade. Essa massa deverá então ser comprimida no rebaixo do caixilho. O vidro deverá então ser aplicado com boa pressão dele contra a massa. Para completar a fixação do novo vidro utilize pregos do tipo sem cabeça usando um formão.

No caso de caixilhos de metal deverão ser introduzidas molas. Os pregos deverão ser posicionados com uma distância de 25 cm e se sobressaindo 5 mm do caixilho. A massa deve ser aplicada na parte anterior do vidro, para um acabamento bem feito use uma espátula para alisar.

No caso de ter excessos você poderá usar uma faca para removê-los. Para melhorar a aderência da massa ao vidro passe um pincel umedecido sobre ela. Aguarde duas semanas antes de pintar, esse tempo é importante para que a passa possa secar.

Limpando a Espátula de Aplicação

Para aqueles que querem remover a sujeira deixada por restos de massa de vidraceiro na espátula usada para alisar a dica é simples, mergulhe o objeto em água para que a massa se solte.

Mantendo as Mãos Livres de Massa

Outra dica interessante é molhar as mãos para impedir que a massa de vidraceiro grude nelas durante a aplicação do produto na fixação do vidro.

O Que Fazer com a Massa que Sobrou?

Se você acabou retirando mais massa de vidraceiro do que precisava da embalagem e não quer desperdiçar o material a dica é guarda-la num pote com tampa de rosca, como o de maionese, por exemplo. O vidro deverá ser enchido de água para garantir a maleabilidade da massa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *