?> Como Evitar Infiltrações e Goteiras | Imóveis Cultura Mix

Como Evitar Infiltrações e Goteiras

Goteiras e infiltrações são um dos problemas mais comuns em residências, e incomodam bastante. A parede fica manchada, pode surgir mofo e seu revestimento caro pode necessitar de reparos mais caros ainda. Sem contar nos transtornos de ter uma goteira no meio da casa, não é mesmo?

Mas infelizmente são problemas comuns. A boa notícia é que goteiras e infiltrações podem ser resolvidos facilmente e também prevenidos com uma boa manutenção da casa, com dicas simples para qualquer um seguir. Confira.

Telhado De Telha? Suba e Observe.

Telhas são vantajosas como revestimento de teto por diversos motivos. São baratas, fáceis de aplicar e de trocar, bastando apenas uma escada e algumas telhas novas Mas quando quebram ou são movidas de lugar, causam goteiras e vazamentos no teto (se este for rebocado), por isso é importante uma manutenção e bem antes do período de chuvas.

Uma técnica comum é resolver o problema depois de o notar. Quando a chuva começar, ela vai denunciar onde há telhas rachadas ou movidas. É comum gatos e até mesmo pássaros moverem as telhas de lugar durante a noite, causando pequenas fendas que são responsáveis pela infiltração. Quando a chuva começar a cair, você nota o problema, sobe e faz a troca.

Ou você pode investir nos dias de sol. Pegue uma escada, suba e procure por supostas telhas quebradas ou movidas. Você nem precisa investir em um empreiteiro para isso.

Telhado De Telha? Suba e Observe.

Telhado De Telha? Suba e Observe.

Chumbe Telhas Brasilite

Telhas do tipo brasilite são de ótima fixação, mas são leves e por isso podem ser movidas facilmente. Demoram a quebrar, mas podem quebrar com relativa facilidade, por isso é indicado chumbar, ou seja, fixar com cimento a telha no teto. É bem simples de fazer e bem em conta, por isso é uma ótima forma de manter os vazamentos sobre controle.

O cuidado deve existir apenas na hora de chumbar, alinhando as telhas em suas posições devidas e evitando o vazamento de verdade. Caso haja sobras, você terá um problema de infiltração no teto mais complicado de resolver, pois terá que remover o chumbamento para consertar a posição da telha.

Chumbe Telhas Brasilite

Chumbe Telhas Brasilite

Limpe As Calhas Ao Redor Da Casa

As calhas correspondem a uma sugestão de caminho colocada na queda de água do telhado para que o líquido possa fluir e não fique empoçado, causando vazamentos. Quando entupidas, as calhas causam transbordamento, e a água pode se reunir em torno de sua fundação. Retire todas as folhas e detritos que sobraram do inverno, e em seguida, instale protetores de folhas e extensores para a água fluir melhor. A limpeza deve ser ao menos anual.

Faça Uma Caída De Água Para Frente, e Não Para Perto Da Parede

Na hora de nivelar o piso, certifique-se de que o solo circundante de sua casa lançará a água para longe da casa em uma inclinação de pelo menos 2 mm, para que a água escoe em direção a seu quintal, não à sua parede. Basta adicionar o solo um pouco de desnivelamento sensível e pequeno mesmo para solucionar o problema e evitar infiltrações na parede nos períodos de chuva.

Cuidado Com Plantas De Raízes Profundas

Elas buscam espaço no seu desenvolvimento, abrem o solo e causam infiltrações que podem parar na sua casa, dependendo da queda do piso e se há porão, por exemplo. O ideal é se informar antes de plantar uma árvore em seu jardim sobre o seu desenvolvimento.

As árvores de sombra com raízes agressivas, como jambo e coqueiros, devem ser plantadas com pelo menos 20 metros de sua casa para proteger a sua fundação. As espécies de plantas menores, necessitam de apenas 10 metros de distância.

Observe As Passagens De Luz Em Suas Telhas

Tetos de telha dão sinais claros de que uma goteira virá por ai quando há um feixe de luz passando. Se a luz passa, a água também passa, por isso feche todas as fendas encontradas durante o dia. Este conserto pode ser feito no verão bem facilmente, apenas movendo as telhas.

Cuidado Com o Gesso

Gesso é ótimo para vedar água, mas ele cede fácil com infiltrações. Por isso dê uma olhadinha sempre, passando a mão. Se ele estiver úmido, há um vazamento entre o telhado comum e telhado de gesso que precisa ser revisto. Se não for tratado, tanta umidade pode fazer o teto desabar mesmo.

Observe Fendas De Passagem De Chuva

Não deve haver espaço para a água da chuva penetrar na sua parede em dias de inverno, por isso observe qualquer passagem inexistente que faça a água empossar e precisar da parede para ser eliminada. Para resolver o problema, construa calhas e observe a passagem da água em cada cantinho.

Use Pisos Impermeabilizantes

Isso ajuda a evitar que a água seja absorvida pelo piso e cause infiltrações. São bom exemplos em coberturas de apartamentos e primeiro andar de casa. Um piso com alta absorção de água, como a cerâmica, vai causar goteiras e infiltrações no andar de baixo. Uma dica é a aplicação do porcelanato como revestimento de piso e varandas, ótimo para deixar a água passar sem qualquer absorção e altamente durável, bem como oferecendo um lindo acabamento a baixo custo.

Observe o Encanamento

Se você mora no térreo e há goteiras no teto, possivelmente o problema não é seu, mas sim do apartamento de cima. Pode ser um cano quebrado, rompido ou apenas rachado, causando o acúmulo de água tão intenso que anda causando o vazamento. Para estes casos, o mais indicado é procurar a causa no apartamento de cima, pois pode ser necessário buscar ajuda profissional e trocar os canos.

Encanamento antigo é bem comum de apresentar vazamentos que se transformam em goteiras. Para tais casos, um profissional qualificado deve ser acionado, evitando assim o acúmulo de água por um longo tempo e nem erros na mudança por mãos amadoras. Um vazamento ignorado em um apartamento pode danificar seriamente a estrutura do imóvel abaixo, causando até sedimento do teto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *