?> Como Descobrir Vazamentos De Água? | Imóveis Cultura Mix

Como Descobrir Vazamentos De Água?

O orçamento está em dia quando de repente chega à surpresa, ou seja, a conta de água está nas alturas. Ao começar a investigar entre todos os integrantes da casa ninguém afirma ter abusado no consumo para solucionar algum tipo de problema. Aos poucos surge a constatação, ou seja, existe sério vazamento de água na residência.

Como Descobrir Vazamentos De Água?

Como Descobrir Vazamentos De Água?

Interessante notar que quanto maior a casa mais chances existem de acontecer problemas de vazamento, principalmente se o sistema de encanamento não foi substituído ao longo prazo. A manutenção pode sair cara, porém mais barata se comparada com os preços gastos para fazer a substituição por causa do excesso de furos existentes no cano.

Na maioria dos casos a linha de água que corre em sua casa é “medida” para prestação de contas e efeitos de faturação. Um vazamento na linha pode ser caro. Mesmo os pequenos furos no sistema são encontrados com técnicas simples. Quando a conta está muito alta existem sérias chances de existirem problemas do gênero.

Tanques De Água Quente

Verifique a válvula de pressão no tanque de água quente. Às vezes, ela está sondada diretamente para o esgoto e pode estar vazando sem o seu conhecimento. Quem não pode remover o tubo de drenagem para verificar o vazamento deve procurar ouvir o som sibilante – sinal típico de que a água está vazando.

Tanques De Água Quente

Tanques De Água Quente

Dicas Básicas Para Descobrir Vazamentos De Água Em Casa

  1. Se prepare para reparar! Verifique se há vazamentos nos vasos sanitários removendo a tampa do tanque e ouvindo de perto. Se você ouvir qualquer assobio, tente localizar de onde está vindo. Ao localizar a área do vazamento faça avaliação e determine se pode corrigir. Caso não possa chame um encanador com urgência. Quanto maior o tempo entupido mais chances existem do problema ficar crítico.
  2. Caso não haja nada perceptível, adicione um pouco de corante alimentar e coloque duas de gotas no tanque. Aguarde alguns minutos. Se tiver coloração na tigela existe vazamento na parte inferior do tanque que está permitindo a água vazar. Neste ponto, faça como na primeira dica, ou seja, observe se pode concertar e em caso de diagnóstico negativo problemas e chame o especialista. Existindo maior número de mais vá em frente e repita o processo com cada banheiro para se certificar de que você não tem mais do que um problema.
  3. Use o contador de água. Se os banheiros estiverem sem problemas verifique a linha de execução do medidor da casa. Ao saber que existe desligamento da válvula pela casa, desligue temporariamente e remova a tampa para observar o disco em cima do medidor. Após desligar a válvula observe o medidor, se ainda estiver transformando se pode considerado que o vazamento está entre o contador e a casa.
  4. Olhe para os sinais de vazamento. Áreas lamacentas ou gramas que estão crescendo muito mais rápido do que outras áreas podem representar indícios consideráveis. Ao ver um sinal óbvio, chame o encanador ou avalie se pode fazer o reparo.
  5. Verifique o chuveiro, que tem reparação bastante simples.
  6. Se você tem uma piscina, é importante verificar indícios de vazamento dentro dela.

Reconhecimento Do Vazamento

Em muitos casos pode ser difícil localizar o vazamento. Nem todos podem ser localizados, principalmente entre as pessoas que não estão acostumadas com o posicionamento de encanamento.

Importante ter em mente de que mesmo os pequenos vazamentos da casa se somam em litros de água desperdiçados e centenas de reais gastos por ano na conta. Infelizmente vazamentos nem sempre são óbvios. Eles podem demorar longos anos para serem notados. É possível economizar um pouco de dinheiro com testes básicos antes de chamar os profissionais.

  1. Desligue todos os equipamentos e se certifique que nenhum aparelho utiliza água em execução.
  2. Verifique o medidor de água que registra o fluxo. Se o indicador (seta vermelha) estiver girando significa que há vazamento em algum lugar da casa.
  3. Faça a verificação das torneiras de pias e banheiras. Normalmente, os vazamentos do bico são detectáveis. Mas também pode trazer vazamento ao ligar e desligar cabos ou conexões soltas. Aperte os acessórios soltos e observe a existência do vazamento. Acessórios são muitas vezes causados por arruela de borracha solta ou deteriorada.
  4. Verifique o vaso sanitário deixando de lado algumas gotas de corante alimentar no tanque. Depois de dez minutos, se o corante mostra-se na bacia, o banheiro está vazando. Vasos sanitários são fontes comuns de vazamentos.
  5. Verifique as linhas de abastecimento de água em aparelhos. Às vezes a poça de água está no chão na frente do aparelho, ou escondido por baixo. Se encontrar umidade, protuberâncias ou deterioração da linha de alimentação, então existe diagnóstico positivo para vazamento.
  6. Se suspeitar que o vazamento possa estar vindo do aquecedor de água, chame um especialista. Não coloque uma chave de fenda porque existem riscos de cruzar os fios do tanque.

Detectando Vazamento De Água

Um vazamento de água implicaria em excesso de fluindo para fora que prejudica não apenas o orçamento mensal como também o abastecimento em consequência do desperdício. No entanto, ao ser cuidadoso no check out até mesmo os pequenos vazamentos podem ser encontrados. É possível economizar muito tempo, dinheiro e dores de cabeça.

O tanque de água quente é a primeira coisa que deve ser observada. A válvula de alívio de pressão deve ser verificada, e até mesmo o som de assobio, no sentido de ajudar na identificação do menor vazamento.

As instalações sanitárias possuem fáceis verificações. A tampa tem que ser removida para localizar o som dos pequenos vazamentos representa atividade simples de ser exercida. Caso contrário se faz necessário solicitar o serviço do encanador de confiança.

Se não há vazamento nos banheiros, tente e confira toda a linha a partir do medidor de água da casa. Pode haver uma piscina em algum lugar ou uma parte da grama no jardim. Verifique o medidor completamente, fechando a válvula para a casa e procurando perceber se ainda está em execução.

Atenção! Em caso de dúvidas não arrisque! Solicite o serviço de encanadores renomados no mercado.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *