?> Comece Pelo Teto: Medida Ajuda a Evitar Respingos nas Paredes – Decoração e Como Pintar | Imóveis Cultura Mix

Comece Pelo Teto: Medida Ajuda a Evitar Respingos nas Paredes

Pintar você mesmo as paredes de sua casa pode ser uma atividade prática, além de econômica. Escolhida a cor do ambiente e comprados todos os materiais necessários, surge a dúvida: “Por onde começar?”

Em geral, se recomenda começar a pintar a partir do teto, passando em seguida para as paredes (sempre de cima para baixo, evitando respingos na parte já pintada); portas e janelas. Deixe para pintar o rodapé somente no final, pois a pintura cobrirá os respingos que se formarem.

pintando o teto-1

Comece Pelo Teto

É muito importante que você faça um certo procedimento antes de começar a pintar. É preciso comprar fita crepe para aplicar tiras abaixo do teto, bem na junção das paredes. Assim que a tinta secar, retire-as da parede e aplique novas fitas crepe no teto, próximo aos cantos. Esse cuidado evita eventuais borras de tinta.

Na hora de pintar, sempre faça uso de tinta pura, sem estar diluída ou misturada. Dessa forma, a tinta não escorre e você terá um acabamento melhor, gastando menos produto. Além disso, é importante escolher o rolo certo para a pintura, que dependerá do tipo de produto que você decidiu aplicar no ambiente.

No caso da tinta acrílica ou PVA, o melhor rolo é o de lã de carneiro com pelo baixo. Verniz, tinta à óleo ou esmaltes devem ser aplicados com rolos feitos de espuma sintética. Se você pretende deixar sua parede texturizada, deverá usar nesses casos rolos de borracha ou de espuma rígida.

Dicas para Evitar Respingos

Importante lembrar que também se deve escolher com cuidado os pincéis menores, que servem para pintar detalhes e locais menores. Pincéis com cerdas escuras são indicados para tintas com fórmula à base de solventes, como o verniz, tinta à óleo e esmaltes. Já os pincéis com cerdas grisalhas são destinados ao uso em tintas à base de água.

Se você pretende pintar o teto com tinta de propriedades de secagem rápida, é preciso pintar o local todo de uma só vez, sem parar. Se o seu rolo não conseguir chegar até o teto, é possível emendá-lo com um cabo de extensão. Dessa forma, você não irá precisar ficar usando escadas toda hora, tendo de mudar de local a todo instante. Com isso, o trabalho será feito de uma maneira mais rápida e muito menos cansativa.

Para que sua pintura fique perfeita, é preciso retirar todos os objetos pendurados, além de ficar atento quanto às precauções na rede elétrica, como por exemplo, desligar a energia do cômodo e isolar as zonas de eletricidade.

Se o teto contar com buracos, fendas ou alguma falha, antes de pintar é preciso usar massa reparadora para deixar a superfície uniforme. Além disso, ela deve estar seca, limpa, sem bolores ou gorduras.

pintando o teto-3

Dicas de Como Pintar o Teto


Em geral, se recomenda limpar a superfície antes de pintar, o que pode ser feito através de uma lavagem, sendo preciso aguardar secar bem por alguns dias. Também se pode passar um pano para remover eventuais poeiras que podem grudar na tinta e estragar o seu trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *