Colchas Pintadas: Compre ou Pinte a Sua com as Nossas Dicas

O artesanato está super na moda quando o assunto é decoração. Quando ele é fruto de reciclagem, é ainda melhor. A mistura peças de design e artesanato dá super certo, decoradores profissionais já mostraram que é possível e que é chique promover esse encontro. Claro, que tudo depende do equilíbrio entre peças tão diferentes, como detalhes tão particulares, mas é possível.

E não é possível falar em artesanato e decoração, sem pensar em colchas e outras peças de enxoval, que podem ser enfeitadas com técnicas como bordado, pintura, entre outras. Neste artigo, vamos falar sobre as colchas pintadas e o quanto elas podem valorizar a decoração do quarto. Claro que estamos fazendo referências aos modelos pintados à mão. São os mais chiques e os verdadeiramente artesanais.

Conheça as principais técnicas de pintura em tecidos que servem para decorar colchas

A pintura em tecido é um dos tipos de artesanatos mais populares, mas não porque se trata de uma técnica simples, pelo contrário. Atualmente, são usados vários tipos de pintura, como aquela com o pano molhado ou com uso de papel para criar “manchas” na estampa. Porém, a mais popular e mais indicada para decorar uma colcha é a “tradicional”.

Uma das coisas que devem ser levadas em consideração antes de pintar uma colcha, é o tipo de tecido que deverá ser pintado, assim como qual a tinta é adequada. Aliás, as tintas não são mais um problema, são fabricadas nos mais diversos tipos e podem ser um bom truque para criar efeitos especiais.

Imagem de Amostra do You Tube

Um segundo ponto importante para qualquer pintura e no caso da colcha, ainda mais, é o desenho, que claro, deve ser escolhido com antecedência. Coloque a colcha sobre a cama e marque os pontos que dão mais destaque para o desenho, o que vai ficar onde. É preciso que a distribuição da estampa esteja em harmonia com a posição da colcha sobre a cama.

Para quem não é um grande sucesso no desenho, mas adora pintar e resolver fazer a própria colcha, uma solução é comprar desenhos, vendidos em lojas especializadas e depois passá-los para o tecido. É simples e a figura sairá perfeita.

Se o problema não é só o desenho, mas a mão que não é tão firme para pintura e acaba deixando escapar aqueles traços fora do contorno do desenho, também existe uma solução. São desenhos feitos em papel duro como quebra-cabeça. Você os coloca sobre o tecido e vai retirando parte por parte, pinta dentro dela e se borrar o papel não tem problema, um pano úmido o deixará limpinho de novo.

Flor pintada a mão

Flor pintada a mão

Dicas de pintura para criar a própria colcha

Os melhores tecidos para pintar são: 100% algodão, lona, brim, sarja, linho, tricoline, popeline, entre outros. Não use jamais, tecido 100% sintético, como o poliéster, por exemplo. Outra dica importante, um tecido engomado deve ser lavado primeiro, antes de ser iniciada a pintura.

Falando de pincéis, se o tecido escolhido for opaco, dê preferência para o modelo amarelo e com cerdas duras. Já para tecidos transparentes, os de cabo vermelho ou marrom, que possuem cerdas mais suaves, são melhores.

Imagem de Amostra do You Tube

Durante a pintura, tenha sempre um copo com água e mais de um pincel, para não perder tempo lavando quando precisar trocar de cor. Quando terminar, não se esqueça de lavá-los com muita água corrente, de preferência use um creme de cabelo para deixá-los de molho e não endurecer as cerdas. Depois retire o creme, enxágue e seque bem.

Para evitar sujar uma parte da colcha que está sendo pintada, mantenha tintas e pincéis em uma mesa separada daquele em que você está usando para pintar.

Nunca use caneta para fazer contornos e desenhos, use sempre lápis e atenção à escolha das tintas. Aquelas próprias para tecidos opacos, como a sarja, precisam ser diluídas na água, em um frasco de 250 ml é necessário colocar 75 ml de água (30%). Já para as tintas especiais para tecidos transparentes, como a seda, a tinta deve ser diluída com 50% de água.

Para quem prefere comprar uma colcha pintada pronta

As colchas pintadas que podem ser encontradas em grande quantidade em lojas que vendem peças de enxoval, se não todas, na sua grande maioria são estampadas com o uso de máquinas especiais. Podem ser lindas, mas perdem parte do valor porque não são artesanais, em compensação, têm preços mais econômicos.

Se você não está querendo tentar pintar a própria colcha, mas está procurando um objeto original e artesanal, será um pouquinho mais complicado. Normalmente, as peças artesanais podem ser compradas diretamente com pessoas que trabalham em casa e fazem sob encomenda. O que é ótimo, porque você terá a oportunidade de escolher o que quer e ter uma colcha pintada com exclusividade.

Claro, que um objeto artesanal tem o seu preço, não se esqueça de levar em consideração o trabalho de quem fez o produto.

Uma boa maneira de encontrar ofertas de colchas pintadas é procurando na internet. Mas, antes de fechar negócio certifique-se de que está tudo certo com quem oferece o produto, se é uma pessoa de confiança.

Como usar uma colcha pintada na decoração dos quartos

Antes de escolher cores e estampas da sua colcha, não se esqueça de levar em consideração a decoração do quarto. Cortinas, tapetes, móveis e objetos de decoração, é preciso encontrar harmonia entre eles para que tudo fique perfeito. O que não quer dizer repetir a mesma cor em tudo. Há muito tempo, decoração com cores iguais deixou de ser a regra básica. Nos dias de hoje, é preciso ousar encontrando harmonia entre objetos, formas e claro, entre as cores.

A sua colcha pintada pode ser o objeto de destaque na decoração do seu quarto. Imagine que você escolheu cores escuras para cortina e tapete, assim como os móveis são de madeira em tonalidade bem fechada, neste caso, a colcha pode ser a alegria do ambiente. Digamos que tapetes e cortinas são no tom verde musgo, a cama poderá ser coberta com verde em tonalidades mais claras ou laranja, que combina muito.

No quarto da criançada é possível soltar a imaginação. Quanto mais alegria e cor, melhor. E as crianças acabam se divertindo até mesmo com as estampas da colcha. Deixe que o seu filho te conte o que ele mais gosta, que tipo de desenho ele gostaria de ter sobre a cama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>