?> Modelos de Escadas | Imóveis Cultura Mix

Modelos de Escadas Para Sobrados

Alguns Modelos de Escadas e Sua Melhor Opção Para Cada Construção

A escada tem uma função muito específica: permitir que o morador vá para cima ou para baixo. Falando assim, parece fácil. Mas há tantas variáveis na escolha desse item da casa material, tipo de degrau, guarda-corpo, medidas que a escada acabam sendo um estresse a mais na obra como se fossem poucos.

Os modelos de escadas residenciais que separamos são para você escolher qual combina com sua casa ou sobrado. Quando você está construindo muitas ideias podem ajudar a deixar sua imóvel ainda mais bonita. As escadas internas podem ser de concerto, madeira, granito ou alumínio quando em imóveis comerciais. Também podem ter modelos caracóis, retas ou circulares. Tudo são escolhas que podem ser feitas junto ao seu engenheiro ou arquiteto no momento de sua obra.

Os modelos de escadas residenciais mais usadas são as retas por tomarem menos metragem da obra, porém as circulares estão super modernas também e deixam o seu imóvel com um grande diferencial. O corrimão e para peito também é importante, materiais como alumínio, inox, vidro, madeira são os mais utilizados. Procure um modelo que combine com o estilo de sua construção, moderno, rústico, contemporâneo e assim por diante.

As escadas residências mais modernas são aquelas que usam granito o revestimento e também com tem degraus separados entre si se o chamado espelho do degrau. O uso de corrimões de inox ou de vidro também valorizam muito a beleza de sua escada e são opções super modernas para sua deixar sua obra com um alto padrão. Escadas residências de concreto circulares são grande desafio para a construção procure um bom profissional para projetar e outro para executar este projeto. Os modelos de escadas mais usados não de fácil execução, escadas retas em sobrados são boas opções pela economia de metragem. Capriche o revestimento e com certeza terá um lindo resultado.

O projeto de uma escada é sempre feito em função do tipo do imóvel e da sua utilização. Assim, uma escada em uma escola infantil deve ter características diferentes das de uma escada em uma casa de praia, por exemplo. Em um local público, como um restaurante, não se deve adotar os mesmos critérios de dimensionamento para a escada principal utilizada pelos clientes e para a escada de serviço que acessa um depósito. Dessa forma, é responsabilidade do autor do projeto especificar itens como: largura, inclinação, dimensões dos degraus, posicionamento no ambiente, tipo e material dos corrimãos, entre outros, levando em conta, sempre, o usuário final da escada.

http://www.youtube.com/watch?v=wLHPUGamxm8

Os projetos dependem de inúmeras variáveis, dentre elas o tipo de escada, os materiais utilizados, o tamanho, o local da instalação e o acabamento entre outras coisas. Mas, segundo a empresa Só Escadas, é possível construir escadas a partir de R$3 mil.
As principais estruturas são as de aço, madeira, ferro e concreto. Sendo que a de aço inoxidável é a mais cara e a de concreto, a mais barata. Existem também algumas que são uma mistura de vidro, granito, mármore, madeira e borracha.

Os degraus podem ser revestidos com mármore, granito, madeira, vidro etc. A escada pode ser pintada com látex, tinta acrílica, resina acrílica para concreto e outras tintas, de acordo com o ambiente onde estiver instalada. Uma faixa de ergonomia possível e recomendável é altura de um degrau para o outro de 17 a 19 cm (espelho da escada). A largura acima de 80 cm é considerada bem confortável. E a largura da pisada indicada é a partir de 25 cm.

Retas em “L” ou em “U”:

Escadas retas, quando divididas em trechos, podem assumir outras formas. Na linguagem coloquial de construtores são chamadas escadas em “L” ou em “U”. Essa denominação se refere ao formato que a escada tem quando vista em planta (de cima para baixo).

Assim, uma escada em “L”, nada mais é do que uma escada reta que interrompe sua subida com um patamar ou degraus em leque e reinicia em outro sentido formando a letra “L”. O mesmo se aplica para escadas em “U”. O formato mais comum de escada em “U” tem um trecho reto de seis ou sete degraus, um patamar com o dobro da largura da escada e um novo trecho igual no sentido contrário ao primeiro.

Circulares:

É o formato mais suntuoso e impactante. Suas linhas e curvas, quando bem desenhadas, a transformam em uma escultura flutuante. Fica ainda mais interessante quando se pode observá-la à distância e enxergar todo o conjunto. Em função dessas características, ela é invariavelmente especificada para locais amplos e com grande visibilidade, como lobby de hotéis, recepções de empresas e residências de alto padrão, entre outros.

Caracol:

As escadas caracol tiveram seu uso muito difundido em função da economia de espaço que proporcionam. A falta de critério em alguns projetos e a economia de espaço sem limites levaram a exageros. Muitas escadas sem dimensões mínimas para o usuário se movimentar foram fabricadas. Para algumas pessoas, a imagem de insegurança e desconforto está relacionada ao tipo da escada, mas, na verdade, qualquer escada pode ficar perigosa e desconfortável quando o projeto não é bom.

O diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 m e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 m. Esse diâmetro de escada normalmente é instalado em um local de acesso esporádico, por onde não existe a necessidade de transportar volumes. Com mais espaço disponível e a necessidade de ter um acesso melhor ao pavimento superior, o diâmetro do caracol pode e deve ser aumentado.

O vão necessário para instalação de uma escada caracol pode ser circular ou quadrado. A escada será sempre cerca de 10 centímetros menor que o espaço recortado na laje. Assim, um imóvel que tenha um vão de 150 x 150 cm receberá uma escada de diâmetro externo de 140 cm. Essa diferença é necessária para criar um espaço para passagem de mão quando o corrimão tangencia as paredes inferiores ou a espessura da laje.

Posts Relacionados

Saiba mais cobre os tipos de escadas para casa e escolha o modelo ideal para a sua. Veja dicas de decoração de escadas e dê um toque especial para esse canto que é muitas vezes esquecido. Para finalizar, veja como escolher o corrimão ideal, que una beleza e segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber se tem como me mandar um folheto com preços.
    De preferência modelo L.As mais baratas!!!
    Grata.

    Evanilda 10 de janeiro de 2014 22:14
  • gostaria de receber os modelos de escadas em L e preços

    Anderson 12 de novembro de 2015 10:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *