Massa de Vidraceiro – Tempo de Secagem

A massa de vidraceiro é um produto utilizado para a vedação do vidro da janela com o batente de madeira criando uma perfeita assimilação entre ambos. A secagem completa pode levar de 5 a 15 dias, contudo, há algumas maneiras de acelerar o processo de cura do produto sem prejudicar a qualidade do resultado final. Garantir que o processo de secagem transcorra bem é essencial para não ter que refazer a aplicação.

Dicas Para Acelerar o Tempo de Secagem da Massa de Vidraceiro

Como mencionamos acima o tempo de secagem da massa de vidraceiro é de até 15 dias, porém, pode ser acelerado com algumas dicas práticas. Continue lendo e verifique quais são as possibilidades para ter um resultado melhor no uso da massa de vidraceiro.

Use um Composto de Secagem

Boa parte dos empreiteiros profissionais opta pelo uso de composto de secagem especialmente formulado para massa de vidraceiro para que seus projetos tenham uma secagem mais assertiva. Há muitas marcas que oferecem tanto a massa quanto o composto já compatíveis. Os produtos podem ser adquiridos em lojas de ferragens e material de construção.

Massa de Vidraceiro Marca Linhal

Massa de Vidraceiro Marca Linhal

O composto de secagem é um produto formulado para auxiliar na secagem da massa sem alterar suas propriedades ou comprometer os resultados. Siga as instruções da embalagem, quando usado num lugar quente e seco contribui para reduzir pela metade a secagem.

Massa de Látex Over Oil

Alguns especialistas preferem utilizar a massa de vidro para látex ao invés da massa convencional com óleo de linhaça. O tempo de cura da massa de látex é menor pelo fato de que ela é feita a base d’água. Sendo usada nas condições certas o seu tempo de cura é de só três dias.

Textura de Massa de Vidraceiro

Textura de Massa de Vidraceiro

Uso de Amassadeira Extravitrificada

Antes de aplicar é necessário trabalhar a amassadeira numa consistência suave. A massa de vidro deverá ser amassada durante alguns minutos para que se torne um pouco mais rígida e assim mais fácil de ser utilizada. Ao amassar um pouco mais será possível acessar alguns óleos do produto de maneira a tornar a sua secagem mais rápida.

Ambientação da Secagem

O local em que as janelas estarão localizadas será um fator preponderante para o tempo necessário para a secagem. Janelas que estão expostas ao calor e ao sol secam bem mais rápido do que aquelas que estão em áreas sombreadas. Lugares com umidade elevada também contribuem para aumentar o tempo de secagem da massa de vidraceiro. Quem puder deixar as suas janelas num local ideal antes de instalar deve fazê-lo.

No entanto, tenha em mente que não é bom que a massa de vidraceiro seque muito rapidamente, pois isso pode fazer com que ela se quebre com facilidade forçando uma refação. Nem muito devagar e nem muito rápido é o ideal para que a sua janela seja instalada com a massa de vidraceiro.

Secador de Cabelo

O aparelho pode ser usado para ajudar no processo de secagem sem, contudo, acelerá-lo completamente. De maneira geral o secador fará com que se crie uma camada externa seca que poderá receber uma demão de tinta. O método deve ser utilizado com moderação para que não acabe secando a massa muito rápido, lembre-se que isso pode gerar a sua quebra e acarretar em refação. A camada de tinta funcionará como uma proteção.

Secador de Cabelo

Secador de Cabelo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *