Massa De Vidraceiro Estraga Pintura?

Massa de Vidraceiro

A massa de vidraceiro é um item que conta com diversas funcionalidades, e seu modo de aplicação muda para cada uma delas. É importante ter em mente que existem componentes diferentes que devem ser escolhidos conforme a situação utilizada, e existem também modos para retirá-la de modo mais fácil.

Porém, antes das dicas, é interessante saber o que realmente é a massa de vidraceiro e qual sua finalidade original. Esse produto na maioria das vezes é vendido na forma de um pó, que depois de comprado é dissolvido em água, formando uma massa mais consistente e homogênea e aplicada no local desejada. De maneira geral, a massa de vidraceiro é utilizada no área de engenharia civil ou arquitetura, principalmente em construções ou reformas.

A massa é utilizada para prender vidros – como o próprio nome já sugere – mas também para isolar ou tapar algumas fendas, nivelar construções, entre outras coisas. A massa é tão versátil, principalmente por ter tantas boas características, como boa elasticidade e alta capacidade de enchimento. Outra função que utilizada de modo alternativo é para limpar lataria de carros, se comparando com o material Clay Bar, mas isso será tratado mais a baixo.

Massa De Vidraceiro Marca Linhal

Massa De Vidraceiro Marca Linhal

Nas janelas, portas, ou em outros casos de fixação, a massa de vidraceiro serve para dar acabamento nos locais onde o vidro foi aplicado. Nas janelas de madeira, por exemplo, as massas mais utilizadas são aquelas que possuem em sua base o óleo de linhaça. Já nas janelas de metal, a massa acrílica é mais indicada para o uso.

A aplicação desse tipo de massa é muito fácil, e deve ser feita inicialmente misturando o pó com a água e depois modelando a massa com as mãos, de modo a comprimi-la e grudá-la no local desejado no enquadramento da janela, possuindo uma espessura que varia entre três e seis milímetros.

Para que haja uma fixação ainda mais forte, pode optar-se por colocar pregos bem pressionados no local desejado. É importante que todo o vidro seja coberto e nivelado, e para isso pode se contar com o auxilio de uma ferramenta específica, ou até mesmo uma espátula comum. É necessário que não se esqueça de fazer o procedimento dos dois lados do vidro, e depois tirar todo o excesso de produto, podendo ser utilizada novamente a espátula. Um pano úmido também pode ser de muita serventia, principalmente para ajudar na fixação correta. Para que haja a secagem completa é fundamental que se espere pelo menos duas semanas (quinze dias).

Existem algumas situações que se torna necessário fazer a retirada de uma massa e colocar outra no local,  e isso pode ser um pouco difícil, principalmente se houver pregos no local (aqueles que ajudariam ainda mais na fixação). Por isso, a retirada é uma tarefa mais complicada do que se parece, e a exposição ao tempo e o passar dos anos também contribuem para que o material fique mais duro.

Preparando Massa De Vidraceiro

Preparando Massa De Vidraceiro

Para retirar a massa de maneira mais eficiente, é a esquentando. Isso faz com que ela fique mais maleável, e a retirada fica bem mais fácil do que o tradicional. Já os pregos (caso existam), devem ser retirados com a força bruta mesmo, utilizando um alicate, uma chave de fenda ou algum outro instrumento do tipo.

As principais dicas para a remoção da massa de vidraceiro são o uso de luvas, para que se possa remover o máximo possível de material com a espátula, evitando possíveis acidentes. Após isso é preciso utilizar pistolas de calor, que para pessoas que não são especializadas , pode ser substituídas por um secador de cabelos com alta potência . O ideal é que se faça movimentos circulares, fazendo assim com que haja amolecimento na região. O único problema é que o secador concentra menos calor do que uma pistola de calor, por isso ele as vezes não pode funcionar.

Após o aquecimento a massa deve ser retirada com cuidado, evitando queimaduras. Provavelmente ela irá sair com uma facilidade, na qual só passar a espátula já é suficiente para a remoção. Caso o aquecimento não resulte em nada, pode ser tomada outra atitude, como fazer pressão nas bordas da massa, visando facilitar o trabalho também.

Uma outra técnica utilizada para a remoção da massa é a utilização de uma ferramenta chamada formão, porém, é mais interessante que isso seja feito por um profissional, já que ela demanda movimentos leves, porém fortes, para que remova a massa sem quebrar ou danificar o vidro.

Massa De Vidraceiro Estraga Pintura?

Massa De Vidraceiro Estraga Pintura?

Massa de Vidraceiro Estraga Pintura?

Como já foi dito acima, existem alguns usos não muito convencionais da massa de vidraceiro, e uma delas é a como um descontaminador de pinturas de automóveis. Então isso deixa claro que não, a massa de vidraceiro não estraga a pintura, desde que utilizada da maneira correta. Muito pelo contrário, na maioria das vezes ela deixa a pintura ainda mais bonita e viva, eliminando impurezas que aderiram na lataria dos carros pelos mais diversos motivos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *