Como Colocar Vidro em Porta de Madeira com Massa?

O uso de vidro em porta de madeira está cada vez mais difundido como uma das principais tendências da decoração moderna e para quem pensa que é difícil fazer essa aplicação sozinho vai gostar de ler o passo a passo que listaremos a seguir. Além disso, também daremos dicas a respeito de quais tipos de vidro escolher para cumprir cada função. Há uma grande variedade de opções de vidros a sua disposição e saber qual é o mais indicado para cada cômodo e necessidade é crucial. Pronto para instalar seus próprios vidros?

Tipos de Vidro para Instalar em Porta de Madeira

A seguir vamos explicar quais são as características de cada tipo de vidro para instalar em porta de madeira e também em janelas de diferentes cômodos da sua casa.

Vidro Transparente

Vidro que possui bom índice de transparência sendo liso e incolor, possui espessura homogênea e uniforme. Pode ser usado tanto em ambientes mais simples como nos mais elegantes. Esse tipo de vidro permite que se veja através dele, sendo assim tenha cuidado para utilizá-lo numa porta caso você deseje um pouco mais de privacidade.

Vidro Transparente

Vidro Transparente

Vidro Canelado / Ártico / Ártico Colorido / Mini-boreal

Esses tipos de vidro se caracterizam por serem translúcidos com aparência lisa na parte da frente e adição de ranhuras na parte de trás. Possui textura leve, translucidez e luminosidade uniformes. Os ambientes que tem adição desses vidros se tornam mais confortáveis e agradáveis. É uma boa opção para portas e janelas de madeira, alumínio ou ferro porque permitem visualizar os objetos internos, mas com certo grau de borrão. Oferece mais privacidade.

Vidro Canelado

Vidro Canelado

Vidro Fumê

Consiste num tipo de vidro liso, com transparência e tonalidade cinza-escuro. Essas características são obtidas nos vidros por meio da adição de minerais a massa dos vidros impressos. Uma das faces desse vidro é impressa por um cilindro de maneira que fica mais transparente ou translúcido.

Vidro Fumê

Vidro Fumê

Dicas Para Escolher o Vidro Ideal Para a Porta de Madeira

O primeiro ponto a ser considerado na hora de escolher o vidro para a porta de madeira é o quanto de luz se quer que entre no ambiente e quanto está disponível pela posição do cômodo em relação ao sol. Tendo definido isso é possível determinar o nível de transparência que se quer bem como o tipo de vidro. A espessura do vidro deve ser determinada observando a intensidade dos ventos que o atingirão.

Se você observar com atenção perceberá que em muitos prédios há diferença de espessura entre os vidros dos andares mais baixos em relação aos mais altos. Trata-se de um cuidado para que ventos mais fortes não acabem prejudicando e até rachando os vidros de janelas ou portas. Por fim tenha certeza de que o vidro adquirido está no tamanho correto para o espaço em que será aplicado sem que ultrapasse as bordas.

Materiais e Ferramentas de Instalação de Vidro

A colocação de vidros em portas e janelas não é uma tarefa difícil e nem exige o uso de materiais muito complexos, contudo, fique atento para o uso de óculos e luvas para se proteger de eventuais lascas de vidro que podem se soltar e causar machucados graves.

O Que Você Irá Precisar:

  • Luvas de proteção (devem cobrir até os seus pulsos)
  • Massa de vidraceiro ou silicone
  • Lixa ou espátula
  • Fita adesiva
  • Óculos de proteção

Como Instalar com Massa de Vidraceiro?

  1. Passo – Vista as luvas e use fita adesiva para torna-las melhor fixadas evitando assim que se o vidro despedaçar possa te machucar.
  2. Passo – A massa de vidraceiro já vem pronta para ser usada, pegue uma quantidade pequena da mesma e modele-a usando as mãos para deixá-la mais maleável. Uma boa dica é deixar a massa embrulhada um tempo em jornal para que possa eliminar o óleo.
  3. Passo – Depois que a massa estiver praticamente seca e com boa flexibilidade você deverá adicionar uma camada da mesma com o formato alongado de um lápis no local em que pretende encaixar o vidro. É importante que seja bem espremido para evitar que o vidro mantenha contato com o alumínio ou madeira, o que pode fazer com que fique trincado ou quebre.
  4. Passo – Em seguida encaixe o vidro fazendo leve pressão contra a moldura para que seja mais fácil que a massa se espalhe na parte traseira. Tenha cuidado para pressionar somente as laterais e não o centro.
  5. Passo – Remova então o excesso de massa concentrada na parte interna do vidro.
  6. Passo – Misture um pouco de água a massa de vidraceiro para que ela não grude nas mãos. Aplique na parte externa da janela para criar uma camada, use uma espátula para alisar de maneira que possa empurrar essa camada para as extremidades do vidro. Se perceber que a espátula prendeu molhe com um pouco de água que ela já solta.
  7. Passo – Limpe usando um pano seco.

Como Instalar com Silicone?

  1. Passo – Inicie limpando a área adequadamente e usando fita crepe para a delimitação. Faça um corte reto no bico da bisnaga de silicone.
  2. Passo – A aplicação deverá ser no sentido contrário da saída do silicone. Dê o acabamento com uma espátula antes que seque.

Gostou de aprender como colocar vidro em porta de madeira com massa?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *