Dicas Para Renovar a Pintura Da Casa

Em alguns momentos bate uma vontade daquelas de renovar a casa. Não sabemos por onde começar e nem mesmo exatamente o que queremos fazer, a única certeza é a vontade de mudar, dar um ar mais novo para casa. Nem sempre o nosso desejo é sem fundamento, quando as paredes começam a ficar muito marcadas ou sujas, é mesmo uma necessidade. Aliás, pintar as paredes da casa é sempre um excelente modo de renová-la.

Dicas Para Renovar a Pintura Da Casa

Dicas Para Renovar a Pintura Da Casa

Para não desperdiçar tempo e dinheiro, quando você decide que será o responsável pela pintura da casa, é preciso ficar por dentro de algumas técnicas. Pintar paredes também é uma arte e alguns detalhes fazem uma grande diferença no resultado. Porém, garantimos, não tem nenhum mistério e todo mundo pode fazer.

Tenha em consideração que o tipo de superfície da parede é determinante para a escolha dos produtos, levando-se em conta, qual o efeito que você quer dar a ela. Também é muito importante o tipo de preparação que você vai dar para parede antes de pintá-la, isso evitará num futuro próximo, bolhas ou descascados.

Veja algumas dicas que preparamos para você! Com elas, o seu trabalho ficará mais fácil e o resultado muito melhor!

Materiais

Não, não serve qualquer material, além da tinta o resto dos objetos que serão necessários devem ser escolhidos bem. Veja o que será preciso e alguns detalhes que devem ser levados em consideração:

Materiais

Materiais

  • Rolo de espuma: opção para quem vai usar esmaltes, tinta óleo ou vernizes.
  • Rolo de lã: ótima opção para quem vai aplicar tintas acrílicas ou PVA.
  • Rolo de espuma rígida: faz um excelente trabalho de efeito em textura.
  • O rolo deverá ser usado em paredes grandes e nos tetos.
  • Pincéis com cerdas escuras: são para trabalhar com tintas a base de solvente.
  • Pincéis com cerdas grisalhas: são para trabalhar com tintas a base de água.
  • Os pincéis são essenciais para os acabamentos e para aqueles cantinhos mais difíceis de chegar.
  • Desempenadeiras de aço: deve ser usado quando é necessário aplicar massa em grandes partes.
  • Espátulas de aço: também servem para aplicar massa em grandes ambientes.

Conserve o Material Usado Na Pintura

Nunca se sabe se será preciso ou você terá vontade de pintar novamente as paredes, então, evite desperdício. Os objetos que foram usados uma vez poderão ser usados de novo, basta conservá-los da maneira correta.

  • Para limpar os materiais que tiveram contato com tintas a base de solvente, esmalte, verniz e tinta óleo é necessário primeiro tirar o excesso com uma folha de jornal e depois lavar raz ou thinner.
  • Para limpar os materiais que tiveram contato com a tinta a base de água, lave-os com água e sabão.

Prevenindo Problemas Da Pintura Das Paredes

Você sabe o que é eflorescência? São umas manchinhas esbranquiçadas que aparecem nas paredes logo depois de pintadas. Elas surgem, quando você não espera secar bem o produto usado para receber a tinta.

As bolhas também são muito comuns em uma pintura de quem não está acostumado a fazer esse tipo de trabalho. Para evitá-las, um truque simples é aquele de eliminar totalmente a poeira deixada pelo lixamento da massa corrida e também, diluir bem a tinta. Uma outra coisa que pode causar essas bolhas é o uso de massa corrida de qualidade inferior.

Como Calcular a Quantidade De Tinta Para Renovar a Pintura Da Casa

Você já sabe que deve escolher a tinta certa para cada ambiente, e para não desperdiçar, é melhor comprar a quantidade necessário, fazendo um cálculo. Para isso, é possível contar com a ajuda do site www.solventex.com.br, entre no tópico “Cálculo de Rendimento” . Se você fornecer exatamente os dados para o programa, vai saber a quantidade certa de tinta que será necessária para renovar a pintura da casa.

Veja Como Renovar a Pintura Da Casa, Aprendendo Passo a Passo Como Pintar As Paredes

  1. Antes de inciar a renovação da pintura da sua casa, adote medidas de proteção, principalmente da mobília. Isole todos os espaços do chão e cubra os móveis que estiverem perto da parede que será pintada. Não esqueça de cobrir com fita adesiva os rodapés, as tomadas, as molduras das portas e janelas. Você pode usar plástico ou jornal par cobrir os móveis e o chão.
  2. Casa protegida, é hora de preparar a superfície para receber a tinta. Controle toda a parede e confirme se o reboco está liso e seco. Cubra buracos com massa corrida e não esqueça de lixar depois.
  3. Para que a superfície esteja pronta para receber a tinta é necessário esperar pelo menos 2 horas, para que seque a massa corrida. Depois desse tempo você pode passar uma lixa fina e não esqueça de finalizar tirando o pó com um pano seco ou vassoura.
  4. Tudo pronto e você já vai ter escolhido qual a cor será usada para renovar a pintura da casa. A tinta acrílica é uma das que possui maior número de tonalidades, que vão de fosca a semi brilhosas. O tempo de espera para que a tinta seque e você passe uma segunda camada, vai depender do que está escrito no rótulo. Existem tintas que não levam mais de 3 horas para secar e o melhor, não deixam cheiro nenhum.
  5. Pintura terminada é a hora de fazer os retoques, nos cantinhos, no teto, em volta das portas e das janelas. Nessa parte do trabalho não esqueça de usar o pincel. Os profissionais costumam dizer que são necessárias, na maioria dos casos, 3 demãos de tinta nessa fase da pintura.
  6. Se você quer uma dica de qual a ordem usar para renovar a pintura: faça teto, parede, as portas (quando necessário), janelas e deixe o rodapé por último. Já sobre as cores, inicie pela mais suave e depois vá acrescentando os tons mais fortes.
  7. Não se esqueça que basta pintar uma única parede de um ambiente, com uma cor diferente das demais, para renovar a casa. É uma técnica que não sai de moda nunca e dá um toque moderno, sem falar que pode ser um truque para incrementar a decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *