Como Decorar a Sacada de um Apartamento

Na próxima vez que passar por um prédio, dê uma boa olhada para cima. Não são bacanas as sacadas decoradas? Tornam o espaço diferenciado, com personalidade. Ele também pode ser um local bem funcional, em especial se você tem uma bela vista para o mar e sua cidade. Para ter o direito de convidar seus amigos para admirar a paisagem, invista em uma boa decoração do espaço.

Para que Serve a sua Sacada de Apartamento?

Definindo um uso, você pode dar um norte ao seu projeto criado sem a ajuda de um arquiteto. A forma como você pretende usar o espaço diz muito sobre quais objetos procurar, onde procurar e qual o estilo a ser usado no ambiente.

Mesmo sendo de frente para a sala de estar, a decoração de sacada não precisa ter uma ligação direta com ela. Este ambiente pode ser totalmente independente de estilo, mas pode também seguir a uniformidade. Exemplo: se você usar móveis antigos no melhor vintage em sua sala, pode acompanhar o mesmo em sua sacada. Se usar uma decoração indiana, também pode usar o mesmo na sacada. Mas podem ser completamente diferentes.

Um Reduto Para Chamar de Seu

Um espaço para relaxamento é uma proposta para se decorar sacadas, e bem bacana porque é um espaço com luz e ventilação natural. De dia, dispensa o uso de luzes elétricas e à noite, uma pequena fonte é o suficiente, um pouco mais forte se haverá leitura no espaço.

Para relaxar, você pode deixar armadores de rede e colocar poltronas confortáveis. Pode ainda fazer uso de cadeiras mais extensas e com encosto fofo para suportar várias horas de leitura e com estilo. Uma mesa é uma boa dica para apoiar sucos e lanches se seu período em sua zona de conforto for longo.

O ambiente pode ficar ainda mais relaxante com alguns vasos de plantas. Evite usar muitas coisas para decorar, pois um ambiente super lotado causa desconforto visual, tensionando o humor das pessoas. ‘Menos’, quando se fala neste estilo, é crucial.

Nas cores, prefira tons já conhecidos por suas propriedades calmantes, como o rosa claro, o branco, verde, azul e lilás. Tudo depende da cor de sua rede e seus estofados relaxantes também.

Um Pequeno Jardim

Por que não? Tem luz natural, ventilação e ainda uma área para as plantas levarem uma chuva ao menos de leve se for aberta e coberta parcialmente. Mesmo com regagem, a sacada de um apartamento é o melhor lugar da casa para começar a sua decoração independente.

Você pode colocar vasos de plantas ou jardineiras onde desejar. Pode usar o chão para  isso e circular toda a sua sacada, ou ainda fazer pequenas prateleiras em toda uma parede ou embaixo da sacada de fato para colocar pequenos vasos de plantas.

E por que não criar um mural como pequena horta? Muitos decoradores com espaço limitado precisam de apenas uma parede para ter sua pequena horta. Você pode usar vasos pequenos ou jardineiras e ainda criar verduras e legumes para consumo próprio. Quer maior garantia de produtos de qualidade que essa?

Nas cores, invista em plantas com a mesma tonalidade e paredes claras. Mas a combinação exótica funciona muito bem com este estilo. Exemplo: uma parede azul com plantas amarelas, vermelhas e violetas.

Decoração Metalizada é Moderna e Elegante

O metal anda entrando cada vez mais em decorações de apartamentos, e são uma ótima pedida para sacadas. Se você curte o estilo, pode investir em cadeiras, mesas e banquetas de alumínio com vidro e ter uma decoração moderna e durável. O alumínio pode durar seguramente mais de 20 anos e sem qualquer dano! Pode levar chuva e sol tranquilamente, por isso é um ótimo material para portas de garagens.

Conjuntos com quatro cadeiras e mesa com este material são ótimos para locais mais quentes, pois o alumínio não esquenta mesmo que a temperatura ambiente esteja alta. Combinam com uma decoração mais limpa, por isso evite muitos vasos de plantas e objetos pendurados na parede. Invista em luminárias modernas para combinar e outros acessórios funcionais, nada ‘apenas por estar lá’.

Com as cores, o alumínio é bacana porque combina com tudo! Tudo mesmo! Cores escuras como vinho e preto? Tudo bem! Azul céu também! Fica apenas de acordo com a sua preferência, então.

Madeira: Rústico e Fácil de Usar

Móveis em madeira para uma sacada de apartamento tem suas vantagens. Se o espaço é todo coberto e chuva não é um problema, você terá uma decoração rústica, fácil de complementar e com muito charme. Basta investir em bancos com três lugares para lembrar em um jardim ou no bom conjuntinho para receber visitas e apreciar a mesma bela vista que você possui.

O bacana da madeira é que o material combina bastante com decoração campestre, por isso é uma ótima dica para quem deseja uma decoração clássica. A madeira também combina bastante com uma rede, sendo por isso ótima para investir em redes coloridas para quebrar a seriedade do projeto.

Nas cores, mais uma vez a madeira sai na frente: ela combina com tudo. Mas o material rústico pede cores, como tijolos aparentes na combinação tom sobre tom, com cores campestres como verde musgo e vermelho carmim ou semelhantes. O branco deixa a decoração apática demais, sem muito estilo e personalidade.

Um Espaço Para Artesãos

Por que não? Você tem luz natural, uma boa visualização do mundo e ótima para te inspirar e ainda ventilação agradável. Muitos pintores podem apreciar este espaço, bem como costureiros. Deixe um pequeno armário à mostra e invista em uma tela com furos bem pequenos ou de metal para garantir que nada saia voando.

Coloque uma mesa e cadeiras se tiver espaço para as pessoas conversarem com você enquanto você trabalha. Também invista em um sistema de luz bacana se quiser trabalhar à noite, mas não é muito indicado dependendo de sua cidade, pelo clima frio. Mas em cidades quentes, será o local mais fresco da casa!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apartamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *