Construir Varanda Em Apartamento

Hoje as varandas são um ambiente social predominante de um domicílio, pois ajuda na iluminação e também na ventilação do apartamento, portanto contribui com o bem estar, com a tranqüilidade e com o aconchego do interior de um apartamento, especialmente naqueles lugares onde é muito quente (clima tropical) como no Brasil.

Varandas Se Tornaram Item Obrigatório

Na hora de escolher um imóvel para morar, procuramos aqueles que têm áreas abertas, acesso ao ar livre, porém esse é um problema, pois os prédios antigos não têm esse espaço, por causa da antiga legislação que não permitia a construção de varandas, hoje a maioria dos edifícios já são planejados com espaço para varanda, e esse espaço se torna um ambiente para o convívio da família. As varandas são como os “quintais” das casas.

A valorização desse ambiente é progressiva em apartamentos de todos os tamanhos. As construtoras já disponibilizam projetos de apartamentos com varandas maiores e mais versáteis, de acordo com as necessidades do morador e de sua família. 

A Funcionalidade Das Varandas

As varandas podem se transformar em vários ambientes como: um jardim, a ampliação da sala, um espaço gourmet, uma sala de leitura, enfim, a decoração fica a cargo do morador do apartamento. Em muitos apartamentos, a varanda se torna o centro do domicilio, necessitando um projeto de ambientação adequado para torná-la  mais charmosa e funcional.

Hoje em dia todo mundo quer uma varanda, e construir varandas em prédios antigos é possível sim! Basta usar a técnica do RETROFIT (retro, do latim, movimentar-se para trás e fit, do inglês, ajuste), que ajuda a modernizar o imóvel, sem alterar a estrutura principal, revitalizando antigos prédios, aumentando sua vida útil, além de preservar nosso patrimônio arquitetônico e o histórico, atendendo às exigências de mercado, sem esquecer claro, que acaba valorizando o imóvel diante dos corretores.

A maioria desses projetos de varandas é direcionada para os prédios da década de 70, 80 por isso a construção precisa ser adequada à obra antiga, segundo arquitetos o ideal é usar estruturas metálicas independentes que são montadas independentes do prédio e suas ligações com o prédio é bem pequeno, mas como qualquer reforma, essa obra precisa ser bem planejada, ela não vai afetar a estrutura principal do seu edifício.

Faça uma analise técnica no prédio, lembre-se de se certificar de que seu prédio vai agüentar a sobrecarga, identifique problemas estruturais causados pela ação do tempo, as infiltrações e qualquer problema que possa atrapalhar a construção da sua varanda. Aproveite esse momento e veja se não é necessário mudar as antigas tubulações, podendo até individualizar os sistemas hidráulicos, ou seja, essa obra é ótima para fazer uma varredura e verificar se há algum problema mais sério com a estrutura do prédio. 

Novos Projetos Trazem a Modernização

Alguns condomínios já estão investindo nesse projeto, alem de ampliar o espaço também vai valorizar o imóvel, para isso é preciso a aprovação da prefeitura, mas primeiro é necessário que todos os condôminos estejam de acordo com a obra.

Saiba que a procura por projetos de arquitetura para construir varandas vem aumentando, mas é muito importante que você procure profissionais que tenham experiência e também tenham qualificação para garantir total segurança no projeto.

Se o retrofit for planejado e executado conforme as regras, você preservará o seu edifício, além de modernizá-lo vai diminuir os gastos com a manutenção, os condôminos também podem prover o prédio com mais segurança com o conforto das tecnologias dentro das possibilidades dos condôminos ou do investidor. E o principal, o seu apartamento se valorizará no mercado imobiliário.

Entre os projetos mais pedidos usando a técnica do retrofit estão as mudanças de fachadas, a melhoria da instalação elétrica e hidráulica,  a colocação de sistema de segurança, a circulação, os elevadores, e também a proteção contra incêndios,por isso essa reforma vai proporcionar aos condôminos uma melhor estrutura no condomínio e vai rejuvenescer o prédio em torno de 15 a 20 anos. 

Como Fazer a Obra?

Porém existem obras que podem apresentar complicações administrativas, como 100% de adesão dos condôminos, vai ser preciso consultar as antigas plantas do prédio, pedir a aprovação da prefeitura, também a adequação ao plano diretor da cidade e o aumento das taxas do condomínio, afinal a modernidade chega e os custos também aumentam.

Segundo arquitetos também podemos criar uma varanda aproveitando uma parte de um cômodo do imóvel. Os custos serão menores, pois teremos menos gastos com a obra, no entanto esta varanda ficaria para dentro do prédio e assim não afeta a estética de todo o prédio.

Já sabemos que as varandas hoje em dia deixaram de ser aquele espaço menosprezado, um lugar para guardar bicicletas, varais, vasos de plantas, depósitos de materiais, elas se tornaram um ambiente de destaque, essencial para o convívio da família, de lazer e relaxamento.

Quando a família tem crianças pequenas a varanda é um ótimo ambiente para colocar aqueles brinquedos maiores, uns móveis como mesa e cadeira para as atividades mais descontraídas da família. Se na família temos adolescentes ou mais adultos podemos transformar a varanda num espaço gourmet, assim o ambiente acaba sendo usado para eventos mais sociais de toda família.

Ou seja, você pode perceber que ter uma varanda em seu apartamento só trará benefícios para você e para a sua família, se for feito conforme as regras, por isso não se esqueça de procurar um profissional responsável, também não pode se esquecer de ir a prefeitura, procurar os documentos necessários, além de fazer a atualização desses documentos, você também deve entrar em contato com todos os condôminos do prédio, a obra só pode ser feita com a autorização de todos, e claro com a divisão dos gastos, afinal se a melhoria é em todo o prédio, os custos deve ser dividido entre todos por igual.

Depois de todos esses cuidados e do período da obra, você e seus vizinhos irão poder desfrutar de uma varanda nova e todos os seus benefícios. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apartamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *