?> Mitos E Verdades Sobre Os Eletrodomésticos | Imóveis Cultura Mix

Mitos e Verdades Sobre os Eletrodomésticos

Nós brasileiros, na sua grande maioria, estamos sempre disponíveis para dar conselhos sobre tudo, até mesmo do que não sabemos, ou melhor, pensamos que sabemos por que nos foi dito por outra pessoa. Com esse “disse me disse” é muito comum que surjam mitos, mas como saber se é uma verdade ou um mito.

Nem mesmo o uso dos eletrodomésticos se salva dessas “observações”. Mas, nem tudo é verdade. Veja como usar melhor os seus eletrodomésticos e livre-se dos mitos!

Vamos Começar Falando das Geladeiras

1- Não se deve colocar roupas para secar atrás da geladeira. (verdade)

Esse hábito de colocar roupas para secar atrás da geladeira é bem comum, principalmente, pelas pessoas mais velhas e usando os modelos do eletrodoméstico mais antigo. As grades ficam quentes porque servem para retirar o calor de dentro do aparelho e quando uma roupa é colocada sobre elas, elas não conseguem dissiparar esse calor. O resultado é uma diminuição na capacidade de resfriar da geladeira e diminui o  tempo de “vida” do motor. Para piorar, isso significa um aumento no gasto de energia.

2- Não se deve abrir a geladeira várias vezes durante o dia.(verdade)

Cada vez que a geladeira é aberta o frio está saindo e o calor entrando. Para trabalhar normalmente e com eficência é necessário que a geladeira tenha ar frio na parte interna. Se a porta da geladeira for aberta muitas vezes e se for deixada por muito tempo aberta, o resfriamento é comprometido e significa ainda, um aumento na conta de luz.

3- Ovos guardados no congelador estão sujeitos à salmonela. (mito)

Não é verdade. Os germes não consegue penetrar nos ovos, mesmo que eles estejam na porta da geladeira que sofre mais diretamente com abre e fecha. 

4- Os alimentos quando guardados na geladeira quentes, podem estragar o aparelho. (verdade)

Para funcionar bem a geladeira deve ser mantida fria e quando se colocar um alimento quente dentro dela, obriga o compressor fazer mais força, para manter a temperatura ideal.

5- A parede não pode ser encostada em outros móveis e nem na parede. (verdade)

Toda geladeira deve ser mantida afastada por todos os lados dos móveis ou outros eletrodomésticos qu estejam ao seu redor. Verifique a distância sugerida pelo fabricante.

6- A geladeira não deve ser ligada imediatamente depois de ser transportada. (verdade)

O óleo lubrificante que fica dentro do motor e serve para manter o bom funcionamento do aparelho, com a movimentação, pode acabar entrando dentro dos dutos de gás refrigerante, gerando desgaste ao aparelho.

Quando a geladeira é transportada na posição vertical, isso tem menos probabilidade de acontecer.

7- Usar o secador de cabelo para acelar o degelo é perigoso. (mito)

Você pode usar o secador para “apressar’ o degelo sem problemas, desde que faça isso observando alguns cuidados, como estar de sapatos com sola de borracha e não pisar no molhado. 

Sobre Máquinas de Lavar e de Secar

1- Posso usar a máquina com a quantidade de roupas que couber. (mito)

Você não pode usar o cesto da máquina de lavar  colocando o quanto quiser de roupas, deve respeita a quantidade de quilos descrita pelo fabricante. Superar o limite indicado, significa ter a roupa suja da mesma maneira que entrou e um consumo maior de energia.

2- Devo aumentar a quantidade de sabão por que a roupa está muito suja. (mito)

As programações da máquina devem ser seguidas. Sabão e amaciante devem ser usados na quantidade indicada pelo fabricante.

3- Máquinas modernas lavam sem estragar qualquer tipo de roupa. (mito)

Se a máquina não tiver uma funçaõ específica para roupas delicadas, as peças também poderão estragar durante a lavagem. É muito importante ler o manual de instruções antes de começar a u sar o eletrodoméstico.

4- As secadoras devem passar também por uma manutenção de limpeza. (verdade)

Sim, os fiapos das roupas também ficam no aparelho e devem ser retirados. A melhor maneira de fazer isso é usando um aspirador de pó. Assim como é necessário verificar a inspeção no cano exaustor. Além disso, no caso de secadoras que ficam no chão, é neessário aspirar o lugar que elas ficam, a cada fim de uso. 

Sobre Micro-ondas e Ar Condicionado: Descubra Mitos e Verdades

1- Não devemos esquentar água no micro-ondas, pois é perigoso. (verdade)

A água que foi aquecida no micro-ondas, mesmo chegando a 100 graus, não formará bolhas. Quando se coloca, nesta água, alguma coisa para dissolver, pode ser que essas bolhas se formem e essa formação faça que o líquido quente espirre para todos os lados.

2- Não devo usar a faca para limpar os cantinhos do micro-ondas. (verdade)

Você pode acabar comprometendo a segurança interna do aparelho, com a faca, sem nem perceber. Também pode causar danos a pintura e em consequência, gerar faíscas quando ele estiver em pleno uso.

3- Fica muito tempo exposto em um ambiente com ar-condicionado pode nos deixar gripados. (mito)

As mucosas podem ser afestas pela diminuição de umidade que o aparelho produz, porém, não causa resfriados. Também pode, quando o ar condicionado não foi limpo adequadamente, causar alergias por causa de bactérias e fungos que se acumularam nele.

4- O ar condicionado deve passar por manutenção. (verdade)

As instruções da limpeza do filtro devem ser seguidas como está escrito no manual. 

Mitos e Verdades Sobre Fogão – Forno – Cooktop

1- Todos eletrodomésticos em inox não enferrujam nunca. (mito)

O material é mais resistente que o metal, quanto a isso não se existem dúvidas, mas usando determinados produtos sobre o inox, ele também fica sujeito ao ferrugem.

2- É perigoso o cooktop elétrico ficar com o queimador aceso e sem panela sobre ele. (verdade)

As panelas servem para fazer com que o calor seja gerado nas chapas elétricas, sem elas, esse circuito pode acabar danificado.

3- Se tenho um forno autolimpante, não preciso limpá-lo. (mito)

A função autolimpante, na verdade, significa que é mais fácil limpar, graças ao revestimento de esmalte e não que não é necessário 

Depurador de Ar e Coifas

1- Coifa exaustora não é a mesma coisa que coifa depuradora. (verdade)

A coifa exaustora é aquela que puxa a gordura e a fumaça da cozinha, passando por um duto e levando o ar para fora. Enquanto, o depurador, só faz filtragem do ar da cozinha. Existe também o modelo que tem as duas funções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *