?> Como Eliminar a Ferrugem | Imóveis Cultura Mix

Como Eliminar a Ferrugem

Uma das coisas que mais irritam as donas de casa é encontrar ferrugem, seja nas roupas, nos móveis, nos eletrodomésticos ou em qualquer parte da casa. Porém se engana quem pensa que a ferrugem é descaso ou desleixo da dona de casa, a ferrugem é algo muito comum e natural que pode acontecer em qualquer casa e com a dona de casa mais cuidadosa do mundo, mas afinal o que é a ferrugem?

Como Eliminar a Ferrugem

Como Eliminar a Ferrugem

A Ferrugem

Ferrugem é a conseqüência da ação do ferro com o oxigênio, logo que esses elementos se agregam eles formam um outro “o óxido de ferro”, neste caso a ferrugem, mas para ocorrer essa reação é necessário a ajuda de água, porém não é preciso jogar água no ferro para provocar a ferrugem, o ar da atmosfera contém umidade, conseqüentemente a ferrugem se torna presente em qualquer parte.

Assim o ferro enferruja, basta ser exposta a umidade, que ele passa a deteriorar numa corrosão contínua, como já vimos a ferrugem se forma de uma reação química do contato da água, do ar (oxigênio) com o metal (ferro) essa reação se torna ácida por conta da sujeira e também da poeira, mas podemos proteger o ferro da ferrugem com medidas preventivas.

A Ferrugem

A Ferrugem

Como Evitar a Ferrugem

Para evitar que as áreas de ferro não fiquem enferrujadas, pinte-as, pois a tinta protege o metal do contato com a água e com o ar, pinte tudo não deixe nem um risco senão puder ser pintado passe uma camada de lubrificante ou de óleo, você também pode colocar nos armários de metal “pequeno” cristais de sílica – gel, para proteger da umidade.

Mas você já tem ferrugem em casa? Não se desespere veja dicas a seguir de como você pode retirar a ferrugem.

Retirando a Ferrugem

Se for uma camada fina você pode eliminá-la esfregando a superfície do objeto de metal com uma lixa fina, se tiver muita ferrugem passe uma escova de arame que pode ser adaptada numa furadeira elétrica, tirando toda crosta. Após retirar todo o revestimento de ferrugem, passe em toda superfície um neutralizador para ferrugem  e depois passe uma tinta esmalte ou utilize tinta galvanizada ou tinta de zinco assim você vai evitar a formação de mais ferrugem.

Você também pode utilizar uma tinta esmalte anti-ferrugem, para isso você precisa retirar toda ferrugem que esta solta depois passe a tinta esmalte em cima do metal, aplique rápido, pois a tinta seca rápido.

Se o metal for pintado você precisa retirar toda tinta, deixando o metal descoberto, retire toda ferrugem, pois ela pode se espalhar e a tinta ficar trincada.

Tem pontos em que a ferrugem deixa uma superfície manchada (como uma parede ou um teto), para consertar você precisa pintar o local com uma sub-capa a base de alumínio que é impermeável, tirando o contato da mancha com a nova pintura.

Se a ferrugem desgastou o metal, para consertar você precisa retirar a crosta de ferrugem que estão soltas, depois complete as cavidades com uma massa feita de resina epóxi, feche os buracos pequenos com uma tela de fibra de vidro, mas se o buraco for grande utilize uma rede de zinco, é fácil fazer essa manutenção nas superfícies de ferro, basta colar a tela ou a rede com uma pequena porção de massa epóxi, em seguida complete com a massa cobrindo toda a tela ou a rede, deixe endurecer e depois passe uma lixa umedecida, limpe o metal e depois pinte normalmente.

Encontramos varias dicas para remover a ferrugem em varias situações, como tirar ferrugem de uma roupa, de um carro, de uma panela, dos móveis, nas plantas, pode usar dicas ecológicas sem precisar usar produtos químicos, veja a seguir:

Podemos utilizar o suco do limão para qualquer tipo de limpeza e também para retirar a ferrugem, corte o limão e passe na mancha que você deseja remover, você também pode colocar sal em cima do sumo do limão para retirar manchas em uma roupa ou salpique o sal e o limão em objetos enferrujados deixe assentar de um dia para o outro, depois é só lavar.

Você também pode utilizar essa mistura de sal e suco de limão no carro e nas panelas, eles vão ficar com mais brilho. Você também pode usar o lima para tirar as manchas de ferrugem faça o mesmo processo do limão.

O bicarbonato de sódio é um ótimo produto de limpeza (natural). A ferrugem se desfaz mais rápido com a ajuda do bicarbonato de sódio, você pode passar uma pasta feita com o bicarbonato de sódio misturado com um pouco de água nas manchas de ferrugem, distribua a pasta por toda superfície manchada e deixe o bicarbonato agir por alguns minutos depois é só retirar com água ou com um pano úmido.

Podemos usar o vinagre branco para remover a ferrugem, basta passar um pano umedecido com vinagre sobre a mancha de ferrugem, depois passe uma lixa para remover a ferrugem, você também pode acrescentar sal ao vinagre, assim você terá o mesmo efeito da lixa, depois é só lavar. Se o objeto for pequeno deixe mergulhado em vinagre de um dia para o outro em uma vasilha, assim será eliminada toda a ferrugem, depois é só lavar e secar normalmente.

Muitas vezes deixamos objetos de ferro ao ar livre, no jardim, como: móveis, ferramentas, com o tempo a ferrugem vai aparecer às peças de metal vão se estragar se tornaram feias, mas você pode prevenir a ferrugem e se seu objeto já estiver enferrujado podemos limpá-lo devolvendo seu brilho sua beleza. Examine sua peça de metal ou de ferro, se a ferrugem já está caindo aos pedaços, você não conseguirá restaurá-lo, mas se ele estiver com muita ferrugem você deve usar uma polidora para retirar toda camada de ferrugem (superficial). Coloque a peça em uma superfície plana e firme depois pegue papel alumínio e corte em pedaços pequenos(3 cm), molhe o papel alumínio na água e passe nas partes enferrujadas  limpe com um pano velho e macio faça esse processo ate ficar limpo tirando toda ferrugem, depois é só pintar que estará novo,

Para tirar manchas de ferrugem em tecido, roupa, basta estender a peça numa superfície lisa, coloque sal sobre a mancha e pingue gotas de suco de limão, de vinagre, e deixe ate a mancha sumir, você também pode usar um removedor de ferrugem. Portanto, agora que você já sabe como retirar as manchas de ferrugem dos objetos, móveis e roupas, compre o que for preciso e retire essa mancha feia que assombra sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *