Como Reutilizar Móveis Antigos

Sem dinheiro para redecorar sua casa ou não quer investir muito? A melhor dica a fazer é aproveitar o que você já tem. Uma decoração bacana e funcional não precisa ser completamente nova. Com alguns itens já disponíveis entre seus móveis, você pode ter um espaço confortável, elegante e parecer que investiu milhares de reais quando na verdade apenas deu novos usos ao que já tinha em casa. E é mais simples de fazer do que você imagina!

Móveis Antigos

Móveis Antigos

Estantes de Livros Criativas

Você pode estar acostumado com o modelo tradicional de estante, mas tudo pode virar um bom depositante de livros. Para isso basta você ter um local para encaixar e ele ter a altura mínima para que seu livro fique de pé ou a largura ideal para acomodar o maior do seus livros: se o grande cabe, os pequenos vão ficar perfeitamente encaixados.

Diversos objetos parados em casa podem se tornar sua estante e te ajudar a guardar seus livros de estudo ou leitura. Uma boa dica são as escadas de tamanho mediana, dos modelos fixos ou que abrem e fecham. Quando de madeira, você pode pintar o item e ajustar em um cantinho de parede para guardar seus livros menos usados ou DVDs colecionáveis, por exemplo.

Uma escada aberta pode ter alguns usos bem charmosos ainda. Uma dica é colocar vasos de plantas em seu jardim, ou ainda bonecos colecionáveis e quem sabe seus CDs devidamente encaixotados em caixinhas decoradas por você mesmo. Existem diversas formas de ser criativo e sem gastar muito com a arte em escadas parada em casa. Até mesmo os modelos de ferro podem ser redecorados e ganham novos usos.

Racks que Ganham Cara Nova com uma Reforma e Novo Uso

Você tem um rack que não vai usar mais e não sabe o que fazer? Caso não avalie uma doação, que tal dá uma cara nova? Se o seu rack for relativamente alto, você poe serrar a parte interna e usar a sua estrutura básica para criar uma mesa para estudos. Pode ser ainda uma pequena cômoda para um quarto vazio ou quem sabe uma estante em um quarto de hóspedes para acoplar televisão e

Os racks mais antigos são bacanas porque costumam dispor de diversos gaveteiros, ideais para guardar pequenos objetos ou ainda se tornar a sua sapateira. Para mudar a cor do móvel, basta lixar para remover as imperfeições, para depois passar a tinta específica para móveis de sua cor desejada (acrílica) e um verniz incolor para o acabamento. Em menos de 48 horas já com o período de secagem incluso, você terá um móvel completamente novo.

Imagem de Amostra do You Tube

Mesinhas Podem ter Diversos Usos

Está com móveis novos e sobrou uma mesinha de centro de sala ou de varanda? Não jogue fora! Ela pode ter usos bem bacanas com alguma reforma. Pode se tornar mesa de brincadeira para crianças, pode ser um novo centro de apoio para a sua varanda, pode ainda ser uma linda mesa de leitura para seus filhos ou quem sabe apenas uma mesa de apoio em sua área de serviço para guardar produtos. Pintando e limpando, você pode dá outro uso a sua mesa descartada apenas porque não era da moda.

Baús que se Tornam seus Novos Espaços para Guardar Coisas

Baús antigos são descartados com facilidade em uma boa reforma na casa. Nos tempos da vovó eles eram artigos de luxo, mas hoje quase não possuem espaço por serem pesados e nada práticos. Mas são artigos lindos e na melhor moda vintage, por isso é uma boa pedida usar o modelo para guardar seus itens em excesso. Como a decoração moderna pede limpeza visual, coloque seu baú no cantinho para guardar seus livros, brinquedos infantis, roupas antigas com uso sazonal ou ainda itens que você não quer mostrar ao público, como sua bagunça particular ou revistas antigas. Coloque em um cantinho da sala com uma nova cor ou no seu quarto e vai ter um ambiente bem diferente.

Baú

Baú

Gaveteiro que Vira Rack

Gaveteiros eram itens básicos em decoração de quarto e com uma boa funcionalidade. Mas hoje em dia eles são usados no máximo em quartos de bebês, mas podem ter outros usos quando descartados. Se for um gaveteiro sem nada em cima, use como rack em um quarto ou cômoda para acoplar uma televisão e alguns outros objetos. Você pode ainda usar como uma sapateira divertida gastando pouco ou quase nada, ou quem sabe como um porta roupas de hóspede, como pequeno mimo para seus visitantes que resolverem dá uma voltinha na sua casa para um fim de semana e não querem ficar usando uma mala como porta itens.

Um gaveteiro bacana também pode se tornar uma pequena dispensa para os seus itens de limpeza se não for muito grande ou um item decorativo para guardar sua coleção de revistas, livros ou filmes. Dependendo da sua cor, você pode usar a parte de cima para exibir mais uma coleção bacana guardada em casa.

Geladeiras como Armários? Por que não?

Tudo bem que a proposta de nosso artigo é falar da relocação de móveis em uma decoração moderna. Mas e se uma geladeira ficar sem uso e você já ia jogar fora? Se não puder vender e for dos modelos antigos, os bem quadrados, pode ser uma boa pedida pensar em relocar o item para um pequeno armário. Como? Primeiro você vai precisar tirar todo o motor de sua peça e suas partes que correspondem a uma geladeira. Depois de limpar bem e remover os fios, você vai começar a enxergar um móvel bacana para a sua casa. Uma dica é pintar o item com uma cor mais moderna, um tom forte para remover qualquer sinal clássico de que havia uma geladeira por ai.

O mesmo você pode pensar em fazer com fogões, criando um tampo novo e usando a parte de baixo para guardar itens. Removendo a parte elétrica e os canos de gás, você terá um móvel pequeno e funcional.

Quando vamos montar a nossa casa sempre a primeira ideia que temos e de comprar lindos e novos móveis, não é mesmo? Acontece que nem sempre isso é possível e acabamos reutilizando aquele móvel que foi de algum parente ou amigo. Outro caso muito comum para quem é dona de casa, é a troca de móveis que acontece de vez em quando. O tempo para isso acontecer varia muito de uma pessoa para outra e algumas só se desfaz dos seus móveis quando eles realmente quebram de vez. Acontece que mesmo comprando um móvel novo para casa, aquele velho pode ser reutilizado de forma inteligente e eficiente. Isso vem ficando cada vez mais comum, não apenas visando a redução de gastos com a manutenção de uma casa, mas devido o conceito de vida social mais preocupada com o meio ambiente. Então se você se encaixa no primeiro ou no segundo grupo, vai adorar as nossas dicas. Mais abaixo você vai encontrar algumas formas de reutilizar seus móveis dentro da sua própria casa. Alguns mudarão de cor apenas e ganharão um aspecto mais novo, mantendo sua função inicial, outros se tornarão móveis totalmente diferentes e com outras finalidades dentro da sua casa.

Está Velho Mesmo?

A ideia de velho para móveis de uma casa é muito relativo. Algumas pessoas acham que uma cama, por exemplo, com mais de 2 anos de uso já está no limite para troca. Tanto por estar fora de moda como por estar provavelmente estragada. De fato isso acontece, porém a ideia de velho e estragado se diferenciam bem nesses dois casos. Muitas vezes um objeto está velho devido o seu tempo de uso mas mantém uma aparência maravilhosa, o que faz com que ele possa ser reutilizado com a mesma ou outra função, precisando apenas de umas pinceladas. Já os móveis estragados, aqueles quebrados mesmo quase sempre vão para o lixo, mas depois que observando o modelo, percebemos que ele poderia ser reutilizado para uma coisa ou outra. Então essa é a dica primordial para essa nossa conversa. Se o seu móvel quebrou e você decidiu jogar fora, primeiro analise cada uma das suas partes e veja se ele não pode ser reutilizado com uma pequena reforma, mesmo que com outra função.

A Onda Agora é Adesivo

Depois que os adesivos para móveis foram inventados, não existe mais móvel velho, inutilizado e também aquela história de pagar caro para ter uma peça exclusiva. Com alguns poucos metros de adesivo, que dependendo do modelo custa muito pouco, você pode transformar aquele sapateiro velho, por exemplo, em um porta brinquedo para suas crianças que não existe em lugar nenhum. A aplicação de alguns adesivos pode ser um pouco delicada então é indicado você testar antes um pequeno pedaço ou cobrir o seu móvel por etapas, para evitar perder o trabalho todo. Não compre também a quantidade certa de adesivo porque acidentes acontecem e você pode ficar na mão porque comprou pouco material.

Pintura

Pintar um móvel usado para reutilizá-lo é talvez a primeira saída que toda dona de casa busca. Nesse caso, existem diversas técnicas de pintura de móveis e você pode escolher aquela que mais combina com o estilo da sua casa e com você. Para pintar você pode também buscar a ajuda de um profissional caso não tenha conhecimento com a técnica. Se não quiser ou não puder gastar com esse tipo de mão de obra, dê preferência às tintas em spray porque são de fácil aplicação.

Decoupage

Essa técnica vem se popularizando cada vez mais e hoje em dia já encontramos cursos especializados em ensinar você a reaproveitar os seus móveis com decoupage. Podemos dizer que essa técnica é uma mistura de tatuagem de móveis com adesivagem. A decoupage é uma técnica muito antiga que sempre foi usada para criação de itens artesanais e que chegou às mobílias com tudo. Uma ótima ideia é desenhar com um lápis o que você desenha formar no seu móvel e depois colar os tecidos de cores diferentes obedecendo o formato dos desenhos que você fez anteriormente. O acabamento deve ser feito sempre com resina para proteger o seu trabalho e também o móvel de sujeiras comuns em ambientes domésticos.

Bebê Cresceu

Se você optou por não ter mais filhos, alguns objetos do seu bebê irão se perder depois de um tempo. Um exemplo que podemos pegar como gancho para essa ideia é o berço. Sabe aqueles modelos de berço mais retrôs, com madeira reta? Depois de perder a função real dele, esse móvel pode virar uma linda mesa de apoio que se bem reestruturada pode ser transformada em uma funcional escrivaninha. Você não vai precisar mudar nada. Basta tirar uma das laterais do berço e colocar um apoio na parte de cima, que pode ser vidro ou madeira, ficando a primeira opção muito mais estilosa. A grade onde antes ficava o colchão pode ser completada com pequenas caixas de feira e pintadas ou adesivadas para guarda materiais soltos e a parte de baixo você pode utilizar para guardar livros ou outros objetos, o importante e usar a imaginação.

Canteiros Com Gavetas

Sabe aquele móvel bem bonito que você tinha, com gavetas decoradas e cheias de estilo? Ele quebrou e você não sabe mais o que fazer? Não precisa jogar totalmente fora, você pode utilizar as gavetas do seu móvel como lindos canteiros. Nelas você pode usar plantas menores ou maiores dependendo do tamanho do compartimento. É bom salientar apenas sobre o tipo de material das gavetas, pois elas podem aquecer demais a terra e prejudicar o crescimento da sua planta.

Cestas De Feira

Sabe aquelas cestas que os feirantes utilizam para carregar frutas e verduras? Muitas delas acabam indo para o lixo e você pode compor um lindo móvel para sua casa. A ideia é agrupar essas cestas, que devem ser limpas e receber uma mão de tinta, em móveis onde uma parte foi danificada, ou aquela porta quebrou e ficou o espaço “sem função”. O segredo de qualquer decoração é ousar e usar a criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>