Área de Terreno

Uma das grandes metas do ser humano é adquirir a sua casa orópria, e esta aquisição pode acontecer de várias formas diferentes como, por exemplo, comprando um apartamento, uma casa em alvenaria, um chalé, uma casa em condomínio ou ainda através da aquisição de um terreno para posterior construção da casa dos seus sonhos. A maior vantagem de comprar terreno para construção é poder fazer a sua casa com a sua cara, do jeitinho que você quer. Mas a construção requer alguns cuidados muito importantes para que não hajam desagradáveis surpresas posteriores. Trata-se de um investimento alto e por issso mesmo deve ser muito valorizado e bem planejado.

Cálculo

O Terreno

É neste ítem que tudo começa, a escolha do terreno é o ponto de partida da uma construção e a qualidade do mesmo vai interferir positivamente na obra. O ideal é contratar profissionais da área como um arquiteto ou engenheiro para avaliar o terreno, mas algumas dicas são importantes para a economia e segurança de seu projeto. A grande movimentação de terra para a posterior construção encarece a sua obra, portanto um terreno plano é o ideal. As dimensões também são importantes, ou seja, a área de terreno deve permitir a construção de um bom imóvel. O terreno deve ser seco, plano ou com uma leve inclinação em direção à rua. Seu solo deve ser resistente para que suporte a construção.

Lote

Acesso

O acesso deve ser fácil em áreas que não estejam sujeitas à erosão. Tome cuidado com terrenos aterrados, cujos materiais possam sofrer decomposição orgânica. Encontrar um terreno em perfeitas condições e de acordo com todas estas considerações não é tarefa simples, sendo assim abaixo descrevemos mais algumas dicas na observação de aspectos importantes à sua escolha.

Área de Terreno

Outros Cuidados

Ao adquirir um lote de terreno é imprescindível identificar qual é exatamente o lote em questão de acordo com a escritura, conferir a área de terreno também é importante. A seguir verifique, junto a prefeitura local, a aprovação e liberação para construção de seu lote. Observe a situação de seu lote na quadra, messa a distância da construção mais próxima ou da esquina. Verifique a existência de toda a infra-estrutura necessária à construção como, por exemplo, energia elétrica, água e esgoto. Caso o seu terreno possua inclinação acentuada, declive, verifique a existência de vielas sanitárias nas divisas laterais ou nos fundos do terreno. Observe a existência de linhas de alta tensão nas proximidades de seu lote, bem como a posição dos postes, dos bueiros, etc. Observe também a metragem da rua e do passeio público. Pode parecer exagero, mas a observação destes detalhes com o acompanhamento de um profissional qualificado pode evitar muitos transtornos posteriores à construção de sua casa própria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Terrenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *