Compensa Reformar Um Sofá?

Atualmente, para comprar um bom sofá é necessário desembolsar um bom dinheiro. Em geral quem pensa em comprar um móvel que irá durar por anos busca por uma peça vendida em lojas específicas de móveis e não por aquelas das lojas de varejo. Porém, com o passar do tempo é natural que o assento fique afundado e o tecido desgastado.

Apesar disso em muitos casos a estrutura do sofá ainda está inteira, motivo pelo qual as peças de qualidade custam mais caro. Ao invés de gastar uma grande quantia de dinheiro na compra de um sofá novo compensa mais mandar reformar. Obviamente cada caso é um caso.

Os Sofás de Antigamente…

Quando a peça em questão foi fabricada com uma boa estrutura é muito mais interessante mandar reformar do que comprar outro. Os móveis fabricados hoje em dia não seguem o mesmo padrão de qualidade e durabilidade que os de antigamente.

Os sofás fabricados no passado se diferenciam dos móveis de hoje por serem feitos com madeiras de mais durabilidade como a peroba rosa, por exemplo, que já nem existe mais no mercado. As estruturas dos sofás são feitas com pinus atualmente, um tipo de madeira bem mais frágil e que dificilmente aguenta ser desmontada e montada novamente.

Sendo assim se o seu sofá faz parte da leva dos móveis mais antigos e apresenta boa qualidade de estrutura vale mais a pena mandar reformá-lo do que comprar um novo. Pense que tem certos tipos de móveis que você não encontra mais no mercado.

Encontre Um Profissional

Depois de decidir pela reforma do seu sofá é essencial encontrar um bom profissional para fazer essa recuperação. Lembre-se que tapeçaria é um trabalho que exige muito conhecimento e habilidade então pesquise bem. Após o término do serviço de reforma se algo não ficar bom pode ser necessário refazer, dependendo do problema pode ser que sofá não tenha recuperação.

Como é Possível Reformar os Sofás?

A primeira coisa a saber é que todas as partes do sofá podem ser trocadas, ou seja, você pode alterar itens para superficiais como tecidos, mas também partes internas como molas e espumas. Quem desejar pode até mesmo mandar aumentar ou diminuir o sofá, tudo que precisa ser feito é retirar ou acrescentar um assento a peça.

Quando o profissional tem boa experiência pode até mesmo alterar o formato do braço do sofá. Os modelos mais antigos que tem um formato mais curvo podem adquirir linhas mais retas que são aquelas mais atuais. Com uma técnica apurada é possível até mesmo remover vincos do estofado.

Quando Não Reformar

Se o sofá que está velho é um modelo comprado numa loja popular é mais fácil e barato comprar um modelo novo do que tentar consertar. Porém, até mesmo os modelos de boa estrutura podem não ser interessantes de reformar. Fique atento, se perceber que tem pó sob a madeira da peça pode ser indicativo de que tem cupim.

Pode ser que a presença de cupins não retire todas as possibilidades de reforma da peça, mas é importante que a estrutura não tenha sido abalada. Antes de mandar para a reforma você deverá fazer uma descupinização, claro que isso depois de avaliar se realmente vale a pena em relação a custo-benefício todo esse investimento.

Os Tecidos

Quando você decide dar uma cara nova para o seu sofá mudando o seu tecido precisa levar em conta muito mais do que apenas a aparência. Pense em qual o papel do sofá na sua decoração, ou seja, se ele é o destaque da sala ou tem um papel mais secundário. Se ele for o destaque vale a pena apostar num tecido estampado ou mesmo de um tom liso de mais personalidade como o vermelho, por exemplo.

Porém, se o sofá não deve chamar mais atenção que outros móveis e o restante da decoração você deve preferir tons neutros para o tecido. O sofá que tem muito uso deve ser reformado com um tecido que seja sintético ou misto. Assim é mais fácil limpar a peça. Em casas em que tem crianças pequenas é interessante escolher cores escuras para o tecido do sofá.

Observe ainda a espessura do tecido, os tecidos fininhos não precisam ser excluídos. Como são menos resistentes esses tecidos mais finos devem ser aplicados com tecidos mais grossos por baixo, um procedimento que é conhecido como dublagem. Ideia perfeita para os tecidos de seda, por exemplo.

Tecidos – Estampas e Cores

Quem está na grande dúvida de que cor escolher para combinar com a sua decoração deve ter em mente que bege e cinza ficam bem com tudo. Com as estampas é necessário ter um pouco mais de cautela, mas é possível ter ótimos resultados com mix de estampas, por exemplo.

Para combinar estampas de desenhos diferentes a dica é escolher padronagens que tenham a mesma paleta de cores. Uma dica para os ambientes que já tem muitas estampas é equilibrar escolhendo uma padronagem de listras. Também pode ser legal forrar o assento com um padrão de estampa e o encosto com outro. Um visual interessante e despojado.

Não Entre em Modismos

Assim como na moda a decoração vive de tendências novas, porém, algumas dessas tendências se mostram efêmeras de forma que depois de algum tempo passam a perder a graça. Pode ser muito mais seguro investir num modelo tradicional do que comprar uma peça com um visual que está na moda agora, mas que amanhã já se torna ultrapassado.

Quem realmente gostar de uma peça que esteja na moda e deseje muito contar com ela em sua decoração pode fazer isso, mas pense duas vezes se essa peça for o seu sofá. A decoração perfeita para a sua casa é aquela de que você gosta e que traduz um pouco do seu estilo, vale a pena dedicar parte do seu tempo para escolher as melhores peças para a sua casa.

Um bom sofá pode durar muitos anos na sua casa, além de mandar reformar tenha cuidados com a peça como, por exemplo, conservá-lo limpo e livre de cupins.

Posts Relacionados

Aproveite e veja as nossas dicas de como deixar o seu sofá novo sem gastar muito e de maneira bastante prática. É importante começar com a higienização, visite nosso artigo sobre como limpar sofá de tecido e retirar toda a sujeira e manchas. Depois é hora de ler as nossas dicas para reformar o sofá e deixá-lo como novo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu tenho uma potrona pequena e dois sofá grandes quanto eu gastaria para reforma-los,e eu mesma poderia fazer?

    sandramattos 2 de outubro de 2014 12:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *