Buffet ou Aparador: O Que Escolher?

Quando chega a hora de decorar a casa surgem dúvidas que a princípio podem parecer até um pouco bobas, mas que quando observamos a fundo percebemos que tem um grande impacto na forma como iremos usar o cômodo futuramente. Nesse artigo vamos te ajudar a fazer a escolha entre buffet ou aparador para a sua sala de jantar.

Saiba que essa é uma questão funcional já que cada tipo de móvel serve para coisas diferentes. Escolha principalmente pela funcionalidade e nem tanto por uma questão decorativa. O mais importante é que a sua casa tenha móveis que estejam adequados para te ajudar.

Buffet

Algumas pessoas tem implicância com os buffets pelo fato de que eles saíram de moda por muito tempo. Uma curiosidade é que antes os buffets eram chamados de “tajer”, depois de algum tempo relegados ao ostracismo eis que eles retornam com tudo para a decoração da sua casa.

Os buffets de agora podem ter estilo retrô, clean, moderno, exagerado enfim o estilo que mais combinar com a sua decoração como um todo. Contudo, antes de se empolgar na busca pelo seu buffet fica a dica de observar se um aparador não fica melhor para o cantinho que você tem sobrando na sala de jantar. O buffet é um móvel de grande valia para quem deseja guardar as suas louças mais sofisticadas que não tem espaço adequado na cozinha.

Aparador

Esse móvel da sala de jantar tem como principal função apoiar pratos ou travessas enquanto as pessoas fazem as suas refeições. É importante que o aparador tenha a mesma altura da mesa de jantar, se não encontrar pode optar por um pouco mais alto. Alguns modelos de aparador são feitos para serem mais altos que a mesa mesmo.

O nome aparador foi criado para se referir a um móvel que parece uma mesa, mas que é mais estreita e que serve de apoio na sala de jantar. Ressaltamos que aparador e buffet não são o mesmo móvel embora tenham a mesma função. A diferença básica entre esses dois tipos de móveis é que o buffet além do tampo para apoiar pratos e travessas também possui gavetas nas quais é possível guardar outros itens como talheres, louças e jogos americanos.

O aparador é um móvel bastante versátil em especial quando o seu tampo é de cristal permitindo que sejam apoiados pratos quentes e frios sem que sejam causados danos a superfície do mesmo.

Escolhendo o Móvel

Independente de escolher buffet ou aparador é interessante destacar que esse móvel pode ser feito do mesmo material que os outros móveis da sala de jantar ou então ser de um estilo diferente. Para o dia a dia esse móvel pode ser usado para colocar arranjos de flores ou mesmo outros tipos de arranjos decorativos, castiçais, velas e outros.

O efeito que um buffet ou aparador podem ter na sala de jantar depende da proposta que você deseja para a sua decoração. Quem deseja apenas um item funcional e de pouco destaque deve optar por uma peça com o mesmo acabamento que as demais da sala de jantar. Já quem deseja causar impacto deve optar por uma peça que se destaque do restante.

Como Escolher?

Agora que você já sabe mais sobre as duas peças já tem mais ferramentas para fazer a sua escolha. A grande pergunta que deve ser respondida é se você prefere ter mais espaço de armazenamento ou mais versatilidade para dispor o móvel?

Comparações Entre Aparadores e Buffets

Apoio Para Decoração

Os dois móveis podem ser usados como apoio para a sua decoração.

Espaço de Armazenamento

Somente o buffet tem espaço para guardar objetos como louças. O aparador tem apenas o tampo.

Porta ‘Esconde-Bagunça’

Como o buffet tem portas e gavetas pode te ajudar a esconder aquela baguncinha que eventualmente aparece bem na hora de os convidados chegarem.

Pode Ser Usado em Outros Ambientes

Nesse caso quem ganha é o aparador, pois ele como um móvel de apoio pode ser usado em outros ambientes da casa enquanto o buffet é um móvel característico da sala de jantar.

Outros Usos

Outro quesito em que o aparador sai ganhando já que ele pode facilmente ser usado como uma escrivaninha ou mesinha enquanto o buffet somente para o seu fim original.

Como Incrementar o Aparador

Se você escolheu o aparador saiba que terá várias opções de móveis. Escolha aquele que for ‘casar’ melhor com o seu ambiente. Uma dica para escolher um aparador com visual moderno é preferir aqueles transparentes, podem ser os de acrílico ou vidro. Móveis transparentes e com reflexão são perfeitos para cômodos pequenos em que se deseja criar uma ilusão de que o mesmo é mais amplo.

Que tal ainda acrescentar um superespelho a decoração do seu aparador para fazer com que os seus cômodos pareçam ainda maiores? O mais interessante é que você pode usar o seu aparador em outros ambientes. Uma peça versátil e moderna que vai te ajudar a criar uma decoração mais interessante.

Escolhendo o Buffet

Muitas pessoas acreditam que pelo fato de o buffet ser um móvel mais antigo precisa ter um visual mais pesado, mas não é bem assim. O retorno do buffet trouxe opções desse móvel mais modernas e com um estilo mais diferenciado. Você pode apostar até mesmo em móveis de cores fortes.

O mais interessante é que você pode incrementar também a decoração do espaço em que fica o seu buffet. A dica é usar peças como quadros e espelhos para completar essas peças que são mais baixinhas. Com o seu buffet é possível deixar a sua sala de jantar mais elegante, no entanto, lembramos que diferentemente do aparador não dá para usá-lo em outros cômodos e para outras funções.

Elegância

O aparador ou buffet ajudam a conferir mais elegância para a sua sala de jantar e ainda dão uma ajudinha na hora de servir as refeições para os seus convidados. Então faça a sua escolha e depois aproveite todo esse estilo para começar agora mesmo a servir melhor as pessoas que te visitam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *