Como Fazer Numeração Para Casa

Vamos aprender a fazer numeração para casa na forma de mosaico super bacana, para deixar qualquer vizinho morrendo de inveja. É bem simples e fácil de fazer, porém, requer muita atenção e capricho acompanhe o passo a passo e não tem como errar.

Além de atenção, tem que ter paciência para trabalhar com as peças menores e também precisão, para conseguir colar tudo certinho. Ao invés de pagar caro por uma numeração para casa em mosaico, faça você mesmo. Porém, tenha paciência, não se trata do tipo de trabalho que dá para fazer da noite para o dia.

Fazendo Número Para Casa: Mosaico

Vamos fazer a numeração para casa usando restos de piso, será assim o passo a passo, porém poderia ser a base de fibrocimento ou qualquer outro material que você julgue bacana.

1- Será necessário usar uma maquita para cortar a base na medida que você pretende fazer a numeração de casa. No caso maquita, porque estamos falando de piso e se trata da ferramenta ideal, porém, se muda o material, muda a ferramenta.

2- Vamos apostar em detalhes e desenhos, isso é que vai valorizá a numeração para casa que você está fazendo. Tudo muito simples não terá muita graça e o trabalho no final será praticamente o mesmo.

3- O ideal, não é uma regra, porém, para se ter boa visibilidade, é que os números tenham a medida de 30 x 30 centímetros. Menor que esse tamanho dificulta na hora de fazer os desenhos.

4- Você pode usar como referência para colocar os números a lateral inferior direita, mas também pode ser central, do outro lado, enfim, se trata de um gosto pessoal nesse quesito. Pois aqui não se trata de regra e sim de gostar mais ou menos. A grande maioria das pessoas preferem os números centralizados.

5- Você pode usar moldes para fazer os números e desenhos se preferir ou caso contrário bastar ir tirando as medidas bem direitinho. É importante marcar bem o espaço que ficarão os números entre a linhas superior e inferior. Para que a numeração de casa fique perfeita é necessário que esteja esteticamente bem distribuída na base. Tudo torto não tem a menor graça.

O molde dos números para quem não quer tirar a medida sem ajuda pode ser aquele feito no computador. Basta escolher a fonte e o tamanho e depois imprimir, feito isso, passe os números para o papel (use papel carbono) e para base.

Usando as fontes do computador da para inventar um pouquinho, já que são muitas as opções.

6- Depois que os números estiverem desenhados na base é hora de escolher como decorá-los. Pode ser fazendo motivos como flores ou arabescos ou ainda desenhos. Solte a sua imaginação e crie desenhos que sejam possíveis de realizar na montagem do mosaico.

Os números, em geral, possuem 14 centímetros de altura e 8 centímetros de largura, mas não se trata de uma medida padrão e sim do que você julga melhor.

7- Calculando mais ou menos o tamanho dos pedaços de piso, que também pode ser pedaços de azulejo, o que for mais fácil conseguir, terão comparando a largura de dois terços de uma pastilha. Assim seria um terço dela descartado e 2 terços restantes usados para o trabalho. Porém, os cortes variam de acordo com os números também. Por exemplo, quando se tem um número “1” mais reto, são necessários pedaços que tenham o formato mais para reto também. Já quando se trata de um número cheio de curvas, os pedaços podem ser mais irregulares, isso até ajudará na montagem.

8- Um erro muito comum acontece na colagem e faz com que fique difícil identificar os números. Para vê-los bem é necessário que exista praticamente espaço nenhum entre eles.

9- Para quem está fazendo mosaico pela primeira vez é mais indicado antes de sair colondo as peças, colocar tudo no lugar para verificar se está mesmo perfeito e ir organizando a arrumação, caso encontre erros. Somente depois de tudo no lugar, aí sim, você pode colocar as peças pra valer. Lembrando que para cima deve ficar o lado liso da pastilha.

10- Vá passando um pouco de colca e colocando os cacos e dando vida aos números.

Se errar, não tem alternativa, tem que ter paciência para retirar tudo o que foi colocado e começar a colocar tudo novamente. A atenção é indispensável para que o trabalho dê certo logo na primeira tentativa, ao contrário, com mais paciência dá para se colocar tudo no lugar.

11- Depois de terminar o desenho é hora de fazer o fundo e para isso as partes devem ser cortadas pela metade, inclinadas e retas servirão para montar essa parte do mosaico. Observe se será necessário usar peças menores para determinados lugares e pronto.

Nesta fase, o ideal é iniciar o trabalho de colocação dos cacos pelas bordas e ir alinhando com os demas cacos que estão fazendo a volta da placa. Atenção, eles não devem ultrapassar nem para dentro e nem para fora das linhas.

Outra dica é procurar fazer o fundo claro para que os números se destaquem, que por sua vez, deve ter cores mais chamativas ou que somente façam um bom contraste.

Enquanto estiver fazendo a borda vá girando com muito cuidado a placa para que os cacos do mosaico se ajeitem.

Termine de fazer a borda e aguarde por pelo menos uma hora para dar continuidade, dessa vez, fazendo o fundo. É um modo de evitar estragar o que já foi feito.

O mosaico estará pronto depois dessa última etapa e será necessário deixar de um dia para o outro para secar bem. No dia seguinte, faça o rejunte, aplique, limpe o excesso e mais uma vez aguarde, cerca de 5 horas, a secagem completa.

Dicas:

  • Use verniz acrílico para dar o acabamento, caso queira a numeração para casa mais chamativa.
  • O rejunte você deve passar com a ajuda dos dedos e não deixe que nenhum vão não fique preenchido. Retire o excesso com uma lixa própria para esse trabalho.
  • Para finalizar, depois de lixar as laterais use esmalte branco à base de água, aplique 2 demãos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *