?> Bairro Vila Romana, Em São Paulo | Imóveis Cultura Mix

Bairro Vila Romana Em São Paulo

Com história bem antiga, o bairro paulista de Vila Romana é dos mais clássicos do Estado de São Paulo. Localizado na zona oeste de São Paulo, é um bairro tradicional paulista, com lindos nomes de ruas e tido como um dos mais caros para se morar. É uma boa dica de bairro para quem deseja uma zona nobre, com bons serviços próximos e com apartamentos e casas de luxo. É bem seguro também, por isso é um dos mais procurados para se morar.

Bairro Vila Romana Em São Paulo

Bairro Vila Romana Em São Paulo

História Do bairro Vila Romana

A história do crescimento do bairro de Vila Romana é bem interessante. Este é um dos mais novos de São Paulo, ainda em crescimento e a passos curtos. Você pode ver o bairro em fotos agora, mas em dois anos pode ver mudanças significativas em imagens do mesmo ponto. A cidade evolui rapidamente e está em forte especulação imobiliária, mesmo sendo um bairro que ainda tem muito a crescer.

Sua história começa com a vinda de imigrantes para a cidade, em meados de 1880. São Paulo é conhecido como um Estado escolhido por imigrantes no começo do século por gerar diversas oportunidades, por isso é comum encontrar chineses, japoneses e coreanos até hoje e em grande quantidade, que ainda falam seus idiomas locais. Um bom exemplo é outro bairro paulista, o bairro da Liberdade, conhecido por ser o maior bairro de cultura oriental do país. Algumas placas até estão escritas em chinês. A primeira academia de taekwondo do Brasil, e também a primeira, encontra-se na parte coreana do bairro. É um bairro turístico bem conhecido e que visitantes não podem deixar de conhecer.

História Do bairro Vila Romana

História Do bairro Vila Romana

No final da década de 1950 o bairro de Vila Romana era repleto de italianos e seus descendentes nascidos no bairro e veio com o tempo se tornando brasileiro, mas italianos são comumente encontrados no shopping e pontos turísticos locais. Estes ainda vivem até hoje, pois encontraram na região um novo lar depois dos tempos difíceis na Europa. Com o passar dos anos, os italianos começaram a se sentir em casa e criaram um ambiente bem parecido como a sua terra natal.

O bairro no começo de sua povoação era bem diferente do que é hoje. No início havia enormes quarteirões de 10 mil metros quadrados e era totalmente povoado por indústrias e fábricas. Este foi um dos motivos pelos quais os italianos se alojassem por lá, por boas oportunidades de emprego, mesmo que fossem na época empregos com baixos salários.

Como todo bairro formado ao redor de fábricas, as casas eram todas parecidas e bem semelhantes ao estilo italiano de construção tradicional e ainda vigorante na Itália. Tinham um quintal amplo frontal e traseiro com árvores de frutas, amplos quartos e fachadas com detalhes em madeira. Tinha diversas chácaras e casas voltadas para trabalho agrícolas, sempre com amplo terreno. Um detalhe bacana são os nomes das ruas, nomeadas com nomes de pessoas importantes da história romana como Catão, Clélia, Marco Aurélio, Marcelina, Coriolano, Praça Cornélia, dentre outras.

Modernidade Chega Na Vila Romana

A região Vila Romana hoje está longe de ser apenas um bairro voltado apenas para trabalhadores de fábrica e descendentes de italiano. O bairro vem apresentando um crescimento assustador nos últimos 60 anos e vem sempre aumentando o seu nível de urbanismo e qualidade dos serviços. Hoje as casas simples deram lugar a prédios de luxos, condomínios fechados e espaços para serviços com alto valor. Os bares e restaurantes são de alto padrão e por isso a Vila Romana possui um dos metros quadrados mais caros da grande paulista.

O urbanismo é um dos pontos altos da Vila Romana. Arvores são comumente encontradas nas casas, ruas e em construções prediais de luxo que tendem a preservar o verde. As ruas também são todas pavimentadas e com bom sistema de limpeza. Os serviços cruciais como coleta de lixo, limpeza urbana das ruas e manutenção dos prédios públicos também são muito eficientes. Segurança também é um ponto alto no bairro.

A maior parte dos moradores possui carro, mas os serviços públicos funcionam bem na cidade. Há mais de 30 linhas de ônibus servindo a região indo para diversos pontos da grande Paulista. Os moradores também possuem um acesso simples e fácil à estação de metrô da Vila Madalena e para a linha de trem de Diamante. Para quem anda de carro, o fluxo de transito é rápido e as principais vias ligam os diferentes pontos da cidade, como as Avenidas Pompéia e Cerro Corá.

Pontos Comerciais e Culturais De Vila Romana

O bairro tem diversos pontos importantes para a região paulista. Podemos encontrar no bairro o Teatro Cacilda Becker, localizado na rua Tito, que é um dos pontos mais importantes da cidade de eventos. É sede de formaturas e eventos culturais locais.

Outra dica de local para visitar no bairro de Vila Romana é o Shopping Pompeia, um dos pontos mais importantes da cidade. O espaço possui 11 salas de cinema modernas, inclusive para a exibição 3D e com dias promocionais em meses que não são os de férias escolares. A programação está disponível no site oficial do shopping. O shopping possui mais de 200 lojas e é um dos locais mais usados para compras pelos locais, bem como moradores de bairros vizinhos. A praça de alimentação é uma das mais equipadas do Estado também, sendo ponto de encontro de jovens e adultos aos fins de semana.

Encontramos ainda no bairro o Teatro Bradesco, um ponto cultural importante da cidade. Há ainda a sede da Sociedade Esportiva Palmeiras, para os amantes de futebol. O local é onde há os jogos principais do time, treino dos jogadores que são abertos ao público em algumas épocas do ano, tanto para sócio e não sócio.

Compras também não é um problema para quem mora em Vila Romana ou arredores. Há diversos supermercados e o Zafari, um dos principais supermercados que atende a região. Este é apenas um dos mais de dez supermercados da região, por isso é um bairro bem querido quando se fala em prestação de serviços.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *