?> Argamassa Para Paredes e Tetos | Imóveis Cultura Mix

Argamassa Para Paredes e Tetos

Existe uma lista longa de fatores que interferem no desempenho dos revestimentos feitos de argamassa, que vão das características de base até os materiais que foram escolhidos. Além disso, as condições ambientais e os métodos utilizados na construção também fazem parte da lista. Acrescente o parâmetro de qualidade do revestimento, a aderência da argamassa ao substrato, independentemente de que seja feita em blocos ou em concreto.

Argamassa Para Paredes e Tetos

Argamassa Para Paredes e Tetos

Todos esses fatores fazem com que seja necessário testar a argamassa, e para tal avaliação é usado o instrumento chamado “ensaio de aderência”. Esse tipo de teste é feito de acordo com as normas da NBR: tetos de argamassas inorgânicas, determinação de resistência de aderência à tração e revestimentos de paredes. Graças a essa avaliação será possível preparar a base e a argamassa que é perfeita para a condição daquela construção.

Esse tipo de estudo é mito importante, principalmente se levarmos em consideração a quantidade de fatores que podem variar o desempenho de um revestimento, seja no teto ou nas paredes.

As argamassas projetadas mecanicamente são um bom exemplo de como é necessário testar antes de usar, porque elas normalmente, apresentam valores de resistência de aderência bem acima daqueles apresentados pelas argamassas aplicadas manualmente, o que significa uma redução de porosidade dos revestimentos.

Saiba também que uma argamassa que pode ser boa para parte sul da construção, pode ser péssima para fachada norte, que fica mais exposta as variações climáticas.

Controle Dos Processos

Além de ajudar na escolha de que tipo de argamassa é mais adequada para determinada construção ou parte dela, o ensaio de aderência também faz o controle dos processos. Isto é, evita que uma edificação nova venha criar patologias severas naquelas já existentes, como por exemplo, o descolamento de revestimento de fechadas.

Esse ensaio, como é chamado, deve ser realizado em painéis que tenham a medida mínima de 1 metro quadrado e que tenham trechos tanto de vedação quanto de estrutura.

Para reduzir a variabilidade dos resultados foi definido um único tipo de corpo de prova circular com 500 mm de diâmetro. E para garantir um melhor resultado, normalmente, o teste é feito com 12 amostras, antes eram somente 6.

Essas amostras devem ser retiradas da fachada, de preferência da área mais exposta e depois usando alguns tipos de argamassas selecionadas previamente, se faz o teste. Pode se tratar de um processo demorado, o revestimento precisa ter idade de pelo menos 28 dias para argamassas mistas ou de cimento e areia e para argamassas de cal esse número de dias sobe para 56.

Os engenheiros ressaltam a importância do teste e principalmente a utilização do gabarito para que seja feito o “furo”, que segundo eles, é fundamental para garantir a perpendicularidade. Itens que foram normalizados recentemente por órgãos de regulamentação de obras no Brasil. Uma outra norma importante que vale a pena ressaltar é aquela da exigência de que a taxa de umidade seja informada no relatório.

Ressaltando que as construtoras já fazem uso desse instrumento de qualificação de sistemas de revestimentos, o que significa que as mudanças nessas obras seriam poucas.

Veja Fases Do Teste!

Veja Fases Do Teste!

Veja Fases Do Teste!

1- Furo

Com a ajuda de uma furadeira que tenha uma broca tipo serra copo de 50 mm de diâmetro deverá ser feitos os furos, e neles, a retirada do corpo para o teste. Deverá ser feito um total de furos que permita a retira da de 12 corpos. Atenção, que a distribuição deve ser feita de forma aleatória, que tenham blocos e juntas.

2- Pastilhas

A superfície deverá ser bem limpa e deverá ser colocado sobre cada furo uma pastilha circular com resina epóxi, poliéster ou algum outro produto similar. Um outro detalhe importante é que a pastilha deve dispor de acoplamento para equipamento de tração.

3- Aparelho De Arrancamento

Será necessário introduzir o aparelho de arrancamento, que precisará haver um dispositivo de leitura de carga. Nesse ponto, as pastilhas serão retiradas.

4- Amostras

Depois de todo esse processo as mostras já podem ser analisadas. Será calculada a resistência de aderência à tração de cada uma delas, a chamada RA em MPA, em forma de ruptura.

Revestimentos De Tetos e Paredes Com Argamassa

Tem um motivo pelo qual a argamassa é usada para revestir tetos e paredes. O primeiro objetivo desse material é atender ao padrão técnico levando em consideração os aspectos de prazo, custo e técnico, visando que a obra vá em boa produtividade e que seja reduzida a perda de materiais, que se contenha o desperdício.

Quais documentos de referência são necessário para fazer uma obra visando revestir tetos e paredes?

Projeto do arquiteto, projeto das esquadrias, projeto das instalações elétricas, memorial descritivo, especificações técnicas, projeto de instalações hidráulica, a NR (que é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho em relação ao meio ambiente do trabalho na indústria da construção).

Quais são os materiais e equipamentos necessários para revestimento de tetos e paredes com argamassa?

Para realizar um processo de revestimento com argamassa, seja ele no teto ou nas paredes, será necessário os seguintes materiais e equipamentos: água, argamassa, andaime e cavaletes metálicos, argamassadeira de eixo horizontal, colher de pedreiro e caixote plástico e metálico. E mais: cantoneira de alumínio: resina PVA, cimento e areia média e depois para trabalhar, colher de pedreiro, desempenadeira de aço, de canto, de madeira e feltrada e equipamentos para proteção individual. Acrescente na lista: escova de aço, esquadro de alumínio, padiola de madeira.

Para fazer o procedimento de execução de serviço e sistema para acompanhamento de controle de revestimento com argamassa de paredes e tetos será necessário: prumo de face, rolo para textura acrílica, régua de alumínio, régua de cantos e régua de sargentos.

Para saber mais sobre argamassa para paredes e tetos é necessário consultar um profissional ou pedir conselho em lojas especializadas na venda de produtos de construção.

Leve em consideração também a diferença de qualidade entre um produto ou outro. Os materiais de construção, assim como qualquer produto, podem ser encontrados com uma variação de preço muito grande de uma loja para outra. Pesquisar e comparar é sempre a melhor maneira de fazer um bom negócio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *