Veda Calha – Como Usar?

O veda calha é um dos produtos mais utilizados na construção civil, pois tem aplicações que vão além somente das calhas. Para quem ainda não conhece bem esse item vamos explicar o que é esse produto e como ele deve ser utilizado corretamente. Continue lendo e descubra as suas aplicações e método correto de uso.

Veda Calha – O Que é?

Boa parte dos fabricantes de veda calha trabalha com a versão adesiva do item que é ideal para a instalação de rufos e calhas. A base desses adesivos é feita de um tipo de borracha termoplástica que pode ter sua eficácia potencializada quando combinada a solventes, aditivos e resinas sintéticas. O objetivo dessa formulação química é se tornar uma verdadeira massa de vedação que possa se manter firme e forte mesmo sofrendo as intempéries da exposição ao sol e a chuva.

Usos do Veda Calha

O nome já é bastante sugestivo esses produtos foram desenvolvidos com o objetivo de vedar calhas, telhas, rufos entre outros promovendo emendas sem a necessidade de soldar. Contudo, muitos desses produtos podem ser utilizados também em madeira, sistemas de ventilação, juntas de ar condicionado e até mesmo em caminhões baú sem precisar de solda.

Como Usar o Veda Calha?

Para que o veda calha possa ser utilizado basta ter um aparelho aplicador de silicone, é bem simples e prático. Comece o procedimento realizando a limpeza da superfície que irá ser colada, para isso limpe a graxa, partículas e resíduos. Essa etapa é crucial para evitar que a química do adesivo veda calha perca a sua eficiência.

Com as superfícies devidamente limpas chega o momento de aplicar o produto na forma de cordão entre as calhas ou rufos. Tendo aplicado o produto o profissional deverá então promover o contato intenso entre as partes fazendo os devidos ajustes para que fique corretamente colado. Continue promovendo pressão entre as peças para que seja mais fácil que fiquem fixas.

Quando se está realizando a colagem de duas peças pesadas é interessante contar com um suporte para ter certeza de que a cola irá agir e se fixar assertivamente. Depois de ter feito a aplicação observe se ficou algum excesso, em caso positivo você poderá fazer a limpeza do mesmo com um pano úmido bem facilmente. Viu como é fácil usar veda calha na sua obra?

Vantagens de Utilizar o Veda Calha

Facilidade para Aplicação

Dentre as vantagens desse produto com certeza se deve citar a praticidade de aplicação sendo necessário apenas um aplicador de silicone para isso.

Perfeito Encaixe

Também citamos como vantagem desse item que o produto promove o perfeito encaixe das telhas preenchendo os espaços vazios que eventualmente se formam.

Pintura

Após ter aplicado o veda calhas também é possível aplicar pintura sobre o produto customizando a sua obra. Basta esperar a cura total.

Impermeabilidade

Devido a sua formulação química esse produto não escorre e ainda é impermeável evitando qualquer tipo de complicação após a sua aplicação.

Gostou das dicas de como usar veda calha nas suas obras?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *