Tipos de Telhas Para a Casa

Para uma boa construção ou reforma de telhados, conhecer os tipos de telhas é um conhecimento de extremamente importância. Saber algumas de suas características é uma forma de entender qual produto se está comprando e assim poder ter o melhor aproveitamento do clima, a melhor proteção da sua casa contra ações da natureza, e assim por diante. Mesmo que você não atue na área de construção, ter conhecimento na área é importante.

Telhas

Telhas

O dono de um imóvel e construtores devem escolher o tipo de telha a ser utilizado de acordo com o projeto em mente e suas necessidades. Confira os tipos diferentes no mercado e algumas indicações para uso:

Telha de Cerâmica

As telhas cerâmicas são as mais populares no Brasil e usadas em projetos desde casas mais simples a casas de luxo de veraneio em coberturas de edificações. O baixo custo é o principal atrativo para o uso destas telhas, mas temos também uma grande capacidade de um ótimo isolamento térmico mesmo nas cidades mais quentes do país. Ela deixa o ambiente eterno com uma temperatura quase estável, pois não absorve calor em grande quantidade.  Para fazer uso deste tipo de telha é necessário ter previamente e bem construída uma estrutura ou engradamento de telhado. Ele deve ser bem elaborado, pois deve ser capaz de suportar o peso do produto.

As telhas de cerâmica são geralmente aplicadas em texto com uma inclinação indicada pelo fabricante. É por isso que vemos casas com telhados em V, com inclinação que variam em até 35%. Podem ser mais ou menos que este percentual, depende bastante da fabricação do produto. Uma desvantagem deste tipo de telha é que ela absorve água, mas não muito. Infelizmente quebram bastante, e precisam ser trocadas porque se não permitem vazamentos no telhado.

Telha de Concreto

Este tipo de telha ainda é novidade no mercado, mas estão indo muito bem em aceitação do produto porque oferecem algumas vantagens. São mais versáteis em formatos e cores e quando bem instaladas, proporcionam um maior conforto térmico no interior da casa, deixando a temperatura mais amena mesmo nos dias mais quentes. A principal vantagem deste produto é que é impermeável a água. São um pouco mais pesadas que as telhas de cerâmica.

As mais recomendadas para uso são as em tom branco, apesar de poderem ser pintadas. Isso porque refletem a luz do sol, deixam a casa mais fresca. São uma boa pedida para casas de veraneio porque são mais duráveis e não precisam de tanta proteção.

Telha de Fibrocimento

Usadas em diversas construções no mercado, oferecem a melhor relação entre custo e benefício nas obras. Elas trazem como vantagens principais serem leves para usar no telhado e bem resistentes e leves, sem precisar de uma estrutura reforçada de engradamento reforçada. São bem resistentes a água quando bem fixadas. Podem ser compradas em medidas de 1,22m X 2,44m, mas tais medidas variam um pouco de fabricante para fabricante.

Telha de Vidro

Você com certeza já viu um teto claro e mesmo assim coberto. Este efeito é conseguido com as telhas de vidro, usadas para proporcionar a entrada de luz na casa sem se livrar da cobertura. Algumas pessoas usam apenas uma parte ou um quadrado pequeno com telhas de vidro, para iluminar casas escuras, banheiros e salas de jantar. A desvantagem é que podem juntar sujeira, e por isso precisam ser limpas constantemente. São encontradas no mercado em diversos formatos e estilos, como americana, francesa, mediterrânea, dentre outros.

Imagem de Amostra do You Tube

Deve-se ter cuidado ao usar a telha de vidro para não parecer um remendo ou solução rápida. Apesar de serem de vidros são bem resistentes e não quebram com facilidade.

Telhas Metálicas Galvanizadas

Este tipo de telha tem sido muito usado em ambientes em que se precisa de uma maior proteção contra corrosão atmosférica, em locais de alta temperatura para que se reflita com mais eficiência o calor. Você também pode optar por usar este tipo de telha, que possui um custo bem elevado, em locais em que é preciso ter uma maior resistência à oxidação. O design do produto também é melhor e deixa a casa com um visual mais moderno e organizado.

Telhas Galvanizadas

Telhas Galvanizadas

As telhas Metálicas Galvanizadas são feitas de aço e na sua fabricação passam por processos ou de galvanização ou zincagem para proteger o aço da telha de ações como corrosão.

Telhas Termoacústica

Apesar de todos os tipos de telhas terem o poder de isolar o carro externo do interno e deixar o ambiente mais fresco na parte interna da casa, este tipo de telha é mais eficiente para isso. Nela são usados materiais de preenchimento que são mais eficientes em isolar a alta temperatura da parte interna do ambiente. Os produtos usados na telha possuem um baixo coeficiente de condutividade térmica, e por isso oferecem ao consumidor e morador do espaço uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno, mantendo a temperatura bem constante.

Imagem de Amostra do You Tube

Telhas Ecológicas

Hoje está na moda usar material de construção reaproveitado ou que ofereça uma solução que não desgaste a natureza. Este é o caso das telhas ecológicas, que são fabricadas com de fibras vegetais impermeabilizadas com betume. Sua proteção é oferecida por meio da resina usada em sua fabricação, mas também há na fabricação pigmentos que dão cores. São opções com preço mediano para uso nas construções, tendo como vantagem apenas o uso ecológico na obra.

Telhas de Policarbonato

Com formato tão bacana quanto as telhas de aço, este tipo de telha é bacana porque também são tão resistentes quanto as telhas de aço galvanizado. São usadas em construções praieiras porque são resistentes a oxidação e chuvas, bem como ventos fortes. Também são ótimas em isolar a temperatura interior.

Telhas Calhetão

Não são telhas muito populares hoje, mas já foram muito usadas nos anos 80. São bem usadas em ambientes largos, mas não são tão boas em isolar a temperatura.

Telhas Translúcidas de Polipropileno

Feitas de resinas, são populares em construções mais estilosas. São usadas em fachadas prediais porque permitem uma iluminação natural ampla, sendo por isso econômicas no uso de energia elétrica.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a telha plástica, suas vantagens e desvantagens. Veja os benefícios da telha Brasilit para casas e decida se é uma boa opção para o seu imóvel. Entenda as características da telha cerâmica e conheça as suas vantagens.

Um comentário

  1. Gostaria de saber mais sobre essa telha, preco e resistência

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>