Tipos De Umidade Nas Paredes

Há sempre um pouco de umidade no ar que nos rodeia. Uma umidade em ambiente interno de uma casa de cerca de 50% é considerada estar em um nível saudável, porque é confortável para os seres humanos e porque muitos é improvável que os ácaros surjam nesse ambiente. Contudo, mais que este percentual pode significar problemas para a sua estrutura.

Mesmo que você precise de humidade no ar que você respira, muita umidade em sua casa pode causar problemas. Quando em uma superfície fria, uma parte da humidade do ar pode sair e se tornar líquida, ou condensar-se. Se isso acontecer no vidro de sua janela, você vai ver a água escorrer para baixo, passar pelo parapeito da janela, onde pode arruinar a pintura ou apodrecer o acabamento em madeira de sua janela em apenas alguns meses. Um inverno será o suficiente para você ter problemas.

A água pode até congelar, produzindo gelo sobre a superfície interna da janela. Se a umidade condensar dentro de uma parede entre os tijolos, você não será capaz de ver a água, mas mesmo assim ela pode causar uma série de problemas, e não são simples. Podem ser surpresas para você o surgimento de fungos e mofos, causando reações alérgicas nos membros da família e sendo prejudiciais a estrutura de sua casa. Uma parede de madeira pode apodrecer e inchar. Se a umidade entra no isolamento de uma parede, possivelmente o isolamento não vai funcionar tão bem como deveria.

Tipos De Umidade Nas Paredes

Tipos De Umidade Nas Paredes

Tipos De Umidade Que Podem Surgir Na Sua Casa

Umidade Causada Por Vazamentos

A maneira mais óbvia que a umidade pode entrar em sua casa é através de chuva, que pode penetrar no interior da residência caindo do telhado por meio de goteiras, com vento contra uma parede mal selada, ou através de vazamento nas paredes ou no forro do teto.

A boa notícia é que os vazamentos do telhado são geralmente perceptíveis e devem ser reparados imediatamente. A chuva vinda através de uma parede pode ser menos evidente, especialmente se for uma fissura relativamente pequena e a água permanecer no interior da cavidade da parede. Esses tipos de vazamentos podem ocorrer em torno de janelas ou portas, por isso é importante substituir qualquer fissura ou trocar as janelas com rachaduras.

A chuva que entra em contato direto com a casa deve escoar através do solo e penetrar em fissuras do piso também, por isso seu piso pode aparecer úmido também, mofado e podem surgir cerâmicas soltando por conta da constância de umidade no espaço. Em qualquer caso, você precisa ter certeza de que toda a chuva que vem do telhado, calhas, ou toda a paisagem externa da sua residência seja enviada para longe de sua casa.

http://www.youtube.com/watch?v=r8Lrvp8cvcU

Você precisa fechar todos os caminhos que a água da chuva encontra para entrar em sua casa. Revise sua casa e tenha certeza que o seu telhado está em bom estado e coloque isolantes de água em torno de todas as suas janelas e portas. Se você está planejando uma reforma na casa, construa paredes com boa estrutura e certifique-se que não deixa rachaduras.

Você também pode manter a água da chuva longe das paredes usando um forro, certificando-se que toda a água que vem do seu telhado é direcionada para longe de sua casa. Uma boa dica é usar uma inclinação maior no teto e no solo ao redor de sua casa para que a água flua para longe de sua casa.

Tenha certeza de que gotejamento de seu ar condicionando também está devidamente drenada para fora de sua casa. Você pode colocar grossas folhas de plástico no chão do seu forro para impedir que a umidade no solo de entre em casa. Essas ações também podem ajudar a reduzir os fluxos de água a partir do solo em suas paredes.

Umidade Causada Por Vazamentos

Umidade Causada Por Vazamentos

Umidade Causada Por Condensação

Pode também surgir umidade na sua casa enquanto você cozinha, usando a água do chuveiro, ou apenas enquanto lava roupa ou ferve água. Se você costuma deixar a água ligada do chuveiro quente, suas torneiras funcionando por muito tempo sem uso, você está adicionando de 5 a 15 litros de água por dia na umidade do seu ar.

Você precisa ventilar a sua casa para remover a umidade que resulta de atividades humanas dentro de sua casa, tais como tomar banho, cozinhar, dentre outras. Use janelas e as deixe abertas ou desumificador de ar nestes espaços. Algumas medidas podem ser tomadas para resolver este problema. Abra portas e janelas quando for usar o chuveiro quente e não feche a porta depois de sair do banheiro, ou suas paredes podem ficar com manchas e você pode ter mofo no espaço.

Umidade Por Difusão

A umidade também pode estar presente na sua casa por meio de um processo chamado de difusão. A difusão ocorre se alguma parte da sua casa tem um maior nível de umidade do que outra, tal como o movimento de umidade do banheiro para o quarto depois de um banho quente que encheu a sua casa de vapor. Outro exemplo de difusão é o movimento da humidade através de um andar de cima de um cômodo apertado e húmido para os outros espaços da casa quando uma porta está aberta e surge uma rajada de vento.

A difusão acontece mesmo se não houver nenhuma circulação do ar na casa. Assim como o calor viaja de um espaço quente para um espaço frio, mesmo que tenha que passar por uma parede, o vapor de água vai viajar a partir de um espaço com uma concentração de umidade elevada para um espaço com uma menor concentração de umidade, mesmo que tenha que passar por uma parede. O ar frio quase sempre contém menos água do que o ar quente, então a difusão geralmente carrega umidade de um lugar quente para um lugar frio.

O isolamento térmico de um cômodo pode resolver um problema de umidade em sua casa. Quando você isolar uma parede, você muda a temperatura no interior da parede. Isso pode significar que uma superfície dentro da parede, como o revestimento debaixo de seu tapume, será muito mais fria no inverno do que era antes de isolado. Esta superfície fria poderia tornar-se um lugar onde o vapor de água se condensaria e não iria mais viajar através das paredes e criar mofo nas paredes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *