Massa de Vidraceiro ou Silicone?

A fixação das janelas deve ser feita com bastante cuidado, pois se ficarem frestas, mesmo que sejam mínimas, a umidade, o vento e até pequenos animais como insetos e aracnídeos poderão entrar na sua casa. Durante muito tempo o material mais utilizado para essa finalidade foi à massa de vidraceiro, contudo, nos últimos tempos muitos profissionais têm investido em utilizar silicone haja vista que ele oferece uma fixação mais segura. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre o processo de colocação de vidros te ajudando a fazer escolhas mais assertivas para atender as suas necessidades.

Instalação de Vidros e Janelas – Conheça o Processo

Escolha do Vidro

O primeiro passo para ter uma janela dos sonhos é escolher o vidro perfeito para as demandas de cada ambiente. Você encontrará basicamente quatro opções que são: Simples, Temperado, Laminado e Duplo.

– Vidro Simples

O tipo de vidro mais econômico dentre as alternativas dessa lista sendo que sua espessura varia entre 4 mm e 8 mm.

– Vidro Temperado

Opção bastante resistente que dificilmente se quebra, quando isso acontece devido a um forte impacto se estilhaça em vários pedacinhos não cortantes. Interessante para quem tem crianças ou pequenos animais em casa e tem medo que eles se machuquem durante uma brincadeira.

– Vidro Laminado

Uma alternativa bastante segura em que se o vidro quebrar os seus estilhaços aderem a uma superfície plástica evitando assim que possam machucar alguém. Normalmente esses vidros são feitos de um ou mais filmes plásticos com elevada durabilidade.

– Vidro Duplo

O vidro desenvolvido para atender as necessidades dos projetos arquitetônicos modernos que visam manter os ambientes melhor refrigerados reduzindo assim os gastos com energia elétrica. Conta ainda com excelente isolamento acústico, é bonito e seguro.

Escolhendo as Esquadrias

As esquadrias de madeira em quase 100% dos casos são entregues sem os vidros por alguns motivos relevantes como facilitar o seu transporte pela redução de peso e também para evitar que o vidro seja danificado ou quebrado. Embora seja perfeitamente aceitável essa condição de entrega parcelada não dá para deixar de citar o inconveniente de no caso de ter algum problema com a janela ter de identificar se a relação deve ser feita com o vidraceiro ou com o fornecedor da esquadria.

Fixação do Vidro com Baguetes de Madeira

A função dos baguetes de madeira é auxiliar a fazer a fixação do vidro na esquadria assim como adicionar um acabamento mais interessante. No entanto, é fundamental ficar claro que a vedação deve ser feita com o uso de massa de vidraceiro ou silicone (como já citamos tem sido uma escolha mais comum). O trabalho de colocação dos baguetes de madeira é quase artesanal, eles devem ser colocados um a um. Os baguetes podem parecer todos iguais, porém, há diferenças palpáveis entre eles de maneira que não podem ser trocados de lugar.

Massa de Vidraceiro ou Silicone

O objetivo da massa de vidraceiro é fazer a vedação entre os baguetes e os vidros, coloque-a sem falhas. Não economize na massa, pois lembre-se que é a qualidade dela que ajudará a evitar a infiltração da água através dos seus vidros. Devido ao contato com as intempéries do tempo pode ser mais válido usar silicone para fazer essa vedação.

É interessante que seja colocado silicone nos baguetes fixos criando uma espécie de linha contínua. Também é indicado colocar um pouco de silicone no entorno do vidro pressionando-o de leve na esquadria para que possa ser bem fixado. Não pode deixar o excesso de silicone ficar consistente, remova-o.

Adicionando os Pregos

Para que o vidro possa ser instalado é importante que os baguetes sejam retirados com todo cuidado. Objetivando tornar o processo mais simples os pregos ficam apenas apontados, eles deverão ser então recolocados nas mesmas posições. Os baguetes deverão ser pregados pelo vidraceiro com intervalos que não ultrapassem os 25 cm, os pregos então deverão ser repuxados ao menos 1 mm para a parte interna dos baguetes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *