Como Substituir Massa de Vidraceiro?

Massa de Vidraceiro

A massa de vidraceiro é um item bastante versátil e com diversas utilidades, possuindo um modo específico para cada tipo de aplicação. Há também vários modos de retirá-lo e substituí-lo, sendo o último citado, o foco desse artigo.

Porém, antes de qualquer coisa é necessário entender o que de fato é a massa de vidraceiro e suas funcionalidades originais, ou seja, entender para o que ela foi criada de fato. Na maioria das vezes, essa massa é encontrada para compra na forma de um pó, que deve ser dissolvido em água antes da aplicação. As principais características da massa de vidraceiro é sua excelente elasticidade e sua ótima capacidade de enchimento.

Sua utilização principal acontece em construções civis, onde se vê a necessidade de instalar vidros em janelas e/ou portas. Mas também é possível utilizá-la para tapar lacunas ou fendas, e também nivelar algumas irregularidades sutis em uma construção. Ela também tem uma função bem menos utilizada, que funciona quase como uma gambiarra, que é a de substituir as massinhas de polimento de carros, usadas na descontaminação da lataria dos mesmos, podendo ser comparada com a famosa Clay Bar. Nesse caso de uso em automóveis, ela deve ser moldada nas próprias mãos, de acordo com o quanto será necessário.

Já para a utilização tradicional, como na aplicação de vidros em janelas e portas, a massa de vidraceiro funcionará como algo para maior detalhe e acabamento. Assim, a aplicação deve ser feita moldada nas mãos, juntando o pó com a água, e depois ela deve ser pressionada e aplicada no enquadramento do local desejado, deixando uma espessura  de aproximadamente cinco milímetros. Para uma fixação ideal, a massa deve passar por todo o vidro, e para isso pode-se utilizar uma espátula, caso necessário.

É importante que não se esqueça de repetir o processo do outro lado do vidro, e em seguida retirar todo o excesso, sendo auxiliado por um pano úmido, intensificando a fixação. A secagem completa pode demorar bastante tempo, então o ideal é que se espere cerca de quinze dias para o manuseio do local onde o vidro foi aplicado. Em janelas de madeira é interessante que a massa contenha óleo de linhaça, já nas de metal, a massa acrílica é a mais utilizada.

Em algumas situações é necessário que se retire a massa e se aplique outra, e muitas vezes isso não é uma tarefa fácil, principalmente pelo fato de que com o passar do tempo a massa de vidraceiro tende a ficar muito dura e ressecada, e é disso que falaremos abaixo.

Como Substituir Massa de Vidraceiro?

Para substituir e renovar a massa de vidraceiro é necessário antes de mais nada retirar a massa que já se encontra ali. Para isso, uma boa maneira é fazer a remoção esquentando a massa. Isso faz com que ela fique mole e maleável, facilitando a retirada. Caso nesse processo tenha sido utilizado pregos, eles devem ser retirados manualmente, de forma comum.

Para esquentar a massa pode ser utilizado um secador de cabelo potente, e ele deve ser direcionado na região de forma circular. O mais indicado é que esse seja um pé que esse seja um processo final, e que antes disso já tenha se removido alguma quantia dessa massa com uma espátula. Também podem ser utilizadas chaves de fenda ou um formão.

Após a remoção da massa de vidraceiro devem ser substituídos os pregos, caso eles sejam utilizados, fazer uma limpeza no local, retirando pó e resíduos do local, e depois a aplicação pode acontecer da forma normal, que já foi apresentada acima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *