Cola Para Azulejo

Os azulejos ajudam a deixar o visual dos ambientes bem mais interessantes e com um toque diferente. Uma das principais dúvidas que as pessoas têm em relação aos azulejos é sobre a forma correta de fixa-los. A fixação costuma ser bastante simples usando cola para azulejo, a seguir vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de produto.

Conhecendo a Cola para Azulejos

Trata-se de um tipo de adesivo pastoso que geralmente é desenvolvido com base de PVA contando com aditivos plastificantes entre outros itens. O objetivo é oferecer melhor adesão dos azulejos a superfície mesmo que a ela esteja sujeita a vibrações. É válido ressaltar que esse tipo de produto é desenvolvido exclusivamente para assentar pisos e azulejos sobre superfícies desempenadas.

Como Usar

Comece observando a superfície que irá receber a cola para azulejo, ela deve estar bem limpa, seca e desempenada uma vez que esse produto não pode ser usado para fazer correções ou preencher buracos. Não se deve emergir os azulejos em água, o produto deverá ser passado com a ajuda de uma desempenadeira dentada na parede que deverá ser coberta.

O lado liso da desempenadeira deve ser usado para passar o produto, com o lado dentado você deverá remover os excessos. Passe o produto nas partes maiores que 2 m2 antes de começar a aplicação dos azulejos de baixo para cima. Deixe espaços pequeninos entre os espaços das peças que deverão ser assentadas, a junta de maneira a visar a dilatação. O rejunte deve ser feito depois de 24 horas.

No caso de quem vai assentar pisos cerâmicos é interessante colocar entre 10% e 15% de cimento em relação a quantidade de produto que deverá ser usado. Misture o cimento com água e depois acrescente a cola para azulejo.

Equipamentos

O equipamento necessário para fazer a aplicação é a desempenadeira dentada.

Secagem

O período de secagem em geral é 24 horas, o tempo de pega é de mais ou menos 15 minutos quando está numa temperatura de 25ºC. No caso de ser necessário ajustar as peças que foram colocadas é importante retirar em até 15 minutos. Em até 15 minutos não sofre alteração na linha de colagem.

Apesar de termos indicado tempo de secagem e de pega precisamos lembrar que depende do local em que se está sendo feita a aplicação. Uma parede que está exposta, por exemplo, em sua secagem mais rápida com uma melhor aderência. Então fique atento a essas características.

Rendimento

O rendimento depende da altura dos dentes da sua desempenadeira.

Possibilidades de Problemas

A cola para azulejo pode apresentar alguns problemas de acordo com algumas condições do ambiente ou da parede em que o produto será aplicado. Pode aparecer problemas em paredes úmidas ou que não estão desempenadas. Azulejos empenados podem apresentar problemas também.

Se esperar demais para colocar os azulejos também pode surgir problema, pois a cola pode acabar perdendo a sua adesividade. A dica é tirar um tempo para fazer a aplicação dos seus azulejos sem precisar parar ou deixar pela metade. O melhor é começar e terminar de uma vez. Aplicar excessivamente ou muito pouco o produto também pode acarretar em problemas.

Dicas Para Escolher Pisos e Azulejos

Revestimento

Cada tipo de cômodo deve usar um tipo de revestimento, não podemos e nem devemos usar peças sem avaliar de que maneira elas irão influenciar na decoração. Por exemplo, em ambientes como sala e quarto é necessário que os azulejos combinem completamente com as tonalidades dos itens de mobília em especial nos casos que tem madeira.

Nos ambientes como banheiro e cozinha deve-se evitar de usar pisos lisos ou que escorreguem já que isso torna difícil a circulação das pessoas e pode fazer com que ocorram quedas. Nos ambientes que tem ligação com outros locais é importante manter o padrão dos revestimentos nas duas áreas. Trata-se de uma maneira de garantir unidade ao estilo decorativo.

Cor

Tanto pisos quanto azulejos devem ser escolhidos pensando em dar um toque especial a sua decoração. Quando são escolhidas cores que não casam bem com o ambiente pode ser que causem uma sensação de desconforto visual. Usar tons neutros como bege e branco pode ajudar a dar um efeito interessante e deixar o ambiente clean. Além disso, tons neutros são bastante modernos. Quem opta por pisos escuros garante sofisticação aos ambientes, contudo, atente para o contraste com os móveis.

Tamanho das Peças

A tendência do uso de pisos grandes está ganhando mais destaque em especial aqueles com medidas de 40×40 cm. Um estilo que oferece inovação para os seus ambientes bem como oferece um visual aconchegante em especial quando se usam cores suaves. Além disso, as peças maiores não acumulam muita sujeira devido ao rejunte. Pode ser uma escolha bastante sofisticada.

Acabamentos

Devemos destacar que as peças que são utilizadas para o revestimento dos cômodos do interior nem sempre dão certo com o acabamento da parte externa. Alguns ambientes como cozinha, quarto e banheiro exigem um pouco mais de suavidade e delicadeza. Já em ambientes como área de lazer ou jardim a dica é optar por um revestimento mais rústico podendo até mesmo usar pedras.

Menos é Mais

O minimalismo tem se tornado uma tendência bastante forte nos últimos tempos mesmo com o crescimento de tipos de estampas. A dica é evitar usar muitas estampas juntas de maneira que de repente fique pesado ou não funcione como deveria. Encontrar a harmonia é fundamental quando se está pensando em usar estampas. Muitas vezes a simplicidade ajuda a dar um toque muito especial de estilo. Pense nisso antes de começar a procurar por muitas estampas.

Gosto

O seu gosto deve ser respeitado e levado e conta quando for fazer a escolha do seu azulejo, pois afinal é um toque muito importante da decoração dos seus ambientes. Lembre-se que trocar azulejos pode ser chato então melhor escolher assertivamente, não é mesmo?

Uma dica para quem não tem muita certeza sobre a escolha dos azulejos é tentar customização com adesivos, pois assim você pode mudar o visual dos mesmos. Um jeito simples de mudar a sua decoração.

Sabe aqueles momentos em que os azulejos começam a descolar da parede, prejudicando a decoração? Nestas horas, a melhor coisa a se fazer é ter uma cola direcionada para este tipo de serviço, guardada no armário de casa. No mercado virtual são encontrados diversos preços diferentes, variando de acordo com marca e quantidade.

Interessante notar que as colas para azulejos podem vir em pequenas garrafas ou grandes baldes. Necessário ter cuidado ao manejar, pois se trata de um material que pode prejudicar a pele, e, por este motivo, é sempre aconselhável usar luvas quando for usar o produto.

Um balde de cinco litros não custa mais do que trinta reais, valores superiores são considerados muito acima da média. Os preços na internet podem ser menores do que aqueles que são encontrados no comercio tradicional fora da rede mundial de computadores. Compre apenas os produtos que trazem selos de qualidade para não correr o risco de adquirir sem qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *