Reforma No Banheiro

Pensando em fazer a reforma do banheiro e não sabe por onde começar. Essa é uma frase comum entre as pessoas que estão pensando em inovar qualquer cômodo da casa. A dúvida do que fazer, como fazer, se vale mesmo a pena, como reformar e gastar pouco e por aí vai, muitas dúvidas.

A primeira coisa que qualquer um precisa saber e fazer antes de iniciar qualquer tipo de reforma, da menor até a grande, é que um planejamento se faz necessário. Se você não senta, coloca no papel o que quer, pós e contras, o que realmente será possível fazer ou o que é melhor deixar pra lá, os problemas durante surgirão, não tenha dúvidas disso.

Quem faz obra sem planejamento tem surpresas muito desagradáveis logo assim que os trabalhos começam. O que pensou não vai sair do papel ou o orçamento vai ser o dobro do que pensava e poderia gastar, entre outros problemas.

Por Que Reformar O Banheiro?

Essa é a primeira pergunta que devemos nos fazer quando pensamos em reformar, serve para qualquer parte da casa, o objetivo da obra.

Quando temos bem claro o objetivo da nossa obra, fica mais fácil de dar início ao planejamento e fazê-lo da melhor maneira possível, isto é, atendendo de fato as necessidades, gastando dentro do previsto e com um cronograma que possa ser efetivamente cumprido.

Um exemplo simples para entendermos a importância do objetivo e do planejamento. Imagine que você precisa fazer a obra para trocar o encanamento velho do seu banheiro, por recomendação de um profissional, da última vez que esteve na sua casa para desentupir um cano. Então, se trata de uma obra que não era prevista, porém não é bom adiá-la porque você já está tendo que conviver com os problemas e gastar, cada vez que alguém precisa reparar algo no seu banheiro.

Se a obra é somente no banheiro, certamente você não pretende sair de casa e conviver com quebra quebra, mesmo que em um único cômodo, não é tarefa fácil. Então, você começa a se organizar. Como fará para ficar sem banheiro na quantidade de dias em que a obra estará em andamento. Você pode combinar com o pedreiro que o banheiro, na maioria das vezes, seja utilizado de alguma forma. Porém, vai chegar aquele momento que não terá como usá-lo. Então, não espere que a obra comece para resolver essa situação.

Outra coisa importante é pensar se já que você será obrigado a fazer uma obra para troca de encanamento não seria o momento para trocar o revestimento do banheiro que está nos seus planos não é de hoje. Tudo bem, que seria uma despesa extra do extra, mas pense um pouco, se já vai fazer quebra quebra e pagar alguém para trabalha, pode ser que valha a pena incluir o que pretendia e resolver tudo em um único “pacote”.

Dicas Para Reforma No Banheiro

Se você conversar com um arquiteto e falar que quer fazer uma obra e perguntar o quanto ele acha que será necessário gastar, certamente, ele dirá que isso depende muito. E é verdade. Os preços variam tanto em relação a mão de obra quanto a materiais. E quando falamos nessa variável não se trata de uma pequena diferença, mas de números consideráveis. Veja como “manipular” o orçamento!

  • A mão de obra tem um preço variável bem grande. Faça vários orçamentos e peça indicação dos amigos para conciliar bom preço x qualidade. Um preço muito baixo pode ser sinal de má qualidade, mas nem sempre é assim, por isso, referências são fundamentais.

  • Não pense na sua reforma do banheiro com o que gostaria de colocar, para depois se dá conta de que não terá renda suficiente. O correto é estipular o quanto pode ser gasto e a partir desse valor buscar materiais.

  • O preço dos materiais tem uma variação muito grande, que nem sempre está relacionada a qualidade. Em muitos casos, simplesmente, são artigos de luxo ou de moda, mas que podem ser substituídos por outros bacanas e que custam bem menos.

  • O ideal é começar uma reforma e ir até o fim. Por isso, é bem melhor trabalhar dentro do orçamento. Uma reforma que fica pela metade acaba saindo mais cara e lhe dando mais problemas no futuro, quando tiver que retomá-la. Se trabalhar dentro do orçamento, pode até não ter o banheiro dos seus sonhos, mas terá o que foi escolhido pronto e perfeito.

  • Muito cuidado com produtos de reforma da moda, como revestimentos ou acabamentos, por exemplo. Se a ideia não é daqui a pouco tempo mudar novamente, é melhor buscar algo que não ficar cafona em bem pouco tempo.

  • A reforma do banheiro deve ser acima de deixar o cômodo bonito, deixá-lo funcional. Que atenda a família da melhor maneira possível. Por isso, evite colocar artigos que podem vir a dar problema com facilidade e a necessidade de trocá-los implicaria em uma outra obra. Como por exemplo, a descarga embutida na parede. Se der problema, não tem jeito, tem que quebrar a parede, revestimento, para consertar.

Reforma No Banheiro A Baixo Custo

Você pode estar querendo reformar o banheiro, mas não ter orçamento para isso, ou morar de aluguel e não estar disposto a pagar por uma obra em um imóvel que não é seu. Neste caso, não desanime, com criatividade e decoração de bom gosto dá para deixar o banheiro com cara de novo.

Revestimento de parede, por exemplo, pode ser coberto por adesivos próprio para esse fim ou com tintas, que também são para esse tipo de material.

Quadros no banheiro ou colocação de espelho pode ser uma solução para esconder uma parte da parede que não está legal. Um azulejado rachado, por exemplo, que não ficaria bom com um adesivo sobre ele, pode ser “escondido” com um quadro ou a colocação de um espelho. Assim como prateleiras também podem fazer essa “tarefa”.

No chão, tapetes são sempre bem-vindos e também podem ser usados para esconder alguma coisa. Assim como cestos de palha, que dão sempre um charme especial para o banheiro.

Existem dicas consideradas elementares para que a reforma do seu banheiro seja feita com qualidade. A primeira delas está no espaço, que deve existir para todos realizarem as necessidades de forma confortável.

Quem tem banheiro pequeno precisa investir em móveis menores. O mercado tem uma grande variedade de cores que deixa feliz todos os gostos que podem surgir entre os que desejam decorar banheiros.

A cor mais utilizada é branca. Quem deseja mudar deve escolher algum tom que também seja claro. Ele precisa trazer uma luminosidade superior, principalmente durante o dia, para diminuir a conta de luz.

Os azulejos são mais indicados do que parede, deixam o ambiente com maior frescor e resistência contra o vapor que sai do chuveiro nos banhos quentes de inverno. É sempre interessante solicitar algum orçamento feito por profissionais especializados antes de começar a sua reforma no banheiro. A maioria deles analisa sem cobrar nada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *