?> Métodos Para Prevenir Entupimentos Em Casa | Imóveis Cultura Mix

Métodos Para Prevenir Entupimentos em Casa

As pessoas que já se depararam com um entupimento em casa, sabem o quanto o problema é terrível. Esses imprevistos acontecem nos piores momentos, como quando a pia da cozinha está cheia de louças para lavar e fica toda gordurosa e a água não desce. No banheiro, você descobre quando vai escovar os dentes e a água demora a descer formando aquela espuma na pia ou ainda no banho, quando o box vira uma piscina.

A verdade é que os entupimentos em casa são bem comuns e o melhor que temos a fazer é evitar que eles aconteçam, entre as atitudes que podem ser tomadas estão a limpeza e manutenções periódicas. Porém, alguns métodos bem simples, que podem fazer parte da sua rotina, também podem evitar o problema. Veja quais são eles!

A Limpeza Adequada da Pia da Cozinha

O uso incorreto da pia da cozinha faz com que ela vá acumulando sujeira até entupir de vez, um dos principais fatores é a quantidade de gordura que vai sendo jogada. A cada seis meses seria correto mandar fazer uma limpeza preventiva na pia, mas você também pode criar hábitos para evitar o entupimento. Como por exemplo, não jogando óleo pelo ralo. O correto é colocar todo óleo usado em uma garrafa e depois levá-la a um ponto de reciclagem.

Também não jogue restos de comida, use sempre o ralinho quando for lavar a louça, retire os restos e jogue no lixo. E muito cuidado com pó de café usado, nunca deve ser descartado dentro da pia.

Antes de lavar qualquer panela ou prato, jogue o resto da comida no lixo.

Dicas de manutenção caseira para a pia da cozinha:

  • Pelo menos uma vez por semana, ferva água e jogue dentro do ralo da pia da cozinha. Isso ajuda a derreter a gordura, caso ela esteja grudada no tubos.
  • Para intensificar essa manutenção, misture uma xícara de bicarbonato de sódio e mais uma mesma medida de vinagre. Depois de jogar a mistura pelo ralo, tampe-o por cerca de 30 minutos, deixe passar, abra e jogue um copo de água fervendo. Além de ajudar evitando o entupimento do ralo, ajudará para deixar bem longe baratas e ratos.

Manutenção Para Evitar Entupimentos

Mesmo com todos os cuidados, não tem como evitar a manutenção mais séria, da caixa de gordura, que na maioria dos casos é feita de PVC ou concreto. A melhor maneira de fazer esse tipo de prevenção é usando bactérias que gostam de ingerir gordura, você pode encontrá-las para comprar em lojas que vendem materiais próprios para isso.

Esse tipo de bactéria é vendido em forma de farelo. Porém, não basta só colocá-la para agir, também é necessário associar aos cuidados que foram ditos anteriormente. Além de chamar um técnico pelo menos uma vez por ano para fazer a limpeza geral.

O Uso de Telas Protetoras nos Ralos

É muito importante que tanto na pia da cozinha quanto na pia do banheiro, os ralos tenham uma tela protetora, que custa pouco e pode evitar um grande problema. Esse acessório é que garante que todo o resto de comida que estiver nas panelas ou pratos não vai direto para os canos. Assim, como evita que cabelos entre na tubulação e causem entupimento na pia do banheiro. O mesmo serve para os ralos do box.

Atenção aos Objetos Que Descem Pelo Ralo

Um dos maiores inimigos dos tubos do banheiro são os fios de cabelos, normalmente, são os responsáveis pelo entupimento das pias do cômodo. Eles são muito resistentes e acabam se enrolando nos encanamentos e dá um grande trabalho para retirá-los.

Quanto maior for a quantidade, maior será o problema, pois eles conseguem evitar que a água desça normalmente pelo ralo. Por isso, periodicamente é necessário abrir o ralo do box e com uma luva na mão ou com ajuda de um saco plástico para protegê-la, retirar todos os fios de cabelos que conseguiram descer. Por mais que pareça que você consiga evitar as madeixas no ralo, não é bem assim e você descobrirá quando fizer a limpeza. Mesmo com a tela, os fios conseguem descer facilmente.

Algumas Dicas Essenciais Para Prevenir Entupimentos

  • O vaso sanitário não deve ser usado como lata de lixo, algumas pessoas pensam que deixando de jogar o óleo usado na pia da cozinha e jogando no vaso estão resolvendo o problema, quando na verdade estão somente mudando-o de lugar;
  • O óleo de cozinha deve ser colocado dentro de uma vasilha de plástico e levado a um lugar que faça reciclagem. Essa é a única maneira de se livrar dele sem criar problemas no encanamento da sua casa;
  • A poeira é uma inimiga silenciosa do encanamento. Ela vai se acumulando na parte de baixo dos canos e chega em um ponto que se transforma em uma “barreira”, causando entupimentos nas pias. É por isso, que se faz necessário, mesmo prevenindo, fazer uma limpeza especializada uma vez por ano.
  • Na hora de fazer a limpeza da pia somente produtos adequados devem ser usados e alguns, que são usados por algumas pessoas, devem ser evitados, como soda cáustica e ácidos. Esses produtos com um tempo vão corroendo os canos;
  • Alguns sinais alertam que o pior está por vir, como por exemplo, cheiro de esgoto vindo da pia do banheiro ou da cozinha e também bolhas na água. Nos dois casos pode ser um sinal de que tubulação já está obstruída em algum ponto e a tendência é que o problema se agrave. Neste caso, não resta que chamar logo um profissional para fazer o reparo antes que a água não desça mais na pia, se acumulando na bacia;
  • Lembre-se de todos os cuidados preventivos que foram listados aqui e não deixe de seguir um a um, no caso do entupimento é bem melhor prevenir. Quando deixamos o problema se agravar fica muito mais difícil de resolvê-lo;
  • Caso você tenha um entupimento em casa, seja na cozinha ou no banheiro, não tente resolver sozinho, enfiando qualquer coisa no ralo, isso pode acabar acarretando em um segundo problema ainda maior, furando um cano. Busque ajuda com um profissional.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *