É verdade que um lar jamais é o mesmo com a chegada de uma criança, seja ela um membro da família ou apenas visitante, seja travesso ou não. Ela sempre deixará sua marca por lá.
Sabemos que muitos pais não suportam a ideia de ver brinquedos espalhados pelos cômodos da casa, sofá desarrumado e coisas do tipo. E Sabemos também que muita gente usa isso como desculpa para justificar a casa desarrumada.
De fato é realmente estressante e tem uma hora que cansa ver que não conseguiu ter a casa organizada nem no mesmo dia de faxina. Mas isso não é motivo para você torturar seu filho aos gritos e tapas toda vez que ele involuntariamente fizer algo que te desagrade, como também de dizer aos quatro ventos que seu filho te impede de ter uma casa arrumada.
Prova disso são nossas avós e bisavós que criavam “10 filhos” todos com idades parecidas, geralmente sem muitos recursos para manter babás, faxineiras e coisas do tipo e mesmo assim mantinham a casa arrumada.
Criança Não é Sinônimo De Bagunça
Poderíamos encher essas linhas de dicas, contar inúmeras experiências positivas e despertar uma esperança em você de que tudo dará certo, mas nada seria válido se não abordássemos o principal tema: A Educação.
Antes de tudo é importante lembrar que as crianças tendem a nos imitar em tudo que fizermos. Por isso se imponha como líder no seu lar, (junto ao seu cônjuge se o tiver). Estabeleça regras e seja a primeira a respeita-las.
Aproveite que essa é a melhor fase de aprendizagem do seu filho, tenha paciência e lembre-se que é melhor responder aos seus constantes “porquês” que deixar ele se arriscar a matar essa curiosidade sozinho e escondido de você.
Não perca a chance de impor limites em seus filhos, diga não, sempre que necessário, você não terá direito a cobrar nada dele no futuro se não educá-lo agora.
Dicas Educacionais:
Crianças precisam de regras para se adaptar as rotinas que enfrentaram quando adultas por isso ensine seu filho a respeitar as suas imposições.
Ensinar a criança a se organizar, a participar da rotina doméstica, a ter horários e a formar hábitos não é maltrata-los ou roubar a infância, e sim uma maneira de ajudá-la a se desenvolver:·.
- Aos 7 ou 8 anos a criança é capaz de fazer muita coisa sozinha, mas é preciso ser ensinada e incentivada a isso antes, você pode começar ensinando-a a dobrar e onde guardar as roupas que estão limpas, bem como a não criar hábitos desagradáveis como: Deixar toalha molhada em cima da cama, roupas sujas no banheiro e restos de comida e embalagens pelo quarto.
- Mostre como usar gavetas, cabides, sapateira, cômoda e qual o local seguro para cada coisa, principalmente perfumes em embalagem de vidro.
- Não podemos nos esquecer de ensiná-los o ponta pé inicial de todos os dias, como arrumar a cama, dobrar o pijama e lençol depois de acordar e coloca-lo no devido lugar, também arrumar a colcha da cama; Embora no começo ele não saiba dobrar corretamente nunca desestimule ou refaça, mas ensine-o se preciso e encoraje.
- Você precisa inicialmente decidir qual o lugar adequado de cada coisa e Informar aos adultos que moram na casa para colocar as coisas que usam em seu o devido lugar. Seus filhos aprenderam mais fácil com exemplos.
- Planeje o dia para seu filho, inclua horários para ele cumprir como momento certo para acordar, dormir, fazer as refeições, brincar, praticar esporte e lição de casa. Até que ele esteja pronto para criar sua própria rotina. E Determine um horário e um local para ele limpar e guardar seus brinquedos depois do uso.
- É importante reservar um espaço apropriado para seu filho brincar. E permitir que seu filho se divirta lá dentro.
- Aceite que seu filho se suje com tinta ou massinha de modelar vez por outra. E importante para ele conhecer as diversas formas de brincadeiras.
- Tire da sua cabeça que tudo da sua casa tem que ficar em prateleiras altas, ou em cima de guarda roupa para que seu filho jamais possa tocar. É melhor ensina-lo a respeitar os limites que “manter fora do alcance das crianças” coisas que não são remédio, veneno ou armas.
Métodos Preventivos De Organização Para a Dona Do Lar:
Parte superior do formulário
Manter a Casa Organizada e Ter Seus Filhos Satisfeitos e Possíveis Sim e Nós Vamos Te Ajudar:
- Não deixe para amanhã: Não coloque “aqui por enquanto” o que você pode por no lugar certo na mesma hora. O principal erro das donas de casas e mães de família é deixar de lado algumas atividades por não gastar dela, e elas vão acumulando ate que chega o dia que é inevitável e você vai ter que fazer. Ajuda se você aproveitar o percurso que geralmente faz na casa e sempre que possível colocar as coisas no lugar, mas cuidado para isso não virar uma mania.
- Não seja a secretária do seu próprio lar, estabeleça atividades para cada membro da família que reside com você, inclusive os mais bagunceiros. Assim cada um vai pensar duas vezes antes de bagunçar determinada coisa e procurar trabalho para si.
- Recolha todos os dias os objetos espalhados. Reserve alguns minutinhos diários e recolha com um cesto ou uma caixa, todas as coisas de uma só vez para depois devolver nos seus devidos lugares de origem.
- Estabeleça limites para os descartáveis. Você precisa sim se preocupar em ajudar a “reutilizar”, mas se as coisas não são funcionais para você, não estoque. Conserve alguns e os demais recicle.
- Evite comprar o desnecessário ou por adiantamento principalmente se for produtos de consumo alimentício ou outros com validade curta.
- Para as coisas que insistem em ficar fora do lugar como revistas, acessórios, e brinquedos use caixas e outros organizadores. Mas lembre-se que até as caixas organizadoras precisam de organização.
- Deixe a pia da cozinha sempre limpa, evite acumular louça, além de evitar ser um ótimo fator para acumulo de ratos e baratas ainda ajuda na organização do seu lar.
- Estabeleça uma rotina matinal. Exemplo: Limpar cozinha após o café da manhã, lavar o banheiro e depois arrumar o quarto.
Para Finalizar, Uma Dica Muito Importante:
- Desapegue: Muitas vezes compramos artigos novos para nosso lar e não damos fim nos outros que já tínhamos alguém está precisando disso mais do que seu caixote de coisas velhas.
Em faxina semanal pegue 2 caixas e separe tudo o que está jogado pela casa, e devolva ao seu lugar aquilo que te serve, como você costuma fazer. Em uma das caixas para doação, coloque aquilo que você não usa tanto ou simplesmente não usa. E na outra as coisas que devem ir ao lixo ou reciclagem. A dica também serve para armários de cozinha e guarda-roupa.
Você vai ver que com dedicação ao seu lar e paciência ao seu filho, seu lar além de mais organizada será mais amoroso.