Vantagens e Desvantagens do Aquecimento Solar

Antes de começarmos a falar das vantagens e das desvantagens do aquecimento solar, vamos exemplificar o que é exatamente aquecimento solar. Você já sabe o que é?

O aquecimento solar “pega” a energia solar (por isso o nome) e a usa para o aquecimento da água, que pode ser aquela usada para o banho, para piscina aquecida ou até mesmo nos processos industriais.

Uma das formas de obter a energia solar para o aquecimento da água é feita através do uso de coletores solares. Essa é considerada uma das aplicações mais viáveis do uso da energia do sol, principalmente para residências e indústrias.

Atualmente o aquecimento solar não está sendo usado pela grande maioria das pessoas, são poucas as casas que adotaram o sistema, e um dos principais motivos é o custo para instalação do chamado coletor solar.

Aquecedor Solar

Aquecedor Solar

A grande maioria das pessoas acredita que o aquecimento solar é uma excelente opção, enquanto outras discordam e preferem apontar as desvantagens dessa técnica de aquecimento.  E como tudo, podemos apontar vantagens e desvantagens. Com toda certeza, a primeira coisa que pode ser dita sobre esse argumento é que as vantagens do uso de um aquecedor solar superam as desvantagens, que claro, existem.

A primeira desvantagem do aquecimento solar não é propriamente dita relativa ao tipo de sistema, e sim, a sua implantação. Os custos dos equipamentos que servem para produção, seguida da instalação dos componentes do painel solar são muito altos. Um outro problema encontrado para colocar em funcionamento esse tipo de aquecimento é o espaço para montar esses painéis solares que servem para gerar a energia elétrica. É preciso ter uma ampla área e nem sempre é fácil encontrá-la. Ainda no “pacote” desvantagens, não podemos deixar de citar os dias chuvosos ou nublados, neste caso, é impossível captar a energia.

Se as desvantagens são poucas, o mesmo não acontece com as vantagens, são em número muito maior. A primeira delas é que a energia do sol é a fonte de energia e isso significa que é um econômica e correta ecologicamente, porque não estará poluindo o ar, uma vez que vem diretamente do sol. Por isso, a instalação de painéis solares significa dar  uma mãozinha ao meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental que o homem causa quando vai em busca da energia elétrica.

Não confunda o aquecimento solar com aquela energia que vem da queima de combustíveis fósseis ou também das hidroelétricas quando acontecem inundações. São modos que acabam criando um desequilíbrio no ecossistema. Enquanto essas áreas, onde estão as hidroelétricas, poderiam ser mais bem aproveitadas com a energia solar.

Os problemas com o tipo de energia que temos agora e que faz com que a energia solar se torne ainda mais interessante são tantos. O Brasil, por exemplo, gera 90% da energia elétrica que nos serve através das usinas hidroelétricas. Nesse tipo de usina, não existe o problema estiagem, porque as máquinas são capazes de originar chuvas ácidas e o resultado é mais poluição no meio ambiente, o que pode agravar ainda mais o efeito estufa. Tem também um outro tipo de poluição de nome smog. São chamadas assim o resultado daquilo que é a queima de combustível fóssil, a fumaça e a neblina. Não é preciso nem falar que todos esses resultados da poluição acabam contaminando não só homem, mas também, animais e vegetação. Para o homem, normalmente, causam problemas respiratórios e para a vegetação, acabando fazendo com que as plantas e flores sofram mutação, isso quando não morrem.

A vantagem de ter o aquecimento solar é pode eliminar a desvantagem de não tê-lo. Explicamos melhor, falando agora de energia nuclear, que emite gases nocivos, que fazem muito mal a saúde do homem e ao meio ambiente. Sem falar que nesse tipo de usina pode acontecer um acidente e a eliminação do lixo radiativo quando não é feita da maneira adequada pode acabar representando ainda maiores riscos para quem está nas imediações.

Facilidades do Brasil para Explorar a Energia Solar

Se para alguns países ter a energia solar é um problema, o mesmo não representa para o Brasil. Como se trata de um país tropical , é grande a incidência de raios solares durante todo o ano, o que significa que não nos faltaria energia.

Das primeiras pesquisas a descoberta que era possível explorar a luz solar, os aquecedores que foram desenvolvidos primeiro já foram substituídos e quanto mais o tempo passa, mais moderno são os novos. Os painéis solares estão sempre sendo aperfeiçoados, assim como todos os outros elementos que também estão presente, isto é, que fazem parte do sistema que serve para aquecer a água.

Economia de Energia

Economia de Energia

Os aquecedores solares não são populares e nem muito conhecidos, e como foi dito anteriormente, se trata de um produto caro. Porém, os governos estão dando incentivos e procurando a divulgar as vantagens de ter um aquecedor em casa para a população. Com isso, de uns tempos para cá, o produto vem sendo mais procurado. Uma das responsáveis pelo aumento de vendas do aquecedor solar é a lei criada pelo Governo Federal número 10295-01. A lei faz referência a “Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia”, que está sendo um grande incentivo para introduzir essa tecnologia no nosso país.

No nosso país, graças a energia solar, está sendo possível usando o sistema fotovoltaico levar energia elétrica para o interior do Brasil e isso é feito da seguinte forma. Veja os sistemas e as vantagens nesse caso!

  • A água aquecida graças ao aquecimento solar serve para abastecimento doméstico, piscicultura, irrigação e através do bombeamento de água.
  • Essa água também é usada em sistemas coletivos como: escolas, centros comunitários e eletrificação em postos de saúde.
  • E mais para atendimento domiciliar, produção de gelo, monitoramento remoto, etc.

Quais as Garantias de um Aquecedor Solar?

Segundo a ABRAVA, um metro quadrado de coletor solar evita que 215 quilos de lenha sejam cortados, que seja desperdiçado 66 litros de diesel, economiza 55 quilos de gás em um ano, não permite que  56 m² de terras férteis se inunde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *