Tipos de Revestimento para Paredes e Tetos

Revestimentos são os tipos de coberturas que você vai dar a sua parede, pisos, fachada ou muradas de casa. Na construção, são conhecidos como a fachada que irá cobrir a alvenaria, seja n piso ou no teto. É o revestimento que dá dá o visual de fato a uma parede e guia o tom da decoração. Quando ela ainda está virgem, sem revestimentos, você estará com uma parede apenas com tijolos e cimento, chamada de alvenaria. Com o revestimento, ela estará coberta e com um melhor visual. Na sua casa ou ambiente comercial, você pode usar diversos tipos de revestimento. Conheça alguns a seguir.

Imagem de Amostra do You Tube

Revestimento em Gesso Acartonado

O gesso acartonado dá um resultado melhor em paredes irregulares e em péssimo estado de conservação, por isso é comumente usado quando se vai remodelar áreas degradadas por motivos diversos ou em reformas de imóveis antigos em que as paredes estejam em péssimo estado de conservação. O gesso acartonado cria uma espécie de cobertura, como se você estivesse aplicando duas paredes em uma só. Você estará dando um reforço e modicando problemas de nivelamento, como quando uma parede está torta parcialmente ou totalmente. Você poderá notar sua parede nivelada quando for colocar um quadro ou usar uma trena para medir do teto ao chão: a trena não irá ficar lisa e pode alterar a altura real da parede.

Este tipo de revestimento também é muito usado em reformas quando o dono deseja aumentar o isolamento da vedação, tanto para altas temperaturas como para isolar contra o som. O isolamento acústico com este material costuma ser bem eficiente, principalmente em casas conjugadas ou com apartamentos de paredes finas. Costuma funcionar bem tanto em paredes laterais como em tetos, mas sempre em ambientes internos. Não é um material durável com a ação de agentes da natureza como chuva e vento constantes, por isso não serve para fachadas.

Para aplicar este tipo de revestimento o indicado é que se permita uma irregularidade de no máximo 15 mm. Na aplicação, as placas são coladas de forma direta sobre a alvenaria com o uso de massa adesiva.

Revestimento em Gesso Liso

O gesso é um dos revestimentos mais usados em paredes de casas modernas, principalmente em tetos. É uma ótima solução para as pessoas que querem baixar o teto de acordo com as suas necessidades ou cobrir paredes de forma lisa e pensando em remover depois. O gesso é usado muitas vezes para construir paredes também, sendo uma boa pedida para criar divisórias de fácil remoção e sem movimentar a estrutura do imóvel de forma drástica. Pode ser colocado tanto em paredes já com argamassa como sem, diretamente na alvenaria.

O gesso é vendido em placas que devem ser encaixadas como um mosaico no teto ou construído em paredes. Não é usado em pisos por não ser durável ao contato constante. É preciso que se tenha conhecimento prévio sobre a aplicação, para que ele fique nivelado. São usados em paredes de banheiro, salas, quartos e demais espaços, bem como escritórios.

Revestimentos de Parede  de Vinil

Se você está procurando uma forma mais chique e duradoura de cobrir sua parede, o vinil é uma bela opção. O material é fácil de ser manipulado que muitos outros tipos de revestimentos, duradouro, mas com um custo um pouco maior que os demais, sendo significativamente mais caro que o gesso.

O uso do vinil texturizado é uma ótima opção para terraços, casas de praia ou fachadas de casas ou varandas na parte externa da mesma. O principal cuidado que se deve ter ao usar o vinil é em sua aplicação: a superfície deve estar completamente lisa e já rebocada(não pode estar na alvenaria ainda).

Revestir Parede com Papel de Parede 

Muito usado em casas norte americanas porque são feitas de madeira, o papel de parede é uma ótima opção simples para redecorar o espaço e muito usado no Brasil. Existem algumas desvantagens do produto, que são menor durabilidade e possibilidade de cair com a umidade. Contudo, não precisa ser técnico para aplicar papel de parede em casa e o baixo custo e boa quantidade de tons e estampas faz o material ser amplamente procurado.

Revestimento com Pedra Quartzito

Se é durabilidade que se procura, revestir com quartzo é uma ótima opção. Tais pedras são ótimas para serem aplicadas em fachadas e duram bastante mesmo sob umidade forte, chuvas e ventos. Devem ser aplicadas em paredes ainda na alvenaria e é um material excelente tanto para piso como para paredes. O brilho e as diferentes tonalidades são os principais atrativos visuais deste material.

Revestimento de Cerâmica

 Este é um dos materiais mais usados em paredes para pessoas de baixa renda. Pode ser usado em casas tanto ainda na alvenaria como com reboque, tanto em pisos como em paredes. Como é um material lavável, sua manutenção é de baixo custo e por isso é o preferido em comunidades de baixa renda. Em terrenos úmidos pode durar menos, mas ainda é um material com vida longa: em média 10 anos.

Revestimento com Pastilhas

Pastilhas são como cerâmicas, mas mais duráveis e mais bonitas visualmente. A aplicação lembra um pequeno mosaico, por isso são preferidas para quem deseja fazer não apenas um revestimento, mas uma arte em suas paredes e pisos. Pode ser usado em ambientes internos e externos, com a desvantagem que a manutenção deve ser feita em um período de cinco a 10 anos. Vendidas em metros, é preciso um profissional para aplicar o produto.

Revestimento de Piso e Paredes com Madeira 

Apesar de gerar um ótimo resulta visual, a madeira não é um dos materiais mais indicados para revestir paredes e pisos pelo alto custo de manutenção. Para manter o brilho é preciso encerar e lustrar continuamente, em um período médio de 15 dias. O custo também é elevado para a aplicação do produto, e é preciso ter cuidado para escolher uma boa madeira para ter uma vida longa mais útil. Contudo, é uma boa combinação com casas de paredes de tijolos expostos.

Um comentário

  1. Gostei muito das explicações.

    Pretendo construir minha casa, feita de containers, acredito que o gesso é a melhor opção até o momento.
    Preciso de mais idéias, porque economizar é preciso.

    Se tiverem mais material e puderem enviar por email, eu agradeço muito.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>