Ideias de Móveis Funcionais Bonitos e Inteligentes

Um dos conceitos mais difundidos na decoração moderna é a funcionalidade de cada item no contexto geral da casa. Foi-se o tempo em que apenas um móvel ser bonito era o que importava. Hoje em dia, também é válido pensar o que esse móvel pode fazer pela organização da sua casa.

Móveis Modernos e Funcionais

Se você deseja que os ambientes da casa tenham mais espaço e que os seus objetos possam ser guardados de forma mais organizada, a dica é conferir essas ideias de móveis funcionais que separamos, pois além de muito bonitos também são móveis inteligentes.

Multi Espaços

Um móvel é funcional quando, além de cumprir a sua tarefa principal, também colabora para alguma outra tarefa dentro do espaço. Podemos exemplificar o que foi dito com um sofá que possui gavetas embutidas na sua parte inferior para guardar livros ou objetos da sala. Porém, é importante destacar que existem muitos outros tipos de móveis funcionais para os mais variados cômodos da casa.

A ideia de multi espaços é o principal conceito que guia a confecção dos móveis funcionais. Na maioria dos casos, as peças possuem espaços embutidos, como armários e prateleiras escondidas. Tudo o que a sua criatividade e a necessidade de espaço da sua casa pedirem pode estar decorando a sua casa.

Se Não Achou Mande Fazer

A ideia de ter móveis feitos sob medida já está bastante difundida, devido a grande quantidade de lojas de móveis que trabalham com peças planejadas. Porém, muito mais do que uma adequação de tamanho, também é possível mandar fazer móveis que sejam funcionais, ou seja, exatamente como você precisa.

A dica é observar o que está sendo um problema para você. Para algumas pessoas o problema está no local para guardar os livros, e uma boa solução para isso é contar com uma estante “escondida” através do móvel da TV, por exemplo.

Depois de ter as suas ideias, basta procurar profissionais, como carpinteiros, por exemplo, para executá-las e assim deixar a sua casa perfeita. Além desse tipo de funcionalidade, os móveis inteligentes também são aqueles que ocupam menos espaço na decoração do seu ambiente, ou seja, são menores ou mesmo possuem um design mais interessante para não se tornarem elefantes brancos.

Imagem de Amostra do You Tube

Ideias Práticas de Funcionalidade

Se você se animou em ter mais funcionalidade na sua casa, vamos disponibilizar algumas dicas bem práticas de como incluir esse conceito em cada um dos ambientes da sua casa. Confira e escolha as melhores ideias.

Móveis Com Design Diferenciado

Como já bem enfatizamos, uma das principais características dos móveis funcionais é contar com um design diferenciado para ocupar menos espaço e também oferecer mais facilidades no dia a dia. Dê preferência aos modelos que são mais “finos” e menores.

Quanto mais subdivisões o móvel tiver por dentro, melhor será para guardar tudo o que você precisar. Além disso, esse tipo de móvel com subdivisões costuma ser menor, e assim ocupa menos espaço físico na sua casa.

Uma dica essencial é não comprar móveis apenas pela aparência, pois no fim das contas eles podem não ter muita utilidade. Se tem uma peça que você gostou, mas realmente não vê uma utilidade, não compre. Tudo tem que ter beleza, mas, principalmente, função.

Observe também os móveis embutidos, como armários que ficam atrás de suportes de TV, pequenos armários em sofás, gavetas em camas, além de outros que podem fazer toda a diferença na sua decoração e na sua vida.

Menos é Mais

Quanto menos espaço os móveis ocupam nos ambientes melhor, e por isso mesmo pequenas mudanças, como trocar um enorme sofá por dois puffs, também representam mais funcionalidade. Tudo o que pode ser trocado por algo menor merece ser observado com toda a atenção.

A máxima de que menos é mais é totalmente válida nesse contexto de busca de funcionalidade. Já se foi o tempo em que ter grandes móveis era o melhor para a decoração da sua casa.

Móveis para as suas Necessidades

Os móveis funcionais são pensados para resolver problemas de espaço e organização nas casas e escritórios. Dessa forma, é bem provável que existam móveis perfeitos para solucionar os seus problemas do dia a dia. Tudo o que você precisa é pesquisar as lojas que trabalham com esse tipo de peça para encontrar aquelas perfeitas para a sua casa.

Design Inovador

Ideias Divertidas

Os móveis funcionais, além de melhorar o nosso dia a dia, também representam uma forma divertida de pensar a casa. Isso permite que tenhamos em nossas casas tudo o que sempre sonhamos e sem necessariamente precisar ter um empilhamento de móveis.

Um dos exemplos mais legais disso é a mesa de bilhar que possui adaptação para se transformar em mesa de refeições. Assim, é possível ter uma mesa de bilhar para os momentos de descontração com os amigos, mas também ter uma bela mesa de refeições para não precisar de mais espaço.

Tudo o que é dois em um ajuda, e muito, para ter uma casa mais funcional e cheia de estilo. São tantas as possibilidades que é fácil imaginar que existem muitos tipos de adaptações e funcionalidades que nem pensamos ainda. Por isso mesmo é que você deve colocar a sua cabeça para trabalhar e imaginar os móveis dos seus sonhos.

A Cozinha Americana

Um dos cômodos que traz mais dificuldades na hora de pensar de forma funcional é a cozinha, pois são tantas as coisas necessárias nesse espaço que fica difícil selecionar o que ter e o que abrir mão.

A nossa dica é para que você opte por ter uma cozinha americana, aquele tipo de cozinha em que você tem apenas um balcão separando o cômodo do resto da casa. Além de reduzir uma parede e deixar a pessoa que está cozinhando mais próxima das demais, você economiza espaço.

Imagem de Amostra do You Tube

Quanto aos eletrodomésticos, como fornos elétricos, é possível pensar em soluções embutidas na parede. As opções embutidas na parede são sempre as mais interessantes para diminuir a quantidade de espaço necessário e para ter uma cozinha confortável e útil.

Pensando Funcionalmente

Para ter uma casa bem estruturada é necessário pensar funcionalmente, por isso observe tudo o que pode ter mais de uma função e também as formas de reduzir os espaços utilizados pelos móveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>