Como Calcular o Tamanho da Porta de Um Armário

Como Calcular o Tamanho da Porta de Um Armário

Construir um armário hoje em dia, é uma tarefa muito simples, sejam os modelos de parede como os modelos de chá mesmo. Basta ter disposição, materiais e ferramentas adequados e saber calcular corretamente as medidas.

Dicas Para Calcular Seu Móvel na Medida Certa

É muito importante ficarmos atentos a alguns pequenos detalhes para calcularmos corretamente as medidas dos móveis. Selecionamos algumas dicas básicas:

  • A primeira coisa: para tirar suas medidas, não use o metro de madeira. Você pode não acreditar mas, nesses metros, um metro nem sempre é um metro mesmo. Não confie nessas medidas. Use sempre as trenas de aço.
  • Outra coisa muito importante é tirar as medidas com muito cuidado do local onde será colocado o seu móvel. Meças as medidas de cada uma das paredes do chão até o teto pois, nem sempre as medidas são iguais. Como regra geral, os móveis não devem ocupar mais que um terço do total da área do ambiente. Meça bem todos os detalhes do ambiente, como forros rebaixados, pontos de luz, cantos chanfrados, etc. Tudo precisa ser levado em conta para que o móvel se encaixe corretamente.
  • Faça medidas a seu favor. Procure sempre fazer medidas que facilitarão o seu trabalho. Trabalhe com as medidas mais próximas ao tamanho de pranchas e de materiais mais vendidos no mercado. Dessa forma, você fará menos cortes e aproveitará ainda mais a madeira.
  • Produtos semiprontos. Nunca se esqueça de produtos semiprontos e aproveite as medidas para facilitar o seu trabalho.
  • Projeto e matéria-prima. Nunca trabalhe sem um esboço. Faça sempre um desenho do móvel que irá produzir, mesmo que seja uma peça bem simples. Isso te ajudará a saber exatamente o que vai precisar comprar. Com o desenho, o seu orçamento será o mais correto possível.
  • Saber o tempo que gastará para produzir certa peça é muito importante na hora de elaborar um orçamento. O tempo gasto irá impactar no preço final do móvel.
  • Cortes: desenhe sobre as placas de madeira a parte que será cortada. Os pedaços que sobrarem poderão ser usados para fazer fundos e frentes de gavetas, e muitas outras peças. Isso gera muita economia no final. 

Calcular as medidas certas antes de fabricar os móveis é muito importante. Deve-se ter muita atenção nessa fase. O cálculo certo facilita muito o trabalho e traz muita economia de tempo e de dinheiro.

Construindo Um Armário

Vamos dar um exemplo de como se fabrica um armário com as seguintes medidas: 4 metros e 50 centímetros x 82 centímetros x 35 centímetros de profundidade. Perceba que há uma folga de 2 centímetros no comprimento e também na largura.

Faremos esse modelo em três parte. Serão os 4 metros e 50 centímetros divididos por 3. Vamos ter três armários com 1 metro e 50 centímetros, com uma altura de 82. Essas medidas são por fora.

Para construirmos esse armário, vamos usar o MDF com 20 mm branco de um dos lados e cru do outro lado. Será um modelo de armário para ser usado em escritório. Vamos então às peças:

Peças:

  • Seis peças de 1,46 x 35 x 2 cm
  • Quatro peças de 82 x 35 x 2 cm
  • Duas peças de 78 x 35 x 2 cm
  • Seis peças de 82 serão as laterais das caixas
  • Quatro peças de 78 serão as peças do meio das caixas
  • Seis peças de 1,46 serão para o tampo e para a parte de baixo das caixas

Montagem:

  1. Nas seis peças laterais, faremos 4 furos, sendo 2 de cada lado da parte mais alta.
  2. Nas outras 6 peças mais compridas, faremos 2 furos ao meio com 5 cm de distância entre eles.
  3. Esse modelo de armário não levará fundo. O mesmo será a própria parede. Para isso, iremos prender uma madeira de cada lado com uma cantoneira no meio.
  4. Para as portas, usaremos as 12 peças de peças de 82 x 36,8 x 2 cm de espessura. O material que precisaremos será: 12 peças de 82 x 36,8 x 2 cm, 1 broca própria, 1 grampo pequeno e de dobradiças curvas com parafusos.   
  5. Com sobre de MDF, faremos uma guia para a broca.
  6. Após fazer o furo, regulamos a distância desse furo com relação a borda da porta. Isso pode ser feito com uma madeira reta. Não precisa ser muito grande e nem muito larga.
  7. Medimos 12 cm e fazemos um risco em cada ponta da porta. Esses riscos serão usados para centralizar a guia onde serão feitos os furos.
  8. Após furar as portas e prender as dobradiças, iremos forrar com a fórmica na cor de sua preferência. Para isso, além da fórmica, precisaremos também de cola e de uma espátula com 9 cm de lâminas, aproximadamente.
  9. Faremos vários cortes na lâmina da serra para que a cola se espalhe melhor.
  10. Agora, colocamos as portas nos seus devidos lugares. Elas podem ser colocadas tanto com o armário deitado quanto em pé.

Viram como é fácil? Hoje em dia, qualquer pessoa pode fabricar seus próprios móveis. E não precisa ter uma verdadeira marcenaria em casa. Você levar as madeiras com as medidas que você precisa e pedir que cortem para você. Em casa, você mesmo monta os seus móveis.

Uma dúvida que surge com muita frequência é como calcular as medidas das portas dos armários. No vídeo abaixo, temos todas as informações necessários para sanar essa dúvida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *