Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos

Decorando Apartamentos Pequenos

Morar em um apartamento pequeno não precisa ser sinônimo de desconforto e bagunça. Ao contrário, é um desafio que pode render um ambiente bonito e aconchegante. Hoje as medidas menores são cada vez mais comuns no mercado imobiliário, o que exige muita criatividade e planejamento dos proprietários na hora da decoração. Apartamentos pequenos são muito mais difíceis de decorar do que apartamentos maiores, isso porque geralmente não importa qual móvel ou item de decoração você coloque no apartamento ele acaba ocupando um espaço desproporcional.

.

Se você vive em um apartamento minúsculo em uma grande cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, ou mesmo em uma cidade menor, tenho certeza que você começou a ter alguns problemas na hora de escolher os móveis para sua decoração.  Muitas vezes você se apaixona por uma mesa de jantar, mas sua sala não tem espaço suficiente nem para as cadeiras, ou quem sabe aquele armário parece perfeito para seu quarto, mas ele ocupa tanto espaço no quarto ficaria difícil se locomover. Temos todas as dicas e ferramentas que você precisa para resolver seus problemas de decorar pequenos espaços, não importa quão pequeno seja seu apartamento.

Decoração

Decoração

Mas não se preocupe. Há muitas maneiras de decorar apartamentos pequenos. Nós do Já Sabia reunimos todas as melhores ideias para pequenos espaços, e temos a certeza que não importa o problema que você está encontrando, haverá uma solução.

Veja como Decorar um Apartamento Pequeno.

  •  Idéias para Decorar Salas Pequenas: É difícil manter um ambiente fluido em um apartamento entulhado. A escolha de móveis sem braços ajuda a criar um visual arejado, sem restrições, dando a ilusão de mais espaço. Além disso, não coloque o sofá nos cantos para que ele possa ser acessado por todos os lados.
  • Use um Tapete: Coloque um tapete no meio da sala. O tapete vai agir como uma ilha, definindo e limitando o espaço do seu mobiliário.
  • Decoração de quartos pequenos: A cama é o principal móvel do quarto, dê preferência a camas com espaço que possam ser aproveitados de baixo da cama, com gavetas o espaço livre para guardar coisas pessoais. A cama deve ser adequada para que permita fácil circulação de pessoas. Criados-mudos, mesinhas, prateleiras e até gavetas fixas na parede são muito úteis para deixar livros, luminárias e outros objetos pessoais.
  • Móveis pequenos: O uso de móveis simples e pequenos na decoração são os responsáveis por ampliar o espaço de livre circulação em seu apartamento, não dando aquela sensação de sufocado muito comum em apartamentos pequenos. Na decoração de sala, prefira sofás com braços curtos e linhas retas, eles ocupam menos espaços e possibilita acrescentar um puff que servirá para mais uma pessoa sentar. A mesa de centro de preferência com tampo de vidro, pois o vidro dá a impressão de ocupar menos espaço.
Apartamento Pequeno

Apartamento Pequeno

  • Objetos de decoração: Melhor ter poucos objetos de decoração com um tamanho maior do que vários objetos pequenos. O espelho dá a impressão que o ambiente continua em seu reflexo, mas cuidado para não usa-lo em exagero.
  • Estantes e Prateleiras: O uso de móveis aéreos como estantes e prateleiras são sempre uma boa pedida na decoração de apartamentos pequenos, pois eles são fixados na parede e não atrapalham o espaço de circulação das pessoas.  Mesas embutidas e banquinhos que podem ser usados como assento na hora das refeições e apoios laterais também auxiliam no melhor aproveitamento do espaço.

Cores claras: A escolha das cores também pode influenciar, assim, se a ideia é ter um lugar menor e mais aconchegante, prefira as cores quentes. Mas, se o que você procura é espaço, apele para os tons frios. Bom também é facilitar a passagem de pessoas, até mesmo pelos cantos. Uma dica é dividir os cômodos em diversos ambientes, criando pequenas ilhas com diferentes funções. As paredes brancas dão uma leveza no ambiente e permite que os objetos façam o papel da decoração. Aproveite as paredes na decoração com quadros com fotografias da família ou pinturas. Na cozinha, o fogão, micro-ondas, pia, armários, geladeiras também devem ser de cores claras.

Imagem de Amostra do You Tube
  •  Se o objetivo é poupar espaço, dê sempre preferência às portas de correr, que facilitam a circulação quando o lugar é pequeno. Além de úteis em armários e racks, as portas de correr são perfeitas para separar ambientes dentro da casa sem causar transtornos nas passagens.
  •  As cozinhas americanas são uma boa pedida para apartamentos pequenos, pois além de serem práticas e funcionais, são bonitas e ajudam eficazmente com o planejamento do espaço, pois permitem melhor circulação e uma maior acomodação dos utensílios da cozinha.
  •  A sala também pede moveis funcionais, que podem ser aumentados no caso de necessidade, como o sofá, por exemplo; se a televisão for afixada a parede você ganha também esse espaço que pode ser aproveitado de outra forma.
  • Utilizar espelhos com certeza vai ajudar você a ter um ambiente muito maior, porém, é preciso atenção: planeje cuidadosamente o lugar onde a peça será colocada ou poderá acabar sofrendo com reflexos de luz indesejados. Também fique de olho nos cantos mais bagunçados, afinal, se você coloca o espelho em um lugar cheio de objetos, vai acabar encontrando duas vezes mais desorganização. Se o objetivo é poupar espaço, dê sempre preferência às portas de correr, que facilitam a circulação quando o lugar é pequeno. Além de úteis em armários e racks, as portas de correr são perfeitas para separar ambientes dentro da casa sem causar transtornos nas passagens.
Imagem de Amostra do You Tube

Mas se você não quer ou não pode contratar um arquiteto ou um decorador de ambientes, deve se atentar para um punhado de cuidados antes de se decidir pelo que fazer. No caso de apartamentos pequenos então, é importantíssimo se pensar bem na adequação do espaço para que não aparente for menor do que já é; na circulação das pessoas pelos ambientes e na circulação do ar para que ele permaneça sempre arejado; e na iluminação, pois um ambiente mais claro alarga os espaços.

.

Resumo: falamos aqui de como Decorar Um Apartamento Pequeno, dicas para você fazer em seu apartamento e algumas informações que você ira precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>