?> Como Usar Móveis Antigos na Decoração | Imóveis Cultura Mix

Como Usar Móveis Antigos na Decoração

Os artigos que passam de pai para filho seguem nas famílias por muito tempo e por isso trazem neles um pouco das histórias e vivências de uma família e várias gerações, estimulando as lembranças.

Hoje, pode não ser tão comum esse hábito de deixar ao filho, ou ao neto, algum móvel já herdado de algum parente, até mesmo porque a qualidade dos móveis atuais não permite que eles resistam ao tempo e estejam presenteáveis ainda depois de muitos anos de uso. Mas até pouco tempo, os móveis da casa eram tradicionalmente passados de geração em geração por entre as famílias de todos os lugares do mundo. A fim de perpetuar de forma física valores de um sobrenome.

.

Outra observação sobre os móveis antigos é que antes muitas pessoas se referiam a eles como velhos, e envergonhavam-se por tê-los. Eles eram então escondidos nos locais menos habitados como o porão da casa.

Mas essa postura mudou, e os móveis antigos deixaram de ser valiosos somente para alguns membros da família a qual era patrimônio e passam a ser admirados pela sociedade. Eles trazem em si, valores superiores ao afetivo, são relíquias de decoração e combinam com o perfil de pessoas elegantes, luxuosas e sofisticadas.

 Como Usar Móveis Antigos na Decoração

Como Usar Móveis Antigos na Decoração

Valorização

Ainda que a decoração predominante na sua casa seja moderna, um único móvel diferenciado pode se destacar e valorizar a decoração.

Na busca do novo e diferente, muitos decoradores estão apostando no incomum: Seja ele o reciclado, o rústico, o retrô ou o vintage, etc. E sobre esse último citado, é importante frisar que devido à admiração pelo passado ser cada vez mais frequente, essa moda promete durar.

Os móveis antigos, herdados ou adquiridos em leilões por admiração do aspecto vintage que eles proporcionam ao ambiente, (móveis originais sem modificações, no máximo reparos de conservação) estão passando por um momento de supervalorização no mercado imobiliário;

Móveis Antigos

Móveis Antigos

Muita gente está se apaixonando pelo aspecto de elegância e qualidade que os móveis antigos transmitem, até como expressão de descontentamento com os móveis atuais, já que eles não são como os de antes, com design diferenciado (muitos dos detalhes da mobília antiga era trabalhada à mão), e com material resistente, que se conservado resistia a traça, as mudanças climáticas, e outras situações da rotina de uma casa.

Os móveis modernos são diferentes dos passados principalmente ao que se refere a design e qualidade. Os atuais surgem no mercado com prazo de vida útil estipulada propositalmente para que venhamos a substituir por outro e participar desse ciclo consumista.

Mas graças ao bom senso algumas pessoas que apreciam esses artigos antigos e reconhecem a moral deles na decoração de um lar, os conceitos de decoração sofrem uma releitura, deixando de ser obrigatoriamente alimentado pelos clássicos, e passa a valorizar também o antigo. E móveis antigos não são mais características de Museu ou casa da vovó, eles fazem parte agora, dos novos conceitos de decoração, onde são bem vindos, por sinal.

Decoração Moderna com Toque Vintage e Retrô.

O contraste entre o clássico e o moderno sempre gera um bom resultado e torna a decoração atrativa.

Para os sortudos que herdaram os móveis antigos da família o ideal na hora de decorar o lar, é que não se dê nenhuma repaginada no artigo original, ainda que estimulada por blogs, sites, reportagens e afins, pois alterar a autenticidade do móvel pode fazer perder o valor que ele tem, tanto físico/estético, quanto monetário, nesse caso mais financeiro que os outros.

Móveis vintages são raros, e a partir do momento que surge qualquer que seja a alteração mesmo que na ânsia inocente de “modernizá-lo” há sempre a perda de identidade. Então o conserve. Se puder contrate um restaurador e tenha certeza que, mesmo que aparentemente seja para você mais barato reformá-lo que restaurá-lo. É um valor que se paga para conservar suas características originais. E se um dia você quiser vendê-lo ele valerá uma nota, se alterado, torna-se um artigo comum.

Nesse contexto os mais típicos são camas, escrivaninhas, penteadeiras, guarda roupas, mesa, luminárias, cadeiras e outros móveis que resistem ao tempo e quando usados para decorar casas modernas deixam o ambiente único e invejável.

Na hora de usá-los na decoração da sua casa posicione-os em locais de “excelência” onde possam ser notados, e evite a sobrecarga de informação. Como por exemplo: colocar sobre a mesa de centro, controle remoto, enfeites, papeis, e outras coisas mais que roubam o glamour que esse móvel traria se tivesse apenas um simples vaso de flores ou um telefone sobre ele.

Outros com menos sorte de adquirir um móvel antigo original, procuram em lojas de decoração móveis similares e sem dificuldade encontram uma gama de opções, pois isso de decoração retrô está virando moda (móveis atuais, com aspecto similar aos antigos) e as lojas estão investindo com sucesso naquilo que agrada o cliente.

Adquirir artigos retro tem sido uma saída para os admiradores do estilo vintage. Então os adeptos ao estilo utilizam alguns moveis modernos, mas com característicos que fazem alusão ao passado.

Eles podem ser encomendados nas marcenarias, lojas metalúrgicas ou ainda em casas de decoração e mobiliarias.

Se a intenção é juntar o elemento retro ao clássico (convencionais) no mesmo ambiente, você pode abusar das cores, pintando os móveis retros com cores alegres e vibrantes e fazendo contraposição entre móveis com características modernas e clássicas.

Outra opção que também coincide a intenção de dar um toque similar aos ditos anteriormente é utilizando ou reformando um móvel com traços antigos, (mas que não seja). Lixando lixados e pintando de branco, para fazer alusão ao clássico. Pode-se ainda manter a cor de madeira apenas envernizando ou usar cores coloridas e chamativas.

Aos que possuem pequenos itens antigos como cômodas, cristaleiras, espelhos, pratos e enfeites, porta retratos com fotos preto e branco ou em tom sépia, vale distribuir na casa junto com os modernos.

Agora que você já sabe o que fazer com aquele móvel velho que herdou da sua mãe e nunca soube onde colocar em sua casa, não pense duas vezes, e faça uma decoração especial com ele e mostre para todos os seus amigos que lhe visitam a sua veia decorativa.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Esta foto em minha fabrica eu colocando folhas de ouro em uma poltrona e de fabricação familiar hoje na 4 geração de Artifices visite nosso site e deixa os creditos a minha empresa, muito obrigado 111 tradição em Movelaria feita a mão.

    http://www.americonevescadeiras.com.br

    se não poder colocar os creditos gostaria que retira-se a minha foto.

    Anddre NNeves 25 de dezembro de 2013 21:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *