Como Decorar Uma Sala

É censo comum que a sala é o ambiente mais importante da casa, o espaço no qual moradores e visitantes se integram após um dia de trabalho. Na hora de decorá-la, é preciso levar em conta diversos pequenos detalhes que irão fazer toda a diferença no planejamento.

Cada sala tem sua própria gama de funções diferentes, e o primeiro passo é definir quais são os usos que serão feitos do espaço. É uma sala apenas de estar? É também sala de jantar? A televisão e outras mídias ficarão alojadas ali? É preciso separar um espaço para a leitura, ou para o computador?

Estas são perguntas que devem ser respondidas antes de sequer começar. Deve-se, ainda levar em consideração o tamanho disponível da sala, de forma que possa organizar nela todos os espaços necessários. É verdade que as salas se tornam cada dia menores, mas isto não te impede de aproveitar cada cantinho para atender seus desejos.

Algumas dicas para decorar sua sala gastando pouco:

Imagem de Amostra do You Tube

Comece A Montar Sua Sala

Ao chegar a uma conclusão a respeito destes itens, é hora de considerar a iluminação. Tão cedo? Sim! Sem ter uma boa ideia a respeito da forma como o espaço deve ser iluminado, é difícil escolher os melhores tons para pintar as paredes. Não é preciso, ainda, comprar os objetos que irão servir para iluminar o ambiente, mas ter uma boa ideia de que tipo de efeito quer conseguir, para que a escolha da tinta contribua para o resultado final.

Depois da pintura, é hora de começar a procurar os móveis. O móvel mais importante da sala é o sofá (ou equivalente) e, no caso de salas que são ao mesmo tempo de estar e jantar, também a mesa que será comprada. É importante considerar o espaço destes dois itens, que costumam ser os maiores da sala. Se o cômodo é pequeno, considere a possibilidade de optar por balcões, cozinhas americanas ou mesas pequenas, que ocupam menos espaço e ainda dão um charme único ao espaço.

Em salas pequenas, é melhor abrir mão do sofá em L, ou usá-lo com os dois lados encostados nas paredes, para aumentar o espaço de circulação. Em espaços maiores, ele pode ser usado como um divisor de ambientes diferentes.

Outra opção para quem tem espaços grandes e, especialmente, largos, é utilizar jardineiras e biombos para criar espaços mais intimistas. Caso este seja seu objetivo, a localização e uso dos biombos devem ser definidos ao mesmo tempo em que a escolha de mesas e sofás, ou até antes. Outra oportunidade interessante que estes objetos dão é a possibilidade de criar ambientes distintos, com decorações de padrões diferentes.

Confira alguns objetos para decorar sua sala:

Espaços de Organização

Caso a sua sala tenha TV, lembre-se de que existe um espaço ideal entre a tela e o telespectador, que varia de acordo com o tamanho do aparelho. Outro problema comum é que as televisões grandes demais fazem com que todos os demais objetos pareçam pequenos e fora de proporção. Você pode optar por objetos maiores, que combinem com a TV ou simplesmente comprar uma TV com menos polegadas. O contrário também pode acontecer: em salas muito grandes, mesmo TVs de 42 polegadas, podem parecer pequenas demais, o que acaba completamente com o efeito das TVs grandes de fazer você sentir-se quase em um cinema.

Espaço de Organização

Espaço de Organização

Quem tem home theater deve estudar cuidadosamente a acústica de seu espaço antes de colocar as caixas em seus lugares. De nada adianta ter um sistema de som 5.1 Dolby Surround, no qual o efeito do som permaneça idêntico ao da televisão normal.

Quando se fala em televisão, fala-se necessariamente em racks. Opte por peças simples, que tenham as funcionalidades que você precisa sem ocupar um espaço desnecessário. Mesmo em salas grandes, se o objetivo da sala é reunir as pessoas, além de permitir que vejam TV, este não deve ser o centro da sala.

Outro ponto importante são as prateleiras e estantes. Espaços pequenos costumam parecer muito cheios quando estantes são usadas na decoração, enquanto as prateleiras, por não terem uma estrutura em torno, mantém o ambiente clean.

Organização da Sala

Organização da Sala

Estantes são mais recomendadas para quem tem grandes espaços livres que precisa ocupar, ou uma grande coleção de livros. Aliás, os livros e DVDs podem tornar-se uma parte importante da decoração. Algumas pessoas não gostam do estilo moderno por achá-lo sem personalidade, mas a adição de seus livros e DVDs favoritos pode encher de cor e sentimento até os espaços mais clean.

Quem não dispõe de grandes espaços, deve optar entre a mesa de canto ou a mesa de centro, dependendo do que for melhor para a circulação. Um bom espaço de circulação é essencial para uma boa aparência da sala, pois impede que ela pareça muito apertada e entulhada de coisas.

Detalhes finais

Para finalizar a sala, você deve procurar os objetos que serão, de fato, decorativos. Estes detalhes são os mais importantes para que a sua sala tenha a sua cara e seja um lugar prazeroso de estar. Vasos, castiçais, luminárias, tapetes, quadros: o que importa é o que faz você se sentir bem. Vale a pena garimpar em diferentes lugares até encontrar aquele item especial que dá um toque a mais na sua sala.

Para quem gosta de música e tem vários instrumentos, uma boa dica é pendurá-los na parede como forma de decoração. É claro que esta dica só vale para instrumentos de corda, mas garante um aproveitamento do espaço e uma decoração que demonstra claramente suas paixões. Outro beneficio é que os apoios que servem para colocar instrumentos na parede não permitem que os braços entortem ou as cordas afrouxem. Só é importante garantir que eles não peguem a luz do sol direta.

Os Moradores: Um Capítulo à Parte

Uma coisa muito importante de lembrar antes de decorar a sua sala, são as particularidades dos moradores. Quem é alérgico ou tem alérgicos em casa deve evitar tapetes, carpetes e superfícies que acumulem poeira. Quem tem crianças e animais de estimação deve optar por sofás e poltronas de acabamento fácil de limpar, mas que não sejam fáceis de cortar ou desfiar. Crianças pequenas também não devem ficar próximas de móveis muito pontiagudos, pois tendem a se machucar com facilidade.

Nunca escolha sua mobília sem levar em consideração os moradores ou seu crescimento – seu bebê vai tornar-se uma criança esperta que tentará subir nos móveis e janelas, e poderá causar grandes danos com um centro de mesa giratório e alguns brinquedos, por exemplo, lançando-os por todos os lados e quebrando coisas. Decore a sua sala não só para você, mas para todos que vivem na casa, e terá um ambiente agradável, intimo, e com a cara da sua família!

Agora confira vários modelos de decoração de salas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>